terça-feira, 11 de junho de 2019

O Testemunho Cristão



Esse texto tem como objetivo discorrer sobre o testemunho cristão. O testemunho cristão gira em torno de uma vida de piedade, onde as pessoas olham para sua vida e veem algo diferente pela sua conduta. E também por pregar o evangelho às pessoas, anunciando Cristo a elas. Na Bíblia vemos do Antigo ao Novo Testamento, que as palavras e vida do cristão devem andar em harmonia, uma não pode contradizer a outra, se houver, seu testemunho não será aceito diante da sociedade.

1. O que é uma Testemunha?

Segundo o dicionário português, “é uma pessoa que presencia um acontecimento e é chamada para dizer o que viu e ouviu”. Segundo o dicionário bíblico, “é aquele que presenciou qualquer coisa”. Podemos perceber através das duas afirmações, que testemunha é uma pessoa que presenciou algum fato.

2. Testemunha no Antigo Testamento

A) Esfera judicial:

No velho Testamento a testemunha estava mais voltada para a esfera judicial (Dt 19.14- 21). Se acontecesse algum crime ou adultério, pessoas eram chamadas para depor de acordo com a lei, na lei não era aceito uma testemunha, mas duas ou mais.

B) Israel como Testemunha

Deus disse para a nação de Israel: vós sois as minhas testemunhas (Is 43.10). Quando Deus disse essas palavras por intermédio do profeta Isaias, era mensagem de esperança para a nação quando retornasse do cativeiro, eles veriam a mão poderosa de Deus agindo no meio deles e seriam testemunhas disso tudo. Vale ressaltar, que o proposito de Deus para com a nação de Israel, era de coloca-los como luz para as outras nações, que estavam nas trevas e não conheciam a Deus. Então, Israel deveria falar quem Deus é e o que Ele faz para as outras nações. Com isso, aprendemos que é dever de todo cristão falar quem Deus é e o que Ele faz. Você tem feito isso? 

3. Testemunha no Novo Testamento

O testemunho na Nova Aliança está voltado à pregação do Evangelho. Jesus disse: mas recebereis poder; ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. O comprimento dessa passagem pode visto no livro de Atos, aonde os discípulos saíram pregando o Evangelho em muitos lugares.

4. Testemunha nos Evangelhos

Nos Evangelhos encontramos Jesus ensinando sobre como ser uma testemunha autêntica. Um dos seus ensinos sobre o assunto foi que o cristão é o “sal da terra e luz para o mundo” (Mt 5.13-16). O sal no contexto de Cristo era usado não como sabor, mas como conservante. Jesus estava dizendo para os discípulos, que eles foram chamados para impedir ou retardar a corrupção no mundo. Aprendemos com isso, que os cristãos estão no mundo para exercer influência. Você faz isso?

Jesus disse também que se o sal for insípido, ele serve apenas para ser pisado pelos homens. Quando o sal perdia o sabor, os sacerdotes guardava-o no templo em uma jarra, nos dias de chuva o pátio do templo ficava bastante liso e era arriscado ter acidentes. Então, o sacerdote pegava esse sal sem sabor e jogava no pátio para evitar acidentes. Com isso, Jesus deixou claro que quando o sal perde o sabor serve apenas para ser pisado pelos homens, ou seja, seu testemunho de vida não é aceito dentro da sociedade. 

Jesus disse que somos luz para esse mundo, Cristo afirmou que não se pode esconder uma cidade em uma montanha. Isso se referia ao testemunho, mas muitos vivem como se não fossem cristãos.

A)  A mensagem a ser pregada:

Encontramos nos Evangelhos os tipos de mensagens que as testemunhas deveriam anunciar, temos uma grande diferença desde Cristo até a igreja atual:

1. Jesus pregou o arrependimento (Mt 4.17);
2. Jesus instruem os discípulos pregarem o arrependimento e remissão dos pecados (Lc 24.47-49);
3. Pedro nos dias de Pentecostes prega o arrependimento (At 2.38)
4. Igreja atual: Jesus te ama, ele tem um plano na sua vida, vem pra Jesus que sua vida vai mudar... Percebeu a mudança desde Cristo até a igreja atual? Hoje é difícil um pregador chamar alguém ao arrependimento, geralmente são mais mensagens antropocêntricas e de alto-ajuda. Que Deus possa levantar mais pregadores compromissados com sua Palavra.

B) Discipulado

Jesus disse aos seus discípulos: ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações [...] (Mt 28.18-20).  A ordem nesse texto não cai tanto no ide, mas “em fazer discípulos”, Jesus não mandou apenas pregar o Evangelho, mas fazer discípulos! Muitas pessoas pensam que ao pregar ou levar alguém a igreja está cumprindo o ide. Cumpre o ide quem se aplica ao discipulado,  “discipulado requer acompanhamento e tempo, como Cristo fazia”. O dever do discipulador é ensinar a guardar o que Cristo ordenou e batizar (Mt 28.19,20). Depois da ascensão de Cristo aos céus, os discípulos fizeram isso na prática, basta olhar o livro de Atos. Eles ensinavam as ordenanças de Cristo e batizavam. 

C) Testemunha no Lar 

Jesus expulsa certo demônio que habitava na cidade dos gadarenos. A historia relata que esse homem vivia pelos sepulcros a noite clamando e ferindo-se com pedras, ninguém o dominava com correntes ou cadeias, pois ele soltava-se. Quando ele encontra-se com Jesus, imediatamente Jesus expulsa o demônio e o homem fica curado, sendo noticia em toda a cidade Decápolis. Depois de tudo, Jesus entra no barco e homem suplica que o deixe ir com o mestre. Mas Jesus ordena-o: vai para tua casa e anuncia aos teus tudo que o Senhor fez e como teve compaixão de ti. 

O testemunho desse homem com certeza seria poderoso se ele fosse com Cristo, mas Jesus mandou aquele homem para sua casa, para anunciar aos seus o Evangelho. Não adianta o cristão fazer a obra missionária em outros países, se ele não o faz na sua casa. Jesus mostrou para aquele homem que a sua casa, era o seu campo missionário, Paulo disse quem não cuida dos seus e principalmente dos de casa, negou a fé e é pior que o infiel (1Tm 5.8). Portanto, o nosso lar é o nosso maior campo missionário. 

5. Testemunha em Atos 

Os discípulos em Atos testemunharam de cristo no “poder do Espirito Santo”. Jesus antes de subir ao céu, ordenou que eles ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. Depois de eles guardarem as palavras de Jesus, foram revestidos de poder no dia de Pentecostes e saíram anunciando o Evangelho de Cristo. Em Atos 3 após a cura de uma coxo que vivia na porta do templo, Pedro e João foram interrogados sobre a autoridade com que tinham feito aquilo. Pedro cheio do Espirito Santo disse que foi em nome de Jesus (At 4.8). 

Se quisermos testemunhar de Cristo, precisamos do poder do Espírito Santo em nossas vidas para pregar o Evangelho como os discípulos fizeram. Segundo Hernandes Dias Lopes, “uma coisa é termos o Espirito Santo como habitação e outra coisa é termos o poder do Espirito Santo”. 

E como os discípulos receberam esse poder? Podemos observar que foi por intermédio da oração. Eles aguardaram a promessa de serem revestidos de poder em oração (At 1.5,14). No capitulo 4 de Atos, os discípulos sofreram perseguição das autoridades religiosas por pregar o Evangelho. Após isso, eles oraram a Deus e o lugar em que estavam reunidos tremeu, ficaram cheios do Espirito Santo e anunciaram a palavra de Deus com intrepidez (At 4.31).

Você tem vivido uma vida de oração? Saiba que para testemunhar de Cristo é fundamental ter uma vida de oração.

6. Testemunha nas Epistolas 

As epistolas segue os mesmos princípios dos Evangelhos, destacando a vida cristã e a forma de pregar. O apóstolo Paulo descreve os cristãos como o bom perfume de Cristo, esse aroma deve ser espalhado (2Co 2.14-17). Paulo escrevendo a igreja de Filipenses, disse que eles deveriam andar diante da sociedade de forma irrepreensível e sincera, assim estariam pregando a palavra e ganhando credibilidade (Fp 2.15,16). Para a igreja de Colossenses, deveriam falar com sabedoria com os de fora (Cl 4.5,6). Escrevendo para igreja da Ásia, disse que eles deveriam defender a fé cristã, mesmo diante das dificuldades. 

Tanto Paulo como Pedro, mostram que para ser uma  testemunha de Cristo, é preciso que primeiro haja um testemunho pessoal, ou seja, uma vida cristã autêntica.

Conclusão 

Portanto, o que podemos aprender sobre ser uma testemunha de Cristo, é que minhas palavras e ações devem andar em plena harmonia. Jesus ensinou a importância do testemunho pessoal no sermão da montanha, comparando que devemos ser como sal para a  terra e a luz para o mundo. Jesus também nos mostrou a mensagem apropriada para pregarmos. As epistolas e o próprio Antigo Testamento dão ênfase a isso. Como disse Kenneth Wieske:

O Brasil tem milhões de evangélicos que não fazem diferença na sociedade, porque pregam o Evangelho do Deus que precisa do homem ao invés do Evangelho do homem que precisa de Deus”.

Referências:

Dicionário Português – Geraldo Mattos
Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer 
Pregação Expositiva – Hernandes Dias Lopes
Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos – Ralph Gower 

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário