sábado, 11 de maio de 2019

Os Perigos do Movimento Neopentecostal




Por Leonardo Pereira


Doutrinas estranhas, sempre povoaram a Igreja, ao longo de sua história. Temos visto atualmente no seio das Igrejas evangélicas, uma gama, extensa de ensinamentos, comportamentos e toda sorte de modismo. Todos eles, anti bíblicos. O que preocupa, é, porque muitas pessoas, são enganadas por estas falsas doutrinas, sem ao menos se preocupar em confronta-las com os ensinamentos de Cristo e da palavra de Deus.

A bíblia nos alerta, em vários, textos (Mt 24.11; Mc 11.22; 2 Pe 2.1; 1 Jo 4.1; 1 Tm 4.1), que isso aconteceria. Por isso precisamos fazer como os Bereanos. Ouvir tudo, mas reter o que é bom. Para filtrarmos bem o que é bíblico, do que é falso ensinamento, precisamos manejar bem, a Palavra de Deus. João 8.32, diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Heresia - Uma Palavra Perigosa

Não podemos aceitar nenhum ensinamento que fira os princípios bíblicos. Isto corrompe as bases de nossa fé e nos afasta dos verdadeiros ensinamentos, da palavra de Deus. Muitas das heresias surgem das mensagens, até mesmo, de muitos pregadores conhecidos. Surgem também através de louvores antropocêntricos, fora do contexto bíblico. Surgem também por intermédio de comportamentos adotados, estranhos ao que é bíblico.

Erros de uma Mensagem Neopentecostal

1. Alegorização das Escrituras: Ex: certo pregador, ensinava que os Jebuseus, Heteus e Amorreus (Dt 7.1; 20.17; Js 3.10), simbolizam, o diabo, a carne e o mundo. Em outra situação, o pregador ensinava, que os amigos do paralitico, levado, até Jesus, simbolizavam, amor, compaixão, misericórdia e companheirismo. São erros grosseiros. Sempre devemos nos prender tão somente ao texto, para evitarmos, erros, como estes.

2. Falta de conhecimento, das regras da Hermenêutica. 

3. Exageros nas expressões coloquias e chavões: Recebaaa!! Jovém solteiro é treva! OOh Glória!! Queeeimaaaa! Entre outros.

4. A miscigenação de textos bíblicos com textos bíblicos fora de contexto: o pregador, usa muitas vezes um versículo isolado, e o distorce completamente. 

5. A forte enfase na satisfação das necessidades humanas: à todo custo, o pregador, que convencer os ouvintes, que eles não podem se satisfazer com pouco. Tem que ser cabeça! Tem que ser rico, bem sucedido etc...(onde está isto na bíblia?) Olhe a vida dos apóstolos. 

6. Ausência das principais doutrinas, como salvação pela graça, perdão dos pecados e vida eterna. 

7 - Ausência do evangelho, Entre tantos outros ensinamentos, que não são bíblicos.


A Teologia da Cruz

A teologia da Cruz, não precisa de acréscimos. Os fariseus convertidos queriam que, além da doutrina da redenção, se acrescentassem alguns preceitos essenciais ao judaísmo, como a circuncisão no seio da Igreja. Paulo então, os advertiu: Eu porém irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou perseguido? Logo o escanda-lo da cruz está aniquilado. Porque vós, irmãos,  fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne" (Gl  5.11,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário