sexta-feira, 20 de março de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Março/2020 - Capítulo 3 - Dons de Poder




Comentarista: Pedro Nunes



Texto Bíblico Base Semanal: 1 Coríntios 12.4,9-11.

4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Momento Interação

Quando estudamos as Escrituras Sagradas, observamos que existem muitos assuntos para serem compreendidos. Entre eles, encontramos a temática que trata acerca da atuação do Espírito Santo. Entender à luz da Bíblia, como o Espírito de Deus atua, é crucial para nossa vida, haja vista que uma má compreensão resulta em conclusões erradas ou desfocadas e esses resultados geram implicações práticas erradas para nós. Por isso, estudar esse assunto é bastante importante! Hoje, falaremos um pouco da atuação do Espírito Santo no meio dos cristãos, à guisa de introdução, acerca dos Dons de Poder. Bons Estudos!

Introdução

A cura do corpo doente pela fé é um fruto da morte de Cristo Jesus na cruz do Calvário (cf Is 53.4,5; 1 Pe 2.24,25; Mt 8.16,17 e 9.35,36). Os dons de curar consistem em uma operação do Espírito Santo, pela qual o poder de cura que Jesus Cristo ganhou é transmitido ao doente de modo abundante, imediato, para a cura completa. [...] Esse dom não significa uma capacidade de curar quando e como a pessoa quer, porém é sempre uma transmissão de poder do Espírito Santo. Por isso, é indispensável que o portador do dom esteja ligado a Cristo Jesus e siga a sua direção. O dom é dado à Igreja e constitui uma confirmação de Deus à pregação da Palavra (cf. Mc 16.20; At 14.1-4; 10.38 e 5.11,12). 
Por esse motivo, Jesus Cristo deve sempre ser o único glorificado. Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30). O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo Jesus (cf. 1 Co 12.11,30), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16 (cf. Tg 5.15).

I. Dom da Fé

O dom espiritual da fé é encontrado na lista dos dons do Espírito em 1 Coríntios 12. O versículo 9 diz que algumas pessoas recebem o dom da fé, mas esse dom não é especificamente explicado. Todos os verdadeiros crentes têm recebido de Deus a fé salvadora como o único meio de salvação (Ef 2.8,9), mas nem todos os crentes recebem o dom espiritual da fé. Como todos os dons do Espírito Santo, o dom espiritual da fé também foi dado para um "fim proveitoso", e esse fim é a edificação do corpo de Cristo (1 Co 12.7). O dom da fé pode ser definido como o dom especial através do qual o Espírito fornece aos cristãos uma confiança extraordinária nas suas promessas, poder e presença para que possam tomar posições heroicas para o futuro da obra de Deus na igreja. 

O dom espiritual da fé é exibido por alguém com uma confiança forte e inabalável em Deus, sua Palavra e suas promessas. Exemplos de pessoas com o dom da fé são os enumerados no capítulo 11 de Hebreus. Este capítulo, muitas vezes chamado de "o capítulo da fé", descreve aqueles cuja fé foi extraordinária, o que lhes permitiu fazer coisas extraordinárias e super-humanas. Aqui vemos Noé passando 120 anos construindo um barco enorme quando, até aquele momento, a chuva ainda não existia, e vemos também Abraão acreditando que seria pai de uma criança quando a capacidade natural de sua esposa já tinha terminado. Sem o dom especial da fé dado por Deus, essas coisas teria sido impossíveis.

Tal como acontece com todos os dons espirituais, o dom da fé é dado a alguns cristãos que, em seguida, usam essa habilidade para edificar os outros no corpo de Cristo. Aqueles com o dom da fé são uma inspiração para os seus irmãos na fé, exibindo uma confiança simples em Deus que se mostra em tudo o que dizem e fazem. Os que são extraordinariamente fiéis mostram uma humilde piedade e confiança nas promessas de Deus, muitas vezes tanto que passam a ser conhecidos por serem quietamente destemidos e zelosos. Eles são tão convencidos de que todos os obstáculos ao evangelho e aos propósitos de Deus serão superados e são tão confiantes de que Deus vai garantir o avanço de sua causa, que muitas vezes conseguem fazer muito mais na promoção do reino de Deus do que os pregadores e professores mais talentosos e eruditos.

II. Dons de Curar

O dom espiritual da cura é a manifestação sobrenatural do Espírito de Deus que milagrosamente traz cura e libertação de doenças e/ou enfermidades. É o poder de Deus que destrói o trabalho do pecado e/ou do diabo no corpo humano, tais como as curas que Jesus e os discípulos fizeram (Mt 4.24; 15.30; At 5.15,16; 28.8,9). O dom da cura dado à igreja é observado principalmente em 1 Coríntios 12, onde os dons espirituais são listados. Os dons espirituais são poderes, competências, habilidades ou conhecimentos dados por Deus através do Espírito Santo aos cristãos. 

Paulo diz à igreja que o propósito dos dons espirituais é edificar outros crentes e, de fato, glorificar a Deus. Deus dá estes dons para que possa trabalhar através dos crentes, mas na igreja de Corinto, eram aparentemente um tipo de símbolo de status sendo usado para indicar superioridade. Curiosamente, 1 Coríntios 12.9 refere-se a "dons" de cura no plural, o que pode indicar que existem diferentes dons de cura. Esses dons podem significar uma gama muito ampla de competências ou habilidades. Essas habilidades podem ser ordenadas desde o poder de curas milagrosas ou dramáticas, como fazer que os coxos andem, ao bom uso ou compreensão da medicina. Pode até ser a capacidade de empatia e mostrar amor aos outros ao ponto de curar uma ferida emocional.

Tem havido muito debate sobre o uso do dom espiritual de cura entre os cristãos. Alguns acreditam que o dom da cura e alguns outros dons de sinais não sejam mais operatórios hoje, enquanto outros acreditam que os dons miraculosos ainda estejam sim em uso hoje. É claro que o poder de curar nunca foi realmente da própria pessoa. O poder de curar é de Deus, e somente Deus. Embora Deus ainda cure hoje, acreditamos que a sua cura através desse dom pertencia principalmente aos apóstolos da igreja do primeiro século para que pudessem afirmar com confiança que a sua mensagem era de Deus (At 2.22; 14.3).

Deus ainda executa milagres. Deus ainda cura as pessoas. Não há nada que impeça Deus de curar uma pessoa por meio do ministério de outra pessoa. No entanto, o dom miraculoso de cura, como um dom espiritual, não parece estar funcionando hoje. Deus certamente pode intervir de qualquer maneira que achar melhor, seja na forma "normal" ou através de um milagre. A nossa própria salvação é um milagre. Estávamos mortos em pecado, mas Deus entrou em nossas vidas e nos fez novas criaturas (2 Co 5.17).

III. Dom de Operação de Maravilhas

É o segundo dos três dons de poder, precedendo os dons de cura em importância, como relata claramente o versículo 28 do primeiro livro de Coríntios, capítulo 12. Por isso, propomo-nos a tratá-lo como o segundo dom de poder. Ele tem sido entendido de várias maneiras, como outros dons do Espírito: para incluir experiências que não são expressamente sobrenaturais e costuma ser confundido com os dons de cura. Como já dissemos, um dom não se sobrepõe ao outro. Cada dom é separado e diferente dos outros, assim como as velas estão destacadas no castiçal. Podemos dizer que é a demonstração sobrenatural do poder de Deus pela qual as leis da natureza são alteradas, suspensas ou controladas (com exceção é claro, na esfera da doença). 

Porque era utilizado como um sinal de presença e do poder de Jeová, e o profeta realizava um milagre estabelecia sua autoridade divina diante do povo. A Moisés foi concedido esse dom como credencial ao ser enviado pelo Senhor à corte de Faraó (Êx 2.1-10).  As curas predominam, sem dúvida, porque o Senhor tem-se revelado em Cristo como o Deus do amor, e o amor sempre se preocupa com os sofrimentos dos homens e das mulheres. Os milagres demonstram o poder do Altíssimo, e as curas demonstram Seu amor e Sua compaixão. 

Eis um exemplo de destaque: quando Israel se voltou para adorar a Baal e, espiritualmente, apostatou da pura adoração a Jeová (Jz 2.13), Deus levantou o grande profeta Elias. Após trazer um terrível seca sobre a terra, ele reuniu as pessoas no monte Carmelo e pediu que decidissem, a partir de um sinal milagroso de fogo vindo do céu, se Baal ou Jeová era o verdadeiro Deus. Os sacerdotes e profetas de Baal erigiram seu altar, e Elias construiu o seu para o Deus de Israel. Após horas de orações infrutíferas, os adoradores de Baal não produziram fogo algum. Elias, confiante no Todo-Poderoso, fez sua simples oração, crendo: "Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás (1 Rs 18.36b,37). Então, um clarão de fogo riscou através da formação de sombras do céu vespertino e consumiu o altar, o boi, as pedras e a madeira; e o povo gritou: Só o SENHOR é Deus" (1 Rs 18. 39). Esse é um exemplo extraordinário da operação de maravilhas.

Conclusão

O dom pode ser usado como um sinal da presença e do poder de Deus, a fim de prover uma necessidade temporal ou confirmar a Palavra pregada. Além disso, pode dar evidências de uma comissão divina, como no caso de Moisés e sua vara. As leis da natureza são alteradas pela operação de maravilhas. A lei natural, por exemplo, a qual faz o ferro afundar, foi invertida no caso da viga que Eliseu fez nadar (2 Rs 6.5,6). Ademais, seu grande predecessor, Elias suspendeu as leis da natureza por um tempo, e o fluir do Jordão cessou, até que ele e seu servo tivessem passado (2 Rs 2.8). Moisés também controlou as leis da natureza quando o Egito foi infestado pelas pragas. 



Sugestão de Leitura da Semana: CAMPOS, Ygor. Panorama Bíblico - Volume 5: Os Evangelhos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário