domingo, 17 de novembro de 2019

A Segunda Pesca Maravilhosa



A segunda pesca é um dos encontros mais maravilhoso que Cristo teve com seus discípulos após a sua ressurreição. Para entendermos bem essa passagem, temos que ter em mente primeiramente que Jesus ressuscitou. Segundo, Pedro tinha negado a Cristo antes da sua morte na cruz. Terceiro, João ao escrever sobre os milagres de Jesus, tinha como propósito que as pessoas cressem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome (Jo 21.30,31). Com isso em mente, podemos entender melhor o texto.

Jesus manifesta-se aos discípulos (Jo 21.1-3)

Jesus se manifesta aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades (Mar da Galileia). João registra que nesse local estava Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos. Pedro disse aos seus companheiros: “Vou pescar”. Eles respondem: “Nós também vamos com você”. O texto menciona que, naquela noite pescaram e não pegaram nada.

Vale ressaltar nesse trecho, a atitude de Pedro, talvez ele tinha abandonado o seu chamado e retornado a vida de antes ou voltaria para o lugar que teve o encontro com Cristo na praia pela primeira vez na esperança de encontrá-lo, onde fora chamado para ser pescador de homens (Lc 5.1-11). Portanto, talvez esse não era um momento de felicidade para os discípulos, principalmente para Pedro, que havia negado o Mestre. Pode ser que eles tenham se encontrado sem esperança e desanimado, por isso voltaram a pescar.

Jesus estava na praia (Jo 21.4-8) 

Jesus estava na praia, mas os seus discípulos não o reconheceram. Jesus começa um diálogo com eles: “Filhos, será que vocês têm aí alguma coisa para comer”? Eles responderam: “não”. Depois Jesus disse: “Joguem a rede a direita do barco e vocês acharão”.

Primeiro ponto a destacar nessa parte, é que os discípulos não reconheceram Jesus. Isso é muito semelhante com o caminho de Emaús, onde Jesus se aproxima de dois discípulos, porém eles estavam como que impedidos de o reconhecer (Lc 24.13-16). Há momentos em nossas vidas que estamos assim, com os olhos fechados diante das tempestades da vida, não temos o os olhos abertos para a soberania de Deus. Segundo, Jesus disse para lançar a rede a direita. Na primeira pesca, Jesus disse para irem as águas profundas, nessa, lançar a rede a direita. Eles foram obediente a Jesus, da mesma forma que devemos ser. Terceiro, Pedro lançou-se ao mar. Quando ele reconheceu que era Jesus, cingiu-se e lançou-se ao mar e foi ao encontro de Cristo, ou seja, ele fez de tudo para ficar perto de Jesus. Portanto, que isso seja um modelo para nós.

Os discípulos na praia diante de Jesus (Jo 21.9-14)  

Quando os discípulos chegaram na praia, viram brasas com peixe por cima e pão, Jesus os chama e diz para trazer alguns dos peixes. Pedro arrasta a rede para a beira da praia (alguns estudiosos consideram que essa força de Pedro foi algo sobrenatural). João registra que a rede estava cheia de cento e cinquenta três grandes peixes – mostrando a proporção daquele milagre. Apesar de a rede na primeira pesca está prestes a romper-se, na segunda não se rompeu. Jesus convida os discípulos para comer – um dia os salvos estarão reunidos com Cristo para o banquete celestial – Jesus pegou o pão e deu a eles, pois era servo por excelência. E essa foi a terceira manifestação de Jesus aos discípulos depois da sua ressurreição.

Esse foi um encontro maravilho de Cristo com os seus discípulos na praia. Eles tinham abandonado o Mestre na véspera da sua morte. Cristo vai em busca das suas ovelhas que estavam dispersas e as reúnem para um baquete. Jesus restaura Pedro, como disse o saudoso David Wilkerson:
“Naquele momento, Pedro tinha se arrependido de ter negado Jesus e já estava restaurado no amor do Salvador. Ele foi perdoado, curado e cheio de Espírito Santo, porém, ainda se sentia desgastado interiormente, inseguro de si mesmo. Ainda se relacionava com Jesus e os discípulos e, de fato, depois de um tempo pescando com amigos, viu Jesus na praia e tiveram um encontro transformador. “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeirinho” (Jo 21.15). Perceba que naquele momento. Jesus não o lembrou para ficar atento e orar, ou ser diligente no estudo da palavra de Deus. Não, Pedro foi instruído a “cuidar dos cordeiros”. Esta simples frase é a chave para nos guardarmos de sermos negligentes em nossa vida espiritual. Jesus estava dizendo: Eu quero que você esqueça as suas falhas e ministre sobre a necessidade do povo. Como o Pai me enviou, eu te envio”. 

Assim, esse foi um encontro transformador para a vida dos discípulos, principalmente Pedro.

Conclusão  

Portanto, o que nós podemos aprender desse grande encontro é que na primeira pesca, os discípulos foram chamados para serem pescadores de homens, na segunda, para cuidarem do povo de Deus. A passagem nos ensina muito sobre a pessoa de Cristo, Ele como servo, seu poder e seu convite para comer aquele banquete. Por último a restauração de Pedro, mesmo negando a Cristo, Jesus o restaura e o coloca como pastor do seu povo. 

Que possamos ter sempre encontros com Cristo, daqueles que faz-nos olhar para os nossos pecados, que nos restaura, que nos renova a cada dia para a gloria de Deus. Como disse David Wilkerson: “Enquanto você empenha-se em orar, estudar a palavra, viver uma vida santa e amar a Cristo profundamente, esteja certo de não ignorar os feridos que estão no corpo de Cristo – os seus cordeiros.

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário