domingo, 25 de agosto de 2019

A Primeira Multiplicação dos Pães e Peixes



O livro de Marcos no capítulo 6 registra o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Esse milagre é o único que ocorre em todos os evangelhos. Essa passagem tem muito a nos ensinar sobre a pessoa de Cristo e princípios práticos para a vida cristã.

Queremos destacar alguns pontos que contribuirão para o nosso aprendizado. 

O relatório dos discípulos 

Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado (Mc 6.30).

Os discípulos trazem um relatório a Cristo de tudo quanto fizeram. Nesse relatório, tinha uma mensagem de arrependimento, expulsão de demônios, cura de enfermos e ungir com óleo (Mc 6.7-13). Assim, a semelhança dos discípulos, todos nós um dia apresentaremos um relatório a Deus. Primeiramente das nossas obras (Mt 7.22,23). Segundo, das nossas palavras (Mt 12.36,37).

Jesus chama os discípulos para repousar
 
E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham (Mc 6.31).

Depois de os discípulos estarem fazendo a obra de Deus, Jesus os chama para descansar um pouco. O texto nos mostra que eles não tinham tempo nem para se alimentar. O ministério de Jesus era bastante corrido, por isso, Cristo mostra a eles a importância do descanso. Aprendemos pois, que para fazer a obra de Deus com dedicação e qualidade, precisamos dar importância ao descanso, porque assim renovaremos nossas forças.

Jesus embarca para um lugar solitário 

Então, foram sós no barco para um lugar solitário. Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles (Mc 6.32,33).

Jesus juntamente com os discípulos vai para um lugar solitário. O lugar em que eles estavam era provavelmente a cidade de Betsaida, segundo o relato de Lucas. As multidões reconhecendo o lugar para onde Cristo iria, foram a pé e chegaram antes deles. Aqui aprendemos duas verdades: 

Em primeiro lugar, muitas das vezes precisamos ficar a sós. Jesus sempre se retirava com o intuito de falar com Deus e descansar. Segundo, as multidões não dispensavam esforço para ouvir a Cristo.

Jesus se compadece das multidões

Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas (Mc 6.34).

Esse trecho demonstra que Jesus ao desembarcar, viu uma grande multidão e se compadeceu delas. E o motivo de Cristo se compadecer, foi pelo fato de elas estarem sem pastor. Os pastores de Israel naquela época eram os “escribas e fariseus”, os responsáveis de formar a mente daquelas pessoas, mas não ofereciam auxílios a elas. Quando Jesus passa a ensinar-lhes, ele passa agir como o bom Pastor. Mateus registra que Jesus cura aquelas pessoas, já Lucas diz que Jesus ensina sobre o reino de Deus. Jesus ao curar e ensinar a palavra de Deus aquela multidão, estava demonstrando que ele está atento a todas as nossas necessidades espirituais. Ele cumpre a profecia de Ezequiel 34.11-16 e os Salmos 23.1-6. Isso nos revela que ele quer sempre levar seu povo a pastos verdejantes e ao refrigério.

Os discípulos pedem que Jesus despeça a multidão

E declinando à tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada à hora; despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, compre para si o que comer (Mc 6.35-36).

Os discípulos ficaram preocupados com a multidão, eles chegaram a Jesus e pediram que despedisse a multidão. A preocupação deles era justamente que aquelas pessoas não morresse de fome, que fossem pelas aldeias e comprasse para si o que comer. Mas os discípulos, não imaginavam que um milagre estava prestes acontecer. 

Jesus ordena que os discípulos alimentem a multidão

Porém ele lhes respondeu: Dai-lhe vós mesmos de comer. Dissera-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer? E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes. Então, Jesus lhe ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde. E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta (Mc 6.37-40).

Jesus ordena que os discípulos alimentem a multidão. O livro de João relata a mesma narrativa, mostra que a fé dos discípulos estava sendo testada. Para eles era um grande desafio alimentar tantas pessoas. Jesus pergunta quantos pães eles tinham, responderam que tinha cinco pães e dois peixes. João registra que um rapaz entre a multidão tinha os pães e peixes. Depois disso, Jesus ordena que multidão fique em grupo sobre a relva. 

Portanto, o texto nos ensina que em certos momentos da vida, Deus nos coloca diante de muitos desafios para testar nossa fé, se Ele assim o faz é porque nos capacita e a ajuda. Às vezes pode parecer pouco o que temos, mas isso pode fazer muita diferença no reino de Deus, como aqueles cinco pães e dois peixes.

Jesus alimenta uma multidão

Tomando ele cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos reparti também os dois peixes. Todos comeram e se fartaram; e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Os que comeram dos pães eram cinco mil homens (Mc 6.41-44).

Jesus começa primeiramente agradecendo a Deus, e o milagre acontece naturalmente.  isso nos ensina que sempre devemos ser gratos a Deus. Se os pregadores da atualidade estivessem naquela situação, fariam de tudo para chamar atenção dos ouvintes para si mesmo, porém Jesus age de forma simples e humilde. O texto relata que todos comeram e fartaram-se, isso aponta para o Antigo Testamento, quando Deus alimentou os israelitas com o maná no deserto. Os dozes cestos que os discípulos recolheram, simboliza as dozes tribos de Israel. O numero de pessoas que Cristo alimentou era de cinco mil homens, isto porque naquela época não contavam crianças e mulheres; fazendo uma contagem total daria entre 20 a 25 mil pessoas. Assim, percebemos o tamanho do milagre que Cristo operou alimentando a multidão.

Conclusão

As lições que podemos aprender:

Primeiro, sobre o agradecimento. Jesus nos deu exemplo de gratidão, devemos ser gratos a Deus mesmo diante das coisas básicas da vida. Segundo, Jesus está atento as nossas necessidades físicas e espirituais. Terceiro, Jesus nos ensina sobre a importância do descanso. Quarto, Jesus é o bom Pastor. Quinto, Jesus é o próprio Deus.

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário