Comentarista: Leonardo Pereira
Texto Bíblico Base Semanal: Judas 1.1-3
1. Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
2. Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
3. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Momento Interação
Estamos iniciando mais um Comentário Bíblico Mensal. Durante todo o mês de fevereiro, estudaremos acerca de uma epístola bastante concentrada na defesa da fé cristã, que é a Epístola de Judas. Apesar de ser uma epístola pequena, contém grandes lições que permeiam a base da genuína fé em Cristo Jesus. Esta epístola é um convite para uma verdadeira batalha para defender a sua fé em Jesus. Em tempos bastante conflituosos em que estamos vivendo, é de suma importância regressarmos para as Escrituras Sagradas e encontrar ali, verdadeiras pérolas de grande valor. O comentarista deste mês é Leonardo Pereira, professor de estudos bíblicos, escritor, articulista e superintendente da Escola Bíblica Dominical na Igreja Cristã Manancial - RJ. Que o Senhor abençoe os seus estudos na Epístola de Judas.
Introdução
A Epístola Geral de Judas nos traz uma quantidade considerável de ensinamentos no que se refere ao combate ás heresias de aos falsos mestres. Hoje, mais do que nunca, devemos nos capacitar biblicamente e espiritualmente a fim de que não sejamos pegos por doutrinas estranhas e ensinamentos vãs que não produzem maturidade para o Povo de D eus. Judas, mais do que todas as epístolas escritas pelos seus autores, expõe e denuncia os perigos eminentes de como as heresias podem ter um efeito tremendamente destrutivo para o rebanho de Cristo, e como muitos falsos mestres se infiltram na igreja, no âmbito de obterem para si, condições bastante favoráveis as custas das almas dos irmãos em Cristo, que se perdem no rumo da caminhada cristão devido a grande propagação de falsas doutrinas e granjeio de lucros exorbitantes para si. Durante este mês, estudaremos a Epístola de Judas com o objetivo de nos capacitarmos a defender a nossa fé cristã, que uma vez nos foi dada.
I. Fundamentos da Epístola
Para entendermos esta epístola, precisamos voltar no tempo a fim de identificarmos os principais fundamentos da mesma. Necessitamos de conhecer profundamente a sua autoria e datação, os seus propósitos, as circunstâncias em que ela foi escrita e como ela atua poderosamente em nossa época. Esta epístola desde a sua introdução, passando pelo seu clímax, e chegando ao seu fim, ela contém preciosas pérolas de imensurável valor que nos extremamente vitais nestes tempos trabalhosos.
1. O Autor da Epístola. Judas, o irmão de Tiago (Jd 1.1; Tg 1.1) é unanimidade entre os estudiosos da Bíblia e dos teólogos antigos e atuais também. A princípio, assim como seus irmãos, não acreditava no ministério de Cristo e também assim como os judeus, duvidava da sua autoridade divina e messiânica (Mt 13.55). Não temos conhecimento de como ele e Tiago – também meio-irmão de Jesus – vieram a receber a fé salvadora e a se tornarem, posteriormente, líderes da Igreja Cristã, que ainda estava nascendo. Contudo, o que nos é revelado pelas Sagradas Escrituras é que depois da ressurreição de Cristo e após a sua ascensão (cf. Lc 24.4-53 At 1.1-14), Judas e a sua família passaram a crerem no Cristo de Glória, bem como iniciarem a pregação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo (cf. 1 Co 9.5). Judas provavelmente não se identifica como um irmão de Jesus devido à humildade e reverência para com Cristo.
2. A Data da Epístola. O livro de Judas está intimamente relacionado com o livro de 2 Pedro. A data da autoria de Judas depende de se ele utilizou conteúdo de 2 Pedro, ou se Pedro usou conteúdo de Judas ao escrever 2 Pedro. Existe algumas hipóteses sobre quem veio primeiro, mas o principal é que ambas se complementam como autênticos manuais de defesa da fé cristã. Observando a temática das duas epístolas e as razões da transmissão da mensagem escrita, a Epístola de Judas foi escrita entre os anos 60 e 70 dC.
3. As Circunstâncias da Escrita da Epístola. A Epístola de Judas foi escrita em um período de intensa propagação de ensinamentos heréticos produzidos pelos falsos mestres. Com o crescimento das heresias e dos ensinamentos pseudo-cristãos, Judas aprouve que era o exato momento em que esta curta e poderosa mensagem, fosse transmitida aos irmãos em Cristo, para os fortalecerem na fé, se protegerem das inúmeras heresias que ameaçam corromper a Igreja de Cristo, e capacitar os irmãos a mostrarem o verdadeiro caminho aos hereges (Jo 14.6), por meio da sã doutrina, a doutrina de Cristo (Jo 17.17), inserida nas Escrituras Sagradas.
II. A Epístola da Batalha pela Fé
Em seu célebre Sermão Profético, o Senhor Jesus alertou aos seus discípulos sobre os perigos de se atentar às palavras dos falsos mestres e dos falsos profetas: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" (Mt 24.4,5). Judas busca em sua epístola, ratificar a mensagem de Cristo, equipando a Igreja com esta podera dissertação acerca dos perigos que o rebanho do Senhor tem se encontrado.
1. O Propósito da Epístola. Judas escreveu esta epístola com o propósito de fortalecer a fé dos irmãos em Cristo Jesus, mostrando a importância de exortá-los a batalharem pela fé evangélica e buscarem cada vez mais enraizarem a sua maturidade espiritual na presença do Senhor. A princípio, Judas tinha por alvo escrever aos irmãos sobre a salvação. Contudo, diante dos ataques em que a Igreja estava sofrendo por meio das heresias e dos falsos mestres, ele aborda a temática com forte empenho, disposto a denunciar tais heresias e hereges como forma de que o povo de Deus não possa ser enganado e permitir que falsas doutrinas possam afetar negativamente o Corpo de Cristo.
2. A Necessidade de Defender a Fé Evangélica. Se existe uma grande importância que esta epístola nos mostra em seu corpo doutrinário, é a necessidade em defendermos a nossa fé cristã. Em tempos tão difíceis que convivemos aonde somos envoltos por uma tão grande quantidade de doutrinas e ensinos, muitos deles estranhos e distantes da doutrina bíblica, é expressamente vital que busquemos defender a nossa fé. Precisamos estar completamente vigilantes quanto ao que observamos e ouvimos, como modo de não sermos atacados e afetados seja em maneira moral, ética e principalmente, espiritual.
3. Como podemos defender a nossa Fé? Judas expressa bastante o termo "batalhar" em todo o decorrer da sua epístola, cujo significado originalmente é estar constantemente em um combate pela vida. Batalhar pela fé é estar em constante vigilância e observância no que concerne à estarem firmes no Senhor. Se não o assim fizermos, corremos um sério risco de toda uma geração se afastarem de uma vez por toda de Deus. No poder do Senhor e na atenção aos estudos da Palavra de Deus, podemos estar firmes na fé, não desviando a nossa atenção para todos os lados, e através da mensagem divina, exortando os irmãos em Cristo uns aos outros como meio de defendermos a nossa fé em Jesus Cristo.
III. A Importância da Epístola de Judas Atualmente
A Bíblia Sagrada é sempre vital para a nossa conduta de vida e de prática nesta terra. Billy Graham disse certa vez que "a Bíblia é mais atual que o jornal de amanhã". Ela é própria em todos os tempos e épocas para instruirmos corretamente a respeito da nossa fé e conduta para com Deus e com os homens. Sendo uma parte importante das Escrituras Sagradas, a Epístola de Judas nos capacita profundamente para um fortalecimento completo em uma vida espiritual e bíblica, como uma forma de estarmos em um estado de alerta de maneira que não fiquemos envoltos em redor de doutrinas estranhas, que são deturpadas e diluídas.
1. Precisamos da Genuína Doutrina Bíblica. Mais do que nunca nos tempos atuais, a melhor forma que podemos combater as heresias se encontra por meio da pura doutrina bíblica. É voltarmos às origens com os ensinamentos dos apóstolos de nosso Senhor e Salvador Jesus. Nas palavras de Judas, temos nós de recordarmos "das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo" (Jd 1.17). Quais palavras são essas que foram enfatizadas pelos apóstolos do Senhor? Sem dúvidas Lucas detalha melhor o que são em sua segunda obra, em Atos dos Apóstolos: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos" (cf. At 2.42,43). A doutrina dos apóstolos se consistiam nas bases dos ensinamentos que Cristo transmitiu à eles. Os apóstolos tinham por objetivo espalharem a mensagem de Jesus cujo propósito antes de sua ascensão (Mt 28.18-20), era o Ide do Senhor desde Jerusalém até os confins da terra (At 1.8).
2. Precisamos Conservar a Fé. Por meio da autêntica doutrina bíblica, estaremos blindados completamente quanto ao que ocorre em nossas vidas a fim de nos encontramos firmes na fé cristã. A conservação da nossa fé evangélica passa-se pela doutrinação bíblica genuína (2 Tm 3.16,17) e peka conservação de todo nosso ser: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23). A nossa vida deve estar intrinsecamente conectado com tudo o que o Senhor tem a nos mostrar através da sua vontade expressa em sua Palavra. Somente assim devemos nos manter firmados no Senhor para que conservemos a nossa fé.
Conclusão
A Epístola de Judas é estritamente vital para o nosso tempo. Nos dias de hoje, aonde vemos diversos escândalos teológicos dos mais bizarros, aonde a Palavra de Deus é desonrada colocando em seu lugar os desejos carnais, humanistas e pessoais, é de modo fundamental resgatarmos os preciosos princípios que se encontram na Palavra de Deus como forma em defendermos a nossa fé e exortarmos uns aos outros sobre os perigos que os falsos mestres nos provocam. Permanecer na fé e defendê-la à todos custo, é o dever de todo aquele que professa verdadeiramente ser um discípulo de Jesus Cristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário