sexta-feira, 14 de junho de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Junho/2019 - Capítulo 2 - Orientações Ministeriais




Comentarista: Mickael Ferreira



Texto Bíblico Base Semanal: Tito 1.5-9

5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6. Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8. Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
9. Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Momento Interação

A carta de Paulo a Tito, assim como suas cartas para Timóteo, contém inúmeros conselhos do Apóstolo Paulo aos líderes da Igreja. No capítulo 1 desta epístola a qual iremos estudar esta semana, Paulo instrui Tito a ordenar os líderes da Igreja e, depois, relaciona algumas qualificações para os bispos. Ele instrui o jovem obreiro Tito a corrigir as heresias e a repreender com grande veemência os falsos mestres que confessam que conhecem a Deus, porém com as suas obras o negam (Tt 1.16). Oremos ao Senhor, rogando-o para que nos ajude a discernir os muitos espíritos em nosso meio (1 Jo 4.1) de maneira a não sermos enganados ou levados por todo vento de doutrina.

Introdução

1. PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,  2. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; 3. Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador; 4. A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador (Tt 1.1-4).

Paulo faz aqui nesta saudação a definição de quem ele é em Cristo e se define como primeiramente servo de Deus, (note que a função de servo por ele é considerada superior às demais) e depois então como apóstolo de Cristo (vale lembrar que os generais romanos que faziam a conquista de um território e que faziam que a partir dali a cultura romana tomasse o lugar da cultura anterior, eram chamados de apóstolos) e tudo isso segundo a fé daqueles que foram escolhidos por Deus (antes da fundação do mundo) e através do conhecimento da verdade (a verdade é uma pessoa e essa pessoa é Cristo - João 14.6) e só quem se torna piedoso é que pode conhecer esta verdade em sua plenitude. Somos primeiramente servos de Deus e esse deve ser o que almejamos primeiramente em nossas vidas e precisamos ter nossa vida guiada pelo Espírito em submissão para podermos verdadeiramente conhecermos a Cristo em toda a sua plenitude.

Paulo aqui começa a nos mostrar que precisamos estar esperançosos e fundamentados para a vida eterna que foi prometida pelo próprio Deus a nós e que esse mesmo Deus antes que qualquer coisa existisse já havia feito essa promessa e que Ele não pode mentir ( não há mentira N'Ele - Salmo 31.5, pois ele é a própria verdade. Não é homem para que minta - Números 23.19). Esse Deus que não é mentiroso e nem mesmo pode mentir, pois N'Ele só há verdade nos prometeu a vida eterna antes mesmo que fôssemos formados no ventre de nossa mãe. Está é nossa esperança.

I. A Missão e a Responsabilidade de Tito

5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: 6. Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. 7. Porque é necessário que o bispo seja irrepreensível, como mordomo da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8. Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 9. Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes (Tt 1.5-9).

Agora a partir desse momento começa a ser descrita a missão de Tito em Creta que era primeiramente colocar todas as coisas necessárias em ordem e após isso que ele fosse de cidade em cidade preparando e estabelecendo presbíteros nessas regiões. Pessoas preparadas para fazer o mesmo em sua cidade. Algo já comunicado por Paulo anteriormente e relembrado agora.

Temos uma missão no Senhor é precisamos estar atentos ao seu derramar sobre nós e a partir daí deixar todas as coisas em ordem e preparar pessoas para que possam ir além  de nós. A partir daqui os requisitos para ser tornar um presbíteros começam a ser descritos. Não pode haver nada que o desabone em sua conduta, precisa ter uma única mulher e ter filhos que andam nos princípios e que também não podem ser desabonados em seu viver.

Precisamos ser aqueles homens que são  irrepreensíveis em sua conduta fora ou dentro do nosso lar. Homens fiéis às suas esposas (mulheres fiéis a seus maridos) que tenham uma só esposa  (cada um cumprindo o seu papel - Efésios 5.22,25) e que sejam capazes de governar a sua casa e seus filhos prepara do os mesmos para serem irrepreensíveis em suas ações e que se tornam obedientes a seus pais e tenentes a Deus. Era ainda necessário  que o Bispo fosse alguém irrepreensível  e que cuidasse com zelo da casa de Deus e que não tivesse espírito de soberba, que não fosse raivoso, nem alcoólatra e que não agredisse sua família de que não desejasse coisas vãs.

Estas qualidades ainda são necessárias hoje e devemos ser o exemplo para os demais, não tendo do que nós envergonhar, zelosos pela casa e pelas coisas de Deus e que não se achando melhor que os demais,  moderados, não beberrão, que cuida bem da sua família em amor e que não perde seu tempo com as coisas vãs desse mundo. Precisa ainda ser hospitaleiro, praticante do bem, moderado em suas posturas e ações, que pratica a justiça, que tenha uma vida santa e equilibrada, atribuições que nós enquanto cristãos precisamos ter pois devemos ser acolhedores, amantes da justiça, precisamos em todo tempo e em todo lugar sermos moderados em todas as áreas de nossa vida, sermos exemplos, andando em santidade e equilibrados em nossas emoções. 

O Bispo ainda precisa manter a palavra firme e fiel às escrituras segundo a doutrina estabelecida por Deus para que ele seja poderoso em palavras em Deus, para que possa repreender segundo a  sã doutrina e que possa até convencer aqueles que deturpam a palavra. Fato é que precisamos ser pessoas que conhecem bem a palavra de Deus , que manejam bem a palavra e que andam segunda às doutrinas estabelecidas pelo próprio Deus a ponto de convencer cada um que se opõe ou deturpam as Escrituras.

II. As Características do Despenseiro da Casa de Deus

No tempo do próprio Deus a sua palavra (o próprio Cristo - João 1.1) foi revelada através da pregação que foi dada e revelada a Paulo segundo o mandamento e vontade de Deus que é aquele que nós trouxe para ele é nós salvou.

Deus faz tudo no seu tempo e não no nosso (Ele não se atrasa - 2 Pedro 3.9). E no seu tempo através da ministração da palavra que foi confiada a alguém nos alcançou e agora nos devemos  fazer o mesmo pois esta palavra já foi confiada a nós e tem que alcançar a outros. Esse é um mandamento do nosso Senhor e Salvador. Tito era filho na fé de Paulo (2 Co 8.23), alguém que se converteu através do ministério de Paulo. Vale lembrar que Paulo chamava de filhos os seus discípulos mais fiéis a Cristo. Segundo a fé comum ou única de quem Cristo é e qual o seu propósito (só há salvação através de Cristo - João 14.6). 

Agora então, ele declara sobre Tito  a Graça, que é o favor imerecido de Deus liberados aos seus, misericórdia que é o coração de Deus na miséria humana e paz da parte de Deus, uma paz que excede a paz humana, a paz que mesmo em momentos tensos e de dificuldade traz tranquilidade aos seus. Essa mesma paz excede do próprio Cristo e é derramada sobre nós. Cristo é a nossa salvação. Precisamos ser bons filhos espirituais  que compreendem aquilo que os pais têm liberado sobre nós e aí também nos tornarmos bons pais espirituais que investem em seus filhos para que eles provem do melhor de Cristo. Homens cheios de graça e que entendem que receberam misericórdia do Pai e por isso pratica a misericórdia a todos e que vivem a paz que vem do trono da graça e que norteia nossa vida.

III. Retendo Firme a Fiel Palavra

A fiel palavra do Deus Todo-Poderoso é que vai nos manter forte o suficiente para batalhar e vencer todas as adversidades que possam passar. Deus é primeiramente Fiel e verdadeiro em tudo que faz e fala. Suas promessas e bênçãos são fiéis. Conhecer verdadeiramente o ‘dono’ desta Palavra, é o que vai modificar todo o nosso amor a essa palavra. Jesus diz “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Pedir o que bem “quisermos”! Logo pensamos em muitas coisas. Mas, a parte mais interessante que acho nesse versículo é quando Ele diz “Se vós estiverdes em Mim” e não apenas Ele, mas “e as minhas palavras estiverem em vós”. Logicamente, vemos nesse texto, que é impossível separar uma coisa da outra. Quem está em Cristo, precisa e tem que ter em si as Palavras d’Ele. É essa ligação, que poucos não entendem e vivem uma vida “cristã” totalmente sem nexo com as verdades do Evangelho.

A mídia e muitas igrejas mostram um Deus, mostram um Cristo de uma maneira bem diferente no que realmente diz em Sua palavra. A razão e motivo de Paulo falar a Tito, para ele “reter firme” a Palavra Fiel, é que ele sabia dos riscos que há do cristão errar nisso e como os resultados são tristes. Que possamos dá ouvidos a Paulo e sermos “poderosos” no nosso modo de viver o Evangelho, pois somente assim podemos combater o falso Evangelho e ajudar a todos que precisam conhecer esta “fiel palavra”.

Conclusão

O crente em Cristo é nascido de Deus, pois ao crer em Cristo recebe poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12). Esta ‘criança’ recém-nascida pertence a uma nova geração, a geração eleita, a geração de Cristo (último Adão), que contrasta com a geração ‘perversa’, a geração de Adão (1 Pe 2.9). Apesar do crente em Cristo continuar em um corpo mortal sujeito às provações, tentações, vicissitudes e aflições desta vida, por ter recebido poder de ser criado (feito) filho de Deus, é um ser espiritual, pois os nascidos do Espírito são espirituais (Jo 3.9; 1 Jo 4.17; 1 Co 15.48). Ao ressurgirem com Cristo compartilham da glória de Cristo, porque para este propósito foram de novo gerados “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Jo 17.22; 2 Pe 1.4). Que o nosso principal propósito a cada dia, devem ser ouvir e enfatizar verdades que ajudem a todos experimentarem mais da Palavra de Deus e saberem o quão sábio é, aquele que dá ouvidos a essas palavras. Busquemos ser claros e com temas em pontos específicos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário