sábado, 9 de novembro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2019 - Capítulo 1 - O Conceito Bíblico da Adoração e do Louvor




Comentarista: Oliveira Silva



Texto Bíblico Base Semanal: João 4.19-25

19. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Momento Interação

Estudantes da Palavra do Senhor. Neste mês de novembro estaremos estudando acerca do conceito bíblico da adoração com o tema: A Verdadeira Adoração - a real adoração conforme os padrões da Bíblia Sagrada. É uma grande oportunidade de estudarmos com uma forte máxima, combatendo os inúmeros absurdos dos muitos movimentos presentes que se dizem adoração, mas que não tem nada a ver com a a adoração, muito menos, com os padrões de adoração estabelecidos nas Escrituras Sagradas. O comentarista deste mês é o irmão Oliveira Silva. Ministro do Evangelho, teólogo, professor de Escola Bíblica Dominical e articulista do Blog Evangelho Avivado.Bons Estudos!

Introdução

Temos vivido dias intensos de demonstração de louvor e adoração ao nosso Pai. Essa expressão abrange totalmente nossa resposta de amor e apreciação ao Senhor (Is 43.21). O louvamos pelo que tem feito a nós e O adoramos por quem Ele é (Sl 100.4). Não há uma maneira ou método para louvá-lo e adorá-lo, porém podemos expressar nossa gratidão a Deus através de alguns atos. Em muitas igrejas contemporâneas, existe um caos na adoração. A tragédia é tão grande que poucos crentes examinam as Escrituras para encontrar seus preceitos sobre este assunto. Alguns dizem: "Isto parece adoração"; ou: "Isto não é adoração"; ou: "Posso adorar a Deus com esta forma de culto". Entretanto, tais pessoas estão fazendo um julgamento completamente subjetivo quanto à maneira apropriada de adorarmos a Deus. Mesmo aqueles que examinam as Escrituras frequentemente já decidiram que tipo de adoração acham adequada e buscam as Escrituras apenas para encontrar textos que apoiam seu ponto de vista. Nesse artigo, consideraremos o que realmente é adoração e como devemos adorar a Deus de uma maneira que O agrade.

I. O Conceito Bíblico da Adoração

A Bíblia ensina que só devemos adorar a Deus. A verdadeira adoração vem do coração, não é só um ato exterior. Quem adora outro que não seja Deus, rejeita a Deus. Adoração é mostrar amor e respeito, se dedicando totalmente a Deus. Só Deus merece tanta dedicação e reverência, porque Ele nos criou e é soberano sobre tudo. Mais ninguém merece adoração (Lc 4.8). A adoração vem de dentro e é mostrado em atos que fazemos. Podemos adorar individualmente ou em grupo, com outras pessoas que amam a Deus. Mas atos de adoração que não são sinceros não são adoração, só ritual sem valor (Jo 4.23). Algumas formas de adoração são:

Louvar – agradecer a Deus, lembrando como Ele é bom e tudo que fez por nós. Podemos louvar cantando, orando, escrevendo, até dançando! Veja aqui como louvar a Deus.
Estudar a Bíblia – quem adora a Deus quer conhecer mais sobre Ele e o que O agrada, por isso lê a Sua Palavra.
Obedecer – guardar seus mandamentos e aplicá-los à vida diária. Isso significa submeter-se à vontade de Deus (Rm 12.1).
Rejeitar o pecado – Deus odeia o pecado. Quem O adora não O quer entristecer, por isso lutará contra o pecado, com a ajuda de Jesus.
Amar os outros – quando ajudamos uns aos outros em amor, adoramos a Deus, que ama a todos (1 Jo 4.11,12).
Ir à igreja – na igreja adoramos a Deus todos juntos, de várias maneiras. Mostramos adoração tirando tempo só para Ele, em comunidade.

II. O Conceito Bíblico do Louvor

Louvor é mostrar apreço e gratidão a Deus. Quando louvamos a Deus, lembramos tudo que Ele fez e faz por nós. Louvar é uma forma de adorar a Deus. Quando falamos bem de alguém, louvamos essa pessoa. Podemos louvar muitas pessoas mas só Deus merece nosso maior louvor, porque só Ele é perfeito e nos salva (Sl 150.1,2). Quando vemos tudo que Deus fez, a resposta natural é louvar. O louvor a Deus é agradável e nos aproxima dele (Sl 147.1). Podemos louvar a Deus em todo tempo e em qualquer lugar, sozinhos ou em grupo. O verdadeiro louvor a Deus vem do coração e pode ser expresso por palavras e ações. Os Salmos são cânticos e poemas de louvor a Deus. Louvor é uma forma de adoração a Deus. Adoração é dedicação e amor total a Deus. Quando louvamos a Deus, expressamos essa dedicação. Louvar é uma maneira prática de adorar a Deus.

Um dos motivos que o louvor é tão forte é porque ele evita que desperdicemos nossas forças com lamentações, lamúrias e preocupações desnecessárias. Assim, restabelecidos, recebemos a renovação de Deus em nosso espírito para enfrentar a situação e vencer pela fé. Uma das vontades expressas de Deus é que nós Lhe rendamos o louvor devido. A boca precisa expressar o que o coração está cheio. Não são os belos cânticos que lhe entoamos e sim a vida santa que lhe consagramos a real adoração.

III. Os Padrões que o Senhor nos mostra

Antes de falar o que é adoração, quero definir o significado de adoração na Bíblia. Adoração na Bíblia, no Antigo Testamento, aparece através da palavra heb. shaha (mais de 100 vezes), que significa “curvar-se diante”, “prostrar-se”, “veneração”, “inclinar-se perante”. No Novo Testamento a idéia está expressa pela palavra gr. proskuneo (59 vezes), que significa “prostrar-se”, “venerar”, “beijar a mão”, “prestar homenagem a alguém”, “fazer reverência a”, “adorar”. Não poderíamos falar sobre o que é adoração sem citar João 4.23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Adoração é para vida cristã o que a mola mestra é para um relógio, o que um motor é para um carro. A adoração é o núcleo, o elemento essencial, o coração da vida cristã.

Quem deve louvar a Deus e como? A Bíblia diz em Salmos 150.1-6: “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13.15: “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em Salmos 103.2: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

Conclusão

A adoração é para Ele. Ele é a audiência mais importante em cada culto. A adoração comunitária é uma antecipação da reunião do povo de Deus no céu. As grandiosas cenas de adoração celestial em Apocalipse são tanto do presente quanto do futuro: nós direcionamos toda a nossa atenção para o trono; cantamos sobre a obra de Cristo; somos sinceros e diretos em nossa devoção a Deus. Praticamente toda igreja tem uma ordem de culto e um padrão familiar de fazer as coisas, o que significa que toda igreja tem uma liturgia. Mesmo que não sejamos muito rígidos em nossa liturgia, ainda assim queremos que ela seja rica, sólida e bíblica. Nosso culto tem quatro partes: louvor, restauração, proclamação e resposta. Nós vemos esse padrão nas cerimônias de pacto e aliança da Escritura e em diversos encontros divinos. Em Isaías 6, por exemplo, Isaías comparece diante de Deus e o adora; então ele confessa seu pecado e busca restauração; Deus então proclama sua palavra a Isaías; finalmente, Isaías responde com seu compromisso a Deus. Esse também é um padrão do evangelho: nos aproximamos de Deus com admiração, vemos nosso pecado, ouvimos as boas novas e respondemos em fé e obediência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário