sexta-feira, 19 de junho de 2020

A Intercessão da Igreja Primitiva a favor de Pedro




Em Atos 12 registra que a igreja primitiva enfrentava uma grande perseguição por causa do Evangelho. O texto destaca que dois homens foram alvos dessa perseguição, Tiago e Pedro. O rei Herodes ocasionou tudo isso, inclusive mandava prender alguns com objetivo de maltratá-los, fez passar ao fio da espada Tiago, irmão de João (At 12.1-2). Os judeus gostaram da atitude de Herodes, o rei prosseguiu nisso e prendeu também o apóstolo Pedro. Quando a igreja recebe a informação que Pedro estava preso, passa a orar incessantemente a favor dele (At 12.5). Portanto, nesse texto analisaremos a oração dessa igreja a favor de Pedro.

Pedro na prisão

Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa (At 12.4).

Pedro foi lançado na prisão por ordem de Herodes, pois isso era uma atitude que agradava os judeus. Em nenhuma parte do texto encontramos Pedro murmurando ou com medo da morte. Então, como ele poderia ter paz sabendo que estava prestes a morrer? A resposta encontra-se em João (21.18,19), Jesus deixou claro que Pedro morreria velho e na cruz, não pela espada como Tiago (Vv 2).

Pedro confiou na promessa de Cristo, precisamos confiar semelhantemente nelas, pois Deus estabeleceu em sua palavra várias promessas para o nosso conforto em tempos de tribulações. Como disse William Spurstowe sobre meditar nas promessas de Deus:

“O boticário não infunde nenhuma virtude às ervas, mas as destila e extrai delas tudo quanto é eficaz e proveitoso. A abelha não incute nenhuma doçura à flor, mas suga pela diligência o mel latente nela. A meditação não transmite nada de valor à promessa, mas lhe extrai a doçura e lhe descobre a beleza, pois, doutro modo, pouco se lhe poderia fazer ou tirar proveito”.[1]

Assim, fica evidente o valor de meditarmos nas promessas de Deus. Aplique textos como Mateus 28.19, Isaias 43.1-5, João 14 que falam sobre as promessas do Espírito Santo, são ótimos textos para meditar e renovar nossa fé em Cristo.

Pedro liberto da prisão

Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos (At 12.6,7).

Enquanto Pedro dormia entre os soldados, o anjo do Senhor apareceu e o libertou da prisão. Tudo isso aconteceu, devido a oração incessante da igreja a favor dele (At 12.5). Segundo Wiersbe, “não devemos nunca subestimar o poder de uma igreja que ora. Os crentes oraram de forma incessante, decisiva e corajosa. Deus honrou as orações deles e trouxe glória para si mesmo, apesar da descrença deles quando Pedro apareceu”.[2]

Semelhantemente, devemos orar pelos missionários que estão ministrando a palavra de Deus onde o Evangelho é proibido. Cada um deles necessitam das nossas orações, por mais que não tenhamos condições de ajudá-los financeiramente, podemos fazer isso com as nossas orações. Portanto, ore por eles!

O juízo de Deus sobre os inimigos do Evangelho

Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou (At 12.21-23).

Deus executará seu juízo sobre os inimigos do Evangelho. Herodes é um exemplo disso, “que morreu no ano 44. Deus, zela pela sua glória que a Ele pertence, pune o homem vaidoso”.[3] Herodes tinha assinado Tiago e pretendia matar Pedro, mas Deus o puniu por seus atos pecaminosos de adoração blasfema e por não reconhecer a soberania de Deus.

Nada pode deter o avanço do Evangelho, apesar das perseguições que se levantaram contra a igreja de Cristo, a Palavra de Deus crescia e se multiplicava (At 12.24). Jesus disse para os seus discípulos que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mt 16.18). Logo, o trabalho da igreja em divulgar o Evangelho irá sempre progredir mesmo diante das oposições e Deus um dia punirá os seus inimigos.

Conclusão

A oração da igreja primitiva a favor de Pedro pode nos ensinar muitos princípios práticos para a vida cristã quanto a oração. Primeiro, devemos sempre orar por aqueles que estão sendo perseguidos por causa do Evangelho em países onde o nome de Cristo não pode ser anunciado. Segundo, Deus ouve as orações da sua igreja quando ela se dispõe a orar incessantemente por seus ministros em tempos de aflições. Terceiro, nada pode impedir o avanço do Evangelho, se queremos que ele alcance mais pessoas é necessário orar, era isso que igreja primitiva fazia. Portanto, tenha uma vida de oração, porque dela dependa a sua vida cristã. Muitas vidas precisam ser alcançadas por meio da palavra de Deus, e a oração é imprescindível nisso, ore para que o Reino de Deus continue avançando no mundo. 

 

Sidney Muniz


Notas:



[1] Igreja Puritana Reformada em São Paulo

[2] Comentário de Warren W. Wiersbe

[3] Bíblia de Estudo Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário