quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2019 - Capítulo 3 - O Fruto do Espírito




Comentarista: Eliezér Gomes



Texto Bíblico Base Semanal: Gálatas 5.22-26

22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23. Contra estas coisas não há lei.
24. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Momento Interação

A Bíblia nos ensina que não são “frutos” individuais que podemos escolher qual devemos produzir em nossas vidas. Antes, o fruto do Espírito é um só “fruto” com nove partes que caracteriza todos aqueles que verdadeiramente andam no Espírito Santo. Este é o “fruto” que cada cristão deverá produzir na sua nova vida com Jesus Cristo se ele quiser realmente fazer a vontade de Deus vivendo honradamente diante de todos.  O fruto do Espírito é uma manifestação física da vida transformada de um autêntico cristão. Para amadurecermos como crentes, devemos estudar e compreender os atributos do fruto de nove partes, em cada vídeo postando vamos aprendendo um pouco mais sobre essas partes do fruto. Que Deus em Cristo abençoe a todos vocês! Amém!

Introdução

Se você é um cristão verdadeiro certamente, em algum momento da sua vida, já se perguntou: O que Deus quer de mim? Como deixar Ele satisfeito? Quanto mais conhecemos a Deus mais nos tornamos os filhos que Ele deseja, mais modificamos o nosso comportamento, a nossa mente e os nossos sentimentos sobre a nossa relação com outros, conosco e com Deus. O texto de Gálatas 5 sobre os frutos do Espírito é um texto muito famoso e serve como um tipo de “resumo” do caráter do próprio Jesus. Ele nos ajuda a lembrar como ser filhos perfeitos, como agradar o nosso Pai. Nesse capítulo, vamos nos deter em cada uma das virtudes para compreender o que elas realmente significam.

I. O que é o Fruto do Espírito

A figura que Paulo escolheu para falar da nossa transformação pessoal foi a de um “fruto”. Isso talvez signifique que assim como o fruto de uma árvore depende do tempo e da própria árvore para crescer nós também precisamos de tempo e da operação de Deus. Algumas pessoas ilustram o fruto do Espírito descrito em Gálatas 5:22 e 23 como um cacho de uvas onde cada parte seria uma “uva” do mesmo cacho. Isso talvez se dê por pensar nas palavras de Jesus ao dizer: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15.4,5). Já pensou nesse fruto como o caráter de Cristo impresso na vida de quem experimenta o novo nascimento a cada dia através do batismo do Espírito Santo? O homem regenerado tem uma união vital com Cristo. Assim como o ramo extrai seu sustento do tronco principal, e por causa disto produz muito fruto, assim o verdadeiro crente está unido com Cristo, e revela em sua vida os frutos do Espírito. Os ramos se tornam um com a vinha. A tormenta não pode levá-lo para longe. Geadas não podem destruir suas propriedades vitais. Nada é capaz de separá-lo da vide. É um ramo vivo, e produz o fruto da vinha. Assim se dá com o crente. Por boas palavras e boas ações ele revela o caráter de Cristo. 

II. As Bases do Fruto do Espírito

Amor: A virtude do amor pode ser considerada o cerne do cristianismo. Jesus mesmo declarou que toda lei se resume ao amor (à Deus e ao próximo). Aquele que não ama está morto. Pode comer, andar, falar, dormir, trabalhar, mais interiormente está morto porque sufocou, pelo egoísmo,  o seu motivo de existir, amar.

Alegria: Se pararmos para pensar iremos concluir que pelo menos três situações despertam alegria em nós: Nos sentimos alegres quando estamos com pessoas que amamos, familiares ou amigos. Podemos dizer que nesse sentido a alegria é relacional, os relacionamentos podem fazer com que nossos olhos brilhem e podem nos dar esperança.

Paz: Nos tempos em que vivemos parece cada vez mais difícil encontrar paz. Os telefonemas, os compromissos, o transito e a rotina descontrolada deixam as pessoas em um estado constante de ansiedade. Paulo afirma que é possível para o cristão viver uma vida de paz, mesmo passando por uma vida tumultuada, sofrimentos e angustia.

Paciência: Ser paciente é não guardar rancor,não responder asperamente diante de uma grosseria, não revidar e não gritar diante de irritações ou frustrações. A falta de paciência pode levar a muitos outros pecados como reclamações, ira descontrolada, maledicência e gritaria.

Benignidade: Benignidade é a maneira como exercemos bondade, ela tem a ver com delicadeza, sensibilidade para com outras pessoas. Benignidade é ser atencioso e cuidar do próximo acima de si mesmo, mesmo que isso algumas vezes demande privação de conforto, prazer, tempo e disposição.

Bondade: Uma pessoa bondosa é aquela que se compromete a fazer o bem sem se preocupar se alguém a observa e reconhece. O bem que faz está acima de seu prazer pessoal e pela prática do bem está disposta a sacrificar seu tempo, seus recursos materiais e a si mesmo. Jesus, conforme afirmou o apóstolo Pedro, andou por toda parte “fazendo o bem”. Jesus se importava profundamente com cada pessoa, e não fazia o bem para ser visto e elogiado (ao contrário dos líderes religiosos de seu tempo).

: A palavra usada por Paulo para descrever esse fruto em Gálatas 5 é “Pistis”, Significa fé em Deus ou fidelidade. Essa virtude é extremamente citada na Bíblia e possui duas principais facetas:

A fé é uma prática de vida - A fé em prática é chamada de fidelidade, é a característica daquele que é honesto, confiável e transparente em seu relacionamento pessoal com Deus e com outras pessoas.
A fé é uma mentalidade - A fé em Deus também é uma mentalidade, uma maneira de pensar e enxergar a vida.

Mansidão: Ser manso é reagir de uma maneira tranquila a críticas, agressões e a situações adversas. É tratar aos outros com paciência e amor quando estes cometem algum erro ou lhe prejudicam. Ser manso é não reivindicar o seu direito, não se defender, mas entregar-se ao Único que julga retamente.

Domínio Próprio: Domínio próprio é ter auto controle. É saber possuir e direcionar a vontade,  os sentimentos e o corpo com sabedoria.

III. Vivendo no Espírito - Andando no Espírito

Nosso "eu" é uma central que causa muitos sinais e ações, e que todos tem o destino de se poupar e proteger, ganhar honra e favorecimentos próprios e se promover com a ajuda de outros. Isso são as concupiscências da carne, que são sem fronteiras com suas exigências e expectativas. Até um certo ponto podemos dominar ele, de qualquer forma até onde compensa pro nosso "EU". Mas de outro, estamos sob essas forças, como pessoas. "Igual apenas somos pessoas", ouvimos com freqüência, quando essas propriedades que herdamos como pessoas vem a tona. Mas Paulo diz que não precisas seguir essas cobiças, ao andar em Espírito. Você pensa diferente e tuas ações são diferentes do que das outras pessoas, nas diferentes circunstâncias da vida. Paulo escreve em Gálatas: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne" (Gl 5.16).

Conclusão

O Espírito Santo tem todas as boas propriedades imagináveis. Ele dá força para suportar as grandes cargas e resistências. Ele também é um guia. Ele conhece o caminho que Jesus abriu quando viveu aqui na terra. É um caminho que tira você de tudo o que é maléfico e negativo, para aquilo que é bom e proveitoso para teu próximo, e te preenche de alegria e satisfação. Você fica simplesmente feliz, o que as pessoas á tua volta percebem. O espírito também gosta de nos lembrar o que Pedro escreve: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Se andas em espírito, então essas palavras vem como força que carrega, em teu coração e mente, ao dizer "não" para todos os outros pensamentos, que aparecem e querem te deixar amedrontado. O espírito te dá a mesma força, como o motor que força dá ao guindaste que levanta o container de muitas tonelas do navio e o deposita no cais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário