sexta-feira, 7 de junho de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Junho/2019 - Capítulo 1 - Introdução da Epístola a Tito




Comentarista: Mickael Ferreira



Texto Bíblico Base Semanal: Tito 1.1-4

1. Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
2. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;
3. Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;
4. A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

Momento Interação

Prezados estudantes da Palavra do Senhor. Vivemos realmente dias muito difíceis, com prenúncios de maiores coisas terríveis ainda por destruir uma nação por completo tanto dentro (Igreja) quanto por fora (Sociedade por inteiro). Dias estes em que se não estivermos plenamente orientados e guiados pela genuína Palavra de Deus, jamais seremos capazes de crescermos na fé, e glorificarmos ao Senhor com as nossas vidas, com todo o nosso ser. Por isso, estudaremos neste mês acerca da Epístola do Apóstolo Paulo a Tito com o tema: Epístola a Tito - Crescimento e Maturidade Espiritual. Um tema importante, urgente e extremamente vital para podermos sermos cristãos mais capacitados para a obra do Senhor, com o objetivo de sermos o sal da terra e a luz do mundo. O comentarista deste mês é o pastor Mickael Ferreira. Ministro do Evangelho, escritor, membro do Ministério Evangelho Avivado e Pastor-Titular da Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus (MEVAM) da cidade de São Gonçalo - RJ. Desejamos a todos, bons estudos na Epístola de Paulo a Tito e que o Senhor vos abençoe!

Introdução

Nesta carta Paulo relembra a Tito às instruções passadas a Ele sobre a ordenação dos Presbíteros. No capítulo 1.1-4 Paulo começa fazendo sua apresentação e saudação na carta direcionada ao seu filho na fé Tito, após esta introdução agora nos versículos 5-16 Paulo lembra a Tito do porque o deixou em Creta e de suas instruções para ordenação de Presbíteros frisando a importância dos mesmos de serem um padrão moral para que a sã doutrina seja mantida, além de serem capazes de refutar os  oponentes enganadores vãos principalmente os das circuncisão que dizem conhecer a Deus, mas o negam com suas obras. No  Capítulo 2 (todo) até o capítulo 3.1-11 fala basicamente do ensino e Paulo então dá direção a Tito para que alcance às diferentes classes na igreja de Creta tais como Os homens e mulheres velhos, homens e mulheres jovens e escravos, ensinando os que devem ter suas vidas pautadas no evangelho, que renunciam a piedade e que vivam uma vida de santidade. Paulo ainda exorta a Tito que os ensine a respeito da vida fora da igreja que devem ser gentis, submissos às autoridades e que se lembrem que já foram libertos dos costumes pagãos e que sejam exemplo para os demais e que ainda que evitem conversas tolas e que rejeitem os hereges. A partir do capítulo 3.12-15  Paulo instrui a Tito que se encontro com ele em Nicópolis e que observem a Zena e Apolo para que sejam cumpridos em suas necessidades e que mantenham a boa obra e que não  sejam infrutíferos   e faz sua saudação final.

I. Autoria da Epístola

Essa epístola foi escrita pelo Apóstolo Paulo a Tito, que era um líder local da Igreja, e contém seus conselhos a esse líder (o que também ocorre nas epístolas a Timóteo), conselhos esses que permanecem sempre atuais. Paulo escreveu que a “esperança da vida eterna” se deve a uma promessa feita por Deus na vida pré-mortal “antes dos tempos dos séculos” (Tt 1.2). Ele ensinou que os santos devem aguardar “a bem-aventurada esperança” da exaltação e da Segunda Vinda (Tt 2.13). Paulo também escreveu a Tito sobre a “lavagem da regeneração” e sobre a “renovação do Espírito Santo” em alusão à ordenança do batismo e ao efeito purificador do recebimento do dom do Espírito Santo, ambas as ordenanças preparatórias para que sejamos “feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.5,7). Por meio do estudo dos conselhos inspirados de Paulo a Tito, nós podemos passar a ter mais fé na esperança de vida eterna que as doutrinas e ordenanças do evangelho trazem.

II. Data e Local da Escrita da Epístola

Tito faz parte das chamadas epístolas pastorais que compreendem além dela  1 Timóteo e 2 Timóteo, São cartas de cunho pessoal . No caso de Tito, a carta foi escrita em Nicópolis, na costa ocidental da Grécia para organização da igreja local através de Tito. O intuito principal da Epístola é o padrão ético, moral e governamental da igreja e de seus membros. Acredita -se que esse livro foi escrito entre 63 e 65 d.C por Paulo. Neste livro podemos achar as qualificações dos líderes da igreja e suas normas para uma vida cristã aos moldes bíblicos e como se relacionar com as pessoas. A fé aliada aos mandamentos bíblicos vencem qualquer barreira, inclusive as barreiras relacionais. Esta carta foi escrita o intuído de  organizar a igreja da época na região onde Tito estava estabelecido e ele era mais que um amigo íntimo era filhos espiritual e protegido de Paulo como consta em 2 Coríntios 8. 23: "Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo".

III. O Destinatário da Epístola

Tito era um ajudante de confiança de Paulo e o mesmo o chama de meu verdadeiro filho segundo a fé, mas é interessante salientar que não a referências a seu respeito em Atos dos Apóstolos e encontramos referência  a ele é em Gálatas 2.1 onde Paulo está com Barnabé e leva Tito com ele.e no versículo 3 volta a ser citado como grego e que não foi obrigado a se circuncidar. Em 1 Coríntios 16.10, Tito não recuou de sua tarefa  de completar a coleta para os santos na Judéia,  2 Coríntios 8.16,17. Tito estava entusiasmado com os coríntios, estava livre de motivos errados em sua obra para com eles, e seguia nos passos do apóstolo (2 Co 12.18).

IV. O Propósito da Epístola

O objetivo dessa Epístola além de intimar Tito a encontrá-lo e dar diretrizes sobre os presbíteros e a igreja é de manter a fé e rejeitar e refutar todo tipo de heresia e que a vida que cristã está fundamentada na graça de Deus. Vale lembrar ainda que a igreja de Creta ainda não tinha estabelecido os presbíteros e essa era a função de Tito. Segundo o Manual Bíblico Vida Nova, podemos dividir estes três capítulos em 6 partes:

1. Introdução (Tt 1.1-4). Nesse quatro primeiros versículos Paulo faz toda a introdução para o desenrolar de todo o livro de Tito,. Aqui ele se apresenta e define as suas qualificações e prioridades.

2. A escolha dos presbíteros (Tt 1.5-9). A partir deste trecho Paulo começa explanar sobre a necessidade de preparar e levantar presbíteros e quais eram as qualificações necessárias para que os mesmos pudessem exercer as suas funções  pautados em Deus.

3. A repreensão dos falsos mestres (Tt 1.10-16). Nesse trecho da carta ele começa a descrever os falsos mestres e aquilo que eles têm feito no meio da igreja e o quanto são nocivos as famílias e exorta que  os mesmos precisam ser expostos, confrontados, repreendidos e até mesmos retirado do meio da igreja.

4. Os diversos grupos da igreja (Tt 2.1-15). Nesse momento ele fala a respeito dos diversos grupos que estão inseridos em nossa comunidade de fé e qual deve ser o proceder com os mesmos, sempre seguindo os padrões morais e éticos das escrituras.

5. A responsabilidade da vida cristã (Tt 3.1-11). Nós enquanto homens que professam a fé em Cristo precisamos seguir o padrão de vida segundo as Escrituras e que temos uma responsabilidade segundo essa mesma vida, para que sejamos modelos para que outros possam seguir e assim possuírem uma vida digna perante Deus.

6. Últimos pedidos pessoais (Tt 3.12-15). Aqui chega o fim da carta onde Paulo faz pedidos pessoais  e declara a bênção sobre Tito é os demais.

Conclusão

A Epístola do apóstolo Paulo a Tito é com certeza, um livro fundamental para esse tempo. Se de verdade quisermos formar uma boa organizações eclesiástica nós moldes bíblicos, preparando pessoas, desmascarado o impuro e colocando o puro em evidenciando o puro, evidenciando o verdadeiro para que o falso seja exposto. Construindo uma igreja sarada, viril e unida para enfrentar as adversidades deste tempo. A carta de Tito nós mostra todas as dificuldades,  mas a alegria das conquistas em Deus nesses tempos difíceis. Precisamos achar e preparar líderes qualificados para que o reino seja implantado segundo aquilo que Deus estabeleceu. Será estabelecido debaixo de muita luta e choro, mas trarão tempos de extremas alegrias para os que permanecem fiéis a sua Palavra.
Deus seja glorificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário