quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Maio/2019 - Capítulo 2 - Chegou o Momento de Cruzar o Jordão




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Josué 3.5-17

5. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
6. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7. E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
8. Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.
9. Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.
10. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.
11. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
12. Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
13. Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
14. E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.
15. E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
16. Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
17. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.

Momento Interação

O Povo de Israel ansiava por esse momento desde a promessa feita a Abraão. Mais de 500 anos haviam se passado. Mas, agora, chegara o momento. O tempo da oportunidade batia à porta. O tempo oportuno de Deus havia chegado. Era hora de tomar posse da herança. Há muitos sonhos que você tem nutrido há anos: no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, nos seus estudos, na sua vida financeira, na sua vida espiritual. Agora, chegou a hora de você também cruzar o seu Jordão, entrar na sua terra prometida. Nesta semana, estudaremos sobre a passagem do povo de Israel pelo Jordão e as lições que são tiradas deste momentos tão importante não somente para o povo de Israel, como também para a Igreja de Cristo, da promessa que foi feita a Abraão (Gn 12.1-3; Lc 24.44; Gl 3.8). Bons Estudos!

Introdução

Pensemos em um momento no qual você esperava ansiosamente por uma reviravolta em sua vida. Um momento no qual seria um divisor de águas para você e para as próximas gerações para a glória de Deus. Foi nessa perspectiva da passagem do Jordão do povo de Israel. Aquele momento era muito mais do que passar pelas águas e entrar na terra. Seria este um momento de grandes reflexões para Josué, para o povo e consequentemente para nós ao estudarmos o contexto dos capítulo 3 e 4 do livro de Josué.

Estudar a respeito da passagem do povo de Israel pelo Rio Jordão implica muitas coisas para o povo de Deus. Em um mundo de grandes crises como o mundo atual, precisamos compreender que ainda com crises tanto manifestas em nosso meio ou não, o Senhor continua supremo e soberano em todas as circunstâncias. O povo estava em crise com a morte de Moisés, mas o Senhor continua no trono guiando o seu povo ao caminhar correto.

Devemos, pois, confiar no Senhor tendo a plena certeza que, assim como passou o povo pelo Rio Jordão concedendo-os aprendizados maravilhosos, passará conosco pelas grandes tempestades tenebrosas de nossas vidas também outorgando-nos grandes lições morais e espirituais. E estas lições podemos conferir no estudo de hoje. 

I. A Preparação do Povo para Cruzar o Jordão

Antes de mencionarmos sobre a passagem do povo pelo Rio Jordão, nos é conveniente inserir neste estudo uma personagem marcante tanto pelas suas características, quanto pela sua fé no Deus Vivo. Depois da morte de Moisés, Josué se prontificou a organizar espias para espiarem a terra de Jericó (Js 2). Em dado momento com a descobertas dos mesmos pelo rei da cidade, Raabe, uma meretriz, ajudou-lhes e contou que soube como o Senhor os fez passar em seco pelo imenso Mar Vermelho e reconhecia que o Senhor tinha já lhes dado aquela terra. Em meio a um momento de fé e coragem, Raabe rogou-lhes pela segurança de sua família aos espias que os garantiram se Raabe coloca-se um cordão escarlate em sua janela na hora do ataque dos israelitas naquela cidade e os que estivessem em sua casa seriam poupados. Quão grande fé no Deus Vivo e na salvação de sua casa Raabe possuía.
Após tendo eles se retirado da casa de Raabe e se escondido por três dias pelos soldados da cidade de Jericó, os espias foram a Josué trazendo boas novas informando que "certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós" (Js 2.24). A preparação do povo se decorreu a respeito da mensagem dos príncipes de Israel (Js 3.2), seguirem atrás dos sacerdotes que seguram a Arca da Aliança (Js 3.3), que haja uma certa distância de dois mil côvados [aproximadamente 914,4 M] (Js 3.4), e que santificassem para o grande dia, o "dia das maravilhas do Senhor no meio do povo" (Js 3.5). Percebemos já de introdução no capítulo 3 que requisitos deveriam ser seguidos para que pudessem seguir adiante em meio a passagem do Jordão. Infelizmente nos dias atuais, muitas pessoas agem sem pensar, sem o devido preparo, não percebendo as consequências dos seus erros que poderiam ser evitados se pudessem parar e refletir no qual caminha devesse tomar. Podemos aprender com os líderes do povo e com esta preparação que nós hoje devemos nos adequar para as situações mais diversificadas da vida, sem agirmos inapropriadamente e irresponsavelmente para que objetivos a serem traçados em nossas vida, possam ser concluídos com a ordem e a decência a qual Deus almeja de todos nós. Esta preparação merecem ser destacados quatro pontos para nossa reflexão mediante ao texto.

a) a mensagem dos mais experientes ao povo de Israel (Js 3.2). O povo certamente teriam dos príncipes de Israel uma palavra com prudência e experiência. Deus capacitou estes homens para que sejam maduros o bastante para dar conselhos e orientações ao povo.

b) a humildade de um grande líder (Js 3.2b). Josué não usurpou para si a sua função nem mesmo rejeitou outras pessoas experientes como os príncipes para dar bons conselhos e orientações ao povo. Pelo contrário. Como líder guiava muito bem Israel em meio a humildade, prudência e decência, sem soberba ou arrogância. Quantos líderes das mais diversas funções e vertentes hoje agem de forma contrária a Josué, com grande soberba em suas atitudes e em grande arrogância em seu caráter e em seu coração?

c) o povo seguindo a direção certa (Js 3.3). A recomendação dos mais experientes da nação, fez o povo seguir em uma direção certa. Seguindo atrás o povo de Israel, dos sacerdotes que levavam a Arca em uma distância de aproximadamente 900 metros, estariam em uma posição de acompanhar o caminho que devessem tomar e seguir. De acordo com o relato bíblico, eles deveriam fazer para saberem aonde devessem andar (Js 3.3b). Nas palavras de Salomão: "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido" (Pv 13.20). A verdadeira sabedoria que nos ao caminho certa está no Senhor Deus que nos ilumina os nossos caminhos (Sl 119.105).

d) a santificação que agrada a Deus (Js 3.4). Existem algumas palavras que são ditas na palavra de Deus que representam uma realidade tão profunda que tendem a ecoar por diversos século e milênios. Este é o caso desta frase de Josué que foi dita ao povo no momento em que eles se preparavam para atravessar o rio Jordão em direção à terra prometida. Esta frase nos mostra um princípio espiritual: sempre que Deus deseja fazer algo poderoso no meio do seu povo ele precisa de santificação. A santificação precede as maravilhas de Deus. Quando nos santificamos temos a fé necessária para enfrentar os gigantes da terra prometida e para assumir esta terra que o Senhor nos entregou.

Infelizmente a santificação é um processo que temos esquecido ao longo dos tempos. Muito triste ver a realidade tão degradada da Igreja no nosso tempo. Quanto pecado há no nosso meio! Orando nestes últimos dias o Senhor me revelou a nossa situação: o povo de Deus está morto. Infelizmente o pecado penetrou de uma forma talvez irreversível na maioria das denominações. Se queremos viver grandes coisas com Deus devemos abrir mão de todas estas coisas e não apenas do pecado aparente, mas de todo desejo e concupiscência.

II. A Passagem do Povo pelo Jordão

O texto bíblico é maravilhoso em nos relatar como o povo passou pelo Rio Jordão: "E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo. E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão" (Js 3.14-17). Observamos que a Arca ia na frente do povo sendo carregados diligentemente pelos sacerdotes, quando eles colocaram os pés na beira das águas elas se pararam formando como uma espécie de parede da mesma como o Senhor fez 40 anos atrás com a passagem de Israel pelo Mar Vermelho dando escape da terra do Egito. Os sacerdotes que estavam com a Arca do Senhor pararam no meio do Jordão e esperou aproximadamente mais dois milhões de israelitas atravessarem o Jordão. A Arca ali presente no meio do povo simbolizava a presença do Senhor. Era o Senhor que determinou que o povo passasse o Jordão. Foi o Jordão que os conduziu em seco até o outro lado do rio e foi o Senhor quem parou as águas para que Israel pudesse passar. Deus opera em nosso meio e nós somos os seus instrumentos para a sua grande obra pois nenhum dos teus planos podem ser frustrados (Jó 42.1,2).

III. A Palavra do Senhor a Josué

Assim que todo o povo passou o Jordão, Deus fala com Josué para que escolhesse doze homens, um de cada tribo de Israel, para que pegassem do Jordão doze pedras para que as colocassem do outro da margem e depositassem aonde eles ficariam aquela noite. O teor completo do diálogo do Senhor com Josué não temos, mas pelo texto bíblico Josué compreendeu o propósito daquelas pedras e do motivo de elas passassem para o outro lado da margem, aonde eles agora se encontravam. Podemos ver a intimidade de Josué em sua conversa e compreender o propósito da sua mensagem. Josué ensina-nos a atentarmos para as palavras de Deus de modo prudente e inteiramente centrado nas palavras do Senhor. As palavras que o Senhor disse a Josué e o propósito daquelas pedras visa muito mais para os que estão ali presente como nós veremos a seguir.

IV. O Memorial em Gilgal

O destino dos legados e dos valores de uma nação estarão sempre em grande perigo se não for bem conservados em nossas mentes e corações. Josué demonstra ser um grande líder não somente como um grande estrategista de guerra, mas como um líder moral e espiritual para toda Israel. As pedras que foram retiradas do Jordão serviriam para edificar um memorial do momento da passagem de Israel em Gilgal, na época, atual residência do povo de Israel (Js 4.19,20). Percebemos o grande amor que ele tem pelo povo em suas próprias palavras relacionadas ao memorial, para que os mais novos conheçam e temam ao Senhor: "Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel" (Js 4.6,7). A próxima geração só conhecerá ao Senhor se guardarmos os valores divinos e conservarmos em nosso ser para que eles saibam que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13.8). Ajamos como Josué. Devemos hoje conservar valores divinos, quer morais, quer espirituais para os que nos sucederão possam ver em nós e através de nós que o Senhor é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

Conclusão

O que é preciso hoje para que você possa cruzar o seu Jordão? Talvez hoje o seu Jordão sejam as dificuldades da sua vida, algum pecado que você deva vencer ou um problema moral ou espiritual. O povo de Israel teve o Jordão pela sua frente mas creu no Senhor e consegui passar em seco para o outro lado e edificar um memorial para memória do povo e para a próxima geração para que saibam que o Senhor os cuidou antes, durante e depois do Jordão.

Sabemos que há problemas e situações das mais diversas vertentes e condições. Contudo, ainda em meio a crises o Senhor continua plenamente no controle de todas as coisas. O antes, durante e depois da passagem de Israel pelo Jordão foi cuidado com todo zelo pelo Senhor. Por isso, podemos crer com total convicção que o nosso antes, durante e depois das nossas lutas e situações da vida estão sempre sendo cuidados pelo Senhor também (1 Pe 5.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário