domingo, 2 de fevereiro de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Janeiro/2020 - Capítulo 5: Lembra-te do Teu Criador




Comentarista: Matheus Gonçalves



Texto Bíblico Base Semanal: Eclesiastes 12.1-14

1. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
2. Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3. No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4. E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
5. Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadore andarão rodeando pela praça;
6. Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7. E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
9. E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
10. Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
11. As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
12. E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
13. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Momento Interação

O livro conclui com uma recomendação explícita de “temer a Deus e guardar Seus mandamentos” (Ec 12.13). Essas palavras não foram acrescentadas por alguém que não Salomão, como é frequentemente afirmado, mas são o culminar de muitas outras referências implícitas em Eclesiastes a temer a Deus e a servi-Lo aceitavelmente (ver 2.24–26; ​​7.15–18; 11.9-10; 12.1). Todos são responsáveis ​​perante Deus por tudo que ele faz, seja óbvio ou oculto (Ec 12.14). Embora isso seja frequentemente tomado como se referindo a um julgamento futuro após a morte, uma comparação do Salmo 90.7,8 e uma compreensão adequada de Eclesiastes 2.24–26; 7.15–18; 11.9-10 mostram que isso é duvidoso.

Introdução

Em Eclesiastes 12 Salomão já idoso, encerra suas conclusões sobre a vida de maneira magistral. Nos capítulos anteriores vemos alguém experiente falando sobre tudo o que a sua alma pode perceber, mas ele não conclui com o desânimo provocado por tais impressões. Ele nos aconselha a buscar a Deus enquanto ainda podemos. Antes que as possibilidades de desenvolver um relacionamento profundo e empolgante com o Senhor, nos sejam tiradas. Antes que a morte feche os nossos olhos e não tenhamos a oportunidade. Muitas pessoas têm em seu intelecto que assuntos ligados a Deus ou à religião devem ser voltados apenas às pessoas mais velhas. Isto é, às pessoas idosas, que acham que não têm mais o que fazer, a não ser se trancar num quarto . Porém, tais pessoas se surpreendem, ao saber que a Palavra de Deus deve ser voltadas às pessoas de todas as idades.

I. Lembremos do Criador

O capítulo final se inicia com Salomão fazendo uma comparação dos dias finais, ou seja a velhice, e situações de uma casa em decadência, da natureza e de um funeral. Neste primeiro versículo temos uma palavra novamente para os jovens: lembre-se de Deus enquanto você ainda é jovem, tem disposição para servir á Ele, disposição para ler, buscar e se animar com as coisas do Senhor, pois chegará tempos em que você não terá disposição para buscar á Ele, quer seja na velhice ou até mesmo na juventude, quando se perde o prazer de viver por algum motivo. Juventude é algo brilhante e passa rapidamente, assim como a vida como um todo. A diferença é que na juventude, muitas decisões que você irá tomar ali naquela fase, irão percorrer pelo restante de sua vida, exceto algumas poucas. Sirva a Deus enquanto ainda há tempo, procure Ele enquanto tem o dom da vida. No final de sua vida, ás vezes pode não ter tempo para clamar á Deus e será tarde demais. Lembrando que a citação de que o espírito volte á Deus, não quer dizer que todos irão para o céu morar com Ele não, é uma afirmação de que após a morte (ou quando Jesus voltar) todos irão estar diante do Senhor para a definição para onde irão passar a eternidade, céu ou inferno, tudo dependendo de uma decisão: crer ou não no Senhor, a decisão é livre e pessoal, Deus não força ninguém a nada. Viva o hoje, confie e busque o Senhor, deixe o amanhã para Ele. Não deixe para amanhã para crer em Deus, o amanhã pode não chegar.

II. O Destino Final

Neste último capítulo temos um lembrete para todos os jovens, para que estejam prontos para o envelhecimento. Enquanto isso a preparação para o envelhecimento deve ser feita com sabedoria para que ele aconteça como um “declínio elegante.” Só um tolo ficaria zangado com o inevitável processo que nos leva inevitavelmente à ultima etapa de nossas vidas. Deus é o nosso grande provedor e mentor de nossas vidas. Ele nos abraça espiritualmente todos os dias. A melhor maneira de nos prepararmos para enfrentas os desafios do final de nossas vidas é lembrarmos do Criador diariamente. Salomão diz que mesmo quando a poeira que somos retornar para a terra, o espírito ou a “faísca” da vida volta a Deus, que o criou (v. 7). Sem Deus tudo é “sem sentido! Sem sentido! “(v. 8). Porém em Deus encontramos vida abundante. Podemos resumir este capítulo da seguinte forma: Sabedoria é amar Jesus e confiar na promessa da vida eterna que o Pai com seus braços abertos nos dá.  Os últimos versos de Eclesiastes (v.9-14) são como a assinatura de Salomão, apontando para a divina inspiração das suas palavras (v. 10, 11) e fazendo-nos um último apelo para temermos a Deus (v.13, 14).

Todas as grandiosas obras e as facilidades da vida moderna vieram através da busca do homem pelo saber. Meios de transporte, de comunicação, obras arquitetônica, o avanço da tecnologia e da medicina vieram para melhorar a nossa qualidade de vida, e tudo isso advém de dons dados por Deus. Entretanto, os versículos acima nos alertam: a Deus, a prioridade, o primeiro lugar! Devemos à Deus o que é Dele por direito. Ele é o criador dos céus, da terra e do mar, e de tudo o que neles há! Se podemos estudar, aprender, criar, inventar, LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

Em sua busca por conhecimento o homem pode esquecer-se de Deus. Quantos de nós deixamos, em algum momento, de ler a bíblia, de orar, de ir a igreja porque precisávamos estudar para uma prova que se aproximava? Quantos homens dispensam tempo de suas vidas para produzir livros, artigos, teses, e sequer lembrar que só permanecem vivos pela misericórdia de Deus? A passagem bíblica não condena o estudo, mas assim como todos os outros hábitos e necessidades, o estudo não deve vir em primeiro lugar, e sim o louvor, a adoração, a devoção à  Deus.

Não há prova maior de que este livro foi escrito pelo próprio Deus, é a própria experiência pessoal que vai te mostrar isso. Afinal, nenhum livro sobreviveu a tanto tempo, nenhum conhecimento foi tão prolongadamente debatido e discutido, nenhuma escritura tem tanto poder para abalar estruturas da sociedade e para provocar mudanças no interior do homem, no seu subjetivo. Só a palavra de Deus pode fazer isto.

III. Deus trará o Juízo

Todos seremos julgados diante de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 20.12: “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” As pessoas serão julgadas segundo o que fizeram. A Bíblia diz em Mateus 16:27: “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”

O critério no julgamento será a lei de Deus. A Bíblia diz em Tiago 2.10-12: “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.” O julgamento de Deus será justo. A Bíblia diz em Atos 17.31: “Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” 

Todos passarão pelo julgamento divino. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5.10: “Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.”Nada pode ser escondido no julgamento. A Bíblia diz em Eclesiastes 12.14: “Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Que visão duma cena do julgamento foi dada a Daniel? A Bíblia diz em Daniel 7.9,10: “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.”

No tribunal do julgamento, Cristo é o nosso advogado. A Bíblia diz em 1 João 2.1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Conclusão

A conclusão do livro de Eclesiastes finaliza o assunto que se iniciou lá no inicio: o proposito da vida do homem. Já vimos como diversas coisas da vida podem ser considerados vaidade e futilidade se não colocarmos Deus no meio ou se considerarmos essas coisas como o foco da vida. De tudo o que você ouviu, possa ouvir ou estudar a conclusão é clara: teme a Deus e guarda seus mandamentos, que Jesus resumiu em dois apenas, amar á Deus e ao próximo como a ti mesmo (Mt 22.34 – 40). O homem foi criado para adorar, viver e se alegrar com Deus, se relacionando com Ele. No fim, todos estarão diante do Senhor, e todas obras da vida da pessoa serão claras para Deus, não importa o quão escuro ou em segredo foi feita. O propósito da vida homem é crer e servir ao Senhor, esta é a conclusão que Eclesiastes deixa. Essa fé deve ser vinda não por medo do juízo de Deus, mas sim por amor: Eu creio e confio Nele pois Ele me ama e me perdoa. Não é o medo a base do relacionamento, quem tem medo do Senhor é aquele que está envolvido em mentira, ganancia e pecado, o diabo, e aqueles que ele engana. A base do relacionamento é o amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário