terça-feira, 27 de agosto de 2019

Jesus Anda por Sobre o Mar



Mateus relata que Jesus anda por sobre o mar. Como ele tinha em mente um público judeu, sua intenção era provar que Jesus é rei e o messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento. Nesta passagem, podemos aprender sobre a pessoa de Cristo, e as dificuldades que os discípulos enfrentaram no mar.

Jesus ordena que os discípulos atravessem o mar

Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões (Mt 14.22).

Jesus ordena que os discípulos entrem no barco e atravessem o mar. Após Cristo multiplicar os pães e peixes, um grupo de rebeldes queria proclamar Jesus como rei, mas ele se retirou (Jo 6.15). Por esse motivo, Jesus mandou que eles entrassem no barco e atravessassem o mar, para que não tivessem uma visão errada a cerca do seu reino e missão. Jesus deixou claro certa vez quando os fariseus interrogaram quando viria o reino de Deus, ele respondeu: “não vem o reino de Deus com visível aparência. Mas o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20,21).

Jesus retira-se para orar

Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho (Mt 14.23).

Jesus subiu ao monte para orar à parte. Os Evangelhos, nos mostram que esse era um dos costumes de Jesus, estava sempre se retirando para buscar a Deus em oração. Lucas relata que Jesus orava a noite inteira (Lc 6.12); ensinou como devemos orar (Mt 6.6); ele mostrou que a oração nos livra das tentações (Mt 26.41); os próprios discípulos aprenderam a importância da oração (At 6.4). Portanto, a oração é de suma importância para quem deseja viver uma vida cristã autêntica.

A dificuldade dos discípulos

Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário (Mt 14.24).

Nesse trecho, encontramos os discípulos passando por dificuldades no mar. Eles foram açoitados pelas ondas e ventos contrários. Muitas vezes estamos assim, enfrentando tribulações no mar da vida, sendo arrastados por ondas e ventos contrários para nos fazer parar na caminhada.

Marcos registra que Jesus viu do monte a dificuldade dos discípulos ao remar. Isso nos mostra que Cristo contempla cada uma das nossas dificuldades e nenhuma passa despercebida diante dele. Assim, Jesus é o nosso sumo sacerdote que contempla as nossas aflições.

Jesus vai ao encontro dos discípulos andando sobre o mar

A quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar (Mt 14.25).

Depois de Cristo ver a dificuldade dos discípulos, ele vai ao encontro dos discípulos sobre o mar. Jesus andando por sobre as águas, estava desafiando as leias da gravidade, nenhum corpo humano consegue ficar em pé sobre as águas, somente ele fez isso. Além disso, estava provando sua divindade, nenhum profeta do Antigo Testamento fez isso, apenas Cristo. Por fim, Cristo se revela como um novo Moises para livrar os discípulos de suas aflições a semelhança do que aconteceu no Egito.

A reação dos discípulos

Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram; é um fantasma. E gritaram de medo (Mt 14.26).

Quando os discípulos viram Cristo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma. Nesse contexto, percebemos a falta de discernimento deles da pessoa de Cristo. Da mesma forma, falta discernimento para nós quando nos encontramos diante de tribulações e acabamos nos esquecendo da pessoa Cristo e da sua divindade, e da sua poderosa providência. Em suma, isso nos ensina que devemos ter discernimento da pessoa de Cristo diante das adversidades.

As palavras de Jesus em meio às dificuldades aos discípulos  

Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: tende bom ânimo; sou eu; não temais (Mt 14.27).

Os discípulos ficaram com medo após verem Jesus andando sobre as águas, entretanto, Jesus disse três palavras a eles em meio as dificuldades que vale ressaltarmos:

Tende bom ânimo. Era como se Jesus estivesse dizendo: tenha coragem, esperança e não desista diante das tempestades da vida. Em outra ocasião ele disse: no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33).

Sou eu. Está palavra se encontra invertida, mas é a mesma que Deus pronunciou a Moisés no deserto: Sou o que Sou (Ex 3.14). Jesus usa essa mesma palavra aos discípulos, afirmando que está com eles diante das dificuldades. Jesus no Evangelho de João disse: Eu sou o pão da vida (Jo 6.35); a luz do mundo (Jo 8.12); a porta (Jo 10.9); o bom pastor (Jo 10.11); a ressurreição e a vida (Jo 11.25); o caminho a verdade e a vida (Jo 14.6); a videira verdadeira (Jo 15.1,2).

Não temais. Alguns estudiosos da Bíblia dizem que a palavra não temas, aparecem 365 vezes nas Escrituras, um ano têm 365 dias. Enfim, para cada dia segundo eles, “Deus está dizendo para nós, não temas”. Portanto, essas três palavras Cristo dirige a cada um de nós em tempos de tribulação.

Pedro caminha sobre as águas

Os versos 28 a 32, nos mostra que Pedro anda sobre as águas. Primeiramente, o texto destaca que Pedro anda sobre as águas porque ele creu na palavra de Jesus. Assim também, nos andamos sobre os problemas da vida quando cremos na palavra de Deus. Além disso, Pedro começa afundar quando tira seu olhar de Jesus e o coloca nos ventos. Quando deixamos de olhar para Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2), começamos afundar nas dificuldades. Por fim, Pedro viu que estava afundando, clamou a Jesus e ele o socorreu. Devemos pedir que Cristo nos socorra em tempos difíceis. Portanto, que possamos crer sempre nas palavras de Cristo, para que não sejamos homens de pequena fé como Pedro foi nesse relato.

Jesus é o filho de Deus

Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: verdadeiramente tu és o filho de Deus (Mt 14.33).

Depois disso, os discípulos reconheceram que Jesus é verdadeiramente o filho de Deus. Isso nos chama atenção para a crença dos judeus, nenhum deles eram politeístas, mas monoteístas, isto é, creem apenas em um Deus. Quando eles disseram que Jesus é o filho de Deus, estava dizendo que Jesus é o próprio Deus. Logo, nessa passagem fica mais do que evidente que Jesus é Deus.

Conclusão

As lições que podemos aplicar para a nossa vida, são:

Primeiro, a oração é necessária pra vivemos uma vida cristã autentica. Segundo, na vida enfrentaremos ondas e ventos contrários. Terceiro, Jesus contempla todas as nossas dificuldades. Quarto, Jesus andando sobre o mar, estava provando sua divindade. Quinto, As palavras de Jesus em meio as dificuldades da vida: tende bom ânimo, Sou eu e não temais. Sexto, devemos olhar somente para Jesus o autor e consumador da nossa fé. Sétimo, Jesus é o filho de Deus.

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário