segunda-feira, 4 de novembro de 2019

A Pesca Maravilhosa



A pesca maravilhosa é um dos grandes milagres que Jesus executou sobre a natureza. Jesus mostra grandemente o seu poder, depois chama os discípulos para serem pescadores de homens. Apesar de ser um texto bastante conhecido, têm muitas lições a nos ensinar sobre a pessoa de Cristo, principalmente seus atributos. Nesse texto, queremos destacar algumas delas. 

A multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus

Aconteceu que Jesus estava junto ao lago de Genesaré, e a multidão o apertava para ouvir a palavra de Deus. Então ele viu dois barcos junto à praia do lago. Os pescadores tinham desembarcado e estavam lavando as redes. Entrando num barco, que era i de Simão, Jesus pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, do barco ensinava as multidões (Lc 5.1-3).

Jesus estava no lago de Genesaré que é o mesmo lago da Galileia, a multidão o apertava para ouvir a palavra de Deus e ele ensinava a multidão do barco. Podemos perceber no texto, o desejo daquelas pessoas de ouvirem a palavra de Deus, porque Jesus ensinava a palavra de Deus de maneira diferente. Assim, Jesus não ensinava como os fariseus, eles pregavam uma coisa e viviam outra, mas Jesus falava com autoridade e as multidões ficavam maravilhadas com a sua doutrina (Mt 7.28,29).

Jesus ordena que lancem a rede para pescar  

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: Leve o barco para o lugar mais profundo do lago e então lancem a rede de vocês para pescar (Lc 5.4).

Depois de Jesus ensinar as multidões, ele ordena que leve o barco para o lugar mais profundo do lago e após isso lançar a rede para pescar. Jesus conhecia todo aquele lugar através da sua poderosa onisciência, ele sabia justamente onde estava aqueles peixes. Nesse trecho, fica bem evidente que Jesus é Deus, os Evangelhos foram escritos com esse propósito também (provar que Jesus é Deus). Portanto, Lucas demonstra para os seus destinatários que Jesus possui o mesmo atributo do Deus do Antigo Testamento, a onisciência.

A resposta de Pedro

Em resposta, Simão disse: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes (Lc 5.5).

Jesus ordenou que eles lançassem a rede na parte mais profunda do lago, Pedro responde a Cristo que havia trabalhado a noite inteira e não apanhara nada, mas sobre a palavra de Cristo, lançaria a rede. Apesar de aqueles homens serem perito na pesca e conhecerem bem toda aquela região da Galileia com a palma da sua mão, mesmo assim não desobedeceram a palavra de Jesus. Talvez eles estivessem cansados por terem trabalhado toda aquela noite, entretanto, obedeceram as ordens de Jesus. Logo, isso nos ensina a importância da obediência para a vida cristã.

A rede cheia de peixes

Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper. Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajuda-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase afundarem (Lc 5.6.7).

Após obedecerem a ordem de Jesus, a rede deles encheram-se de peixes e começaram a romper-se. Pediram ajuda de seus companheiros, ambos os barcos encheram a ponto de quase afundarem. Tudo isso aconteceu porque eles obedeceram a palavra de Cristo. Se quisermos ser abençoado por Deus, devemos obedecer seus mandamentos. Enfim, a rede cheia de peixes demonstra claramente toda a onipotência de Cristo.

Pedro fica impressionado com a pesca

Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, afasta-se de mim, porque sou pecador. Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios (Lc 5.8.9).

Pedro juntamente com os seus companheiros ficaram impressionados com a pesca. Lucas destaca bem a atitude de Pedro ao aproxima-se de Jesus, Pedro pede a Jesus que se afaste dele porque se considera um pecador. Diante da santidade de Jesus, Pedro contemplou seus pecados e misérias. Outros homens de Deus tiveram a mesma atitude, Abraão disse: “Eis que me atrevi a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza” (Gn 18.27); Jó afirmou: “Eu ti conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrendo no pó e na cinza (Jó 42.5,6). Em suma, quando estamos diante da santidade de Jesus, nos sentimos como esses homens.

A resposta de Jesus a Pedro

Então Jesus disse a Simão: Não tenhas medo! De agora em diante você será pescador de homens. E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo o seguiram (Lc 5.10,11).

Jesus diz para Pedro não ter medo após se considerar um pecador, porém de agora em diante ele será um pescador de homens. Ao ouvirem as palavras de Cristo, eles arrastam o barco para a praia, deixando tudo para seguirem a Jesus. Cristo se manifesta de uma forma poderosa aos discípulos e depois os comissiona. Isso é muito semelhante ao que Deus fazia no Antigo Testamento comissionando os profetas para a obra de Deus. Portanto, aqueles homens não rejeitaram o chamado Deus em suas vidas, se Ele tem chamado você para a sua obra, não rejeite, mas faça como os discípulos que deixaram tudo para o seguir.

Conclusão

Os pontos que podemos ponderar nessa passagem são:

Primeiro, a onisciência de Cristo. Jesus possui o mesmo atributo que Deus no Antigo Concerto, isso prova que ele é Deus. Segundo, a obediência de Pedro. Apesar de haverem passado a noite trabalhando, não deixaram de obedecer as ordens de Jesus. Com isso, foram grandemente abençoados. Terceiro, a santidade de Cristo. Pedro ao contempla-la se sentiu um pecador, a santidade de Cristo faz nós saber o quão pecadores e carecedores somos da graça de Deus. Quarto, os discípulos deixam tudo para seguir a Jesus. Todos aqueles que creram em Jesus como seu salvador, largarão tudo para seguir o Mestre.


Sidney Muniz  

Nenhum comentário:

Postar um comentário