sábado, 20 de junho de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Junho/2020 - Capítulo 3 - Vivendo as Palavras de Cristo




Comentarista: Marcos Rogério



Texto Bíblico Base Semanal: Mateus 7.21-29

21. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23. E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
28. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
29. Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Momento Interação

Nós, cristãos, sabemos que a partir do momento que nos entregamos para Jesus nossos desejos e vontades têm que ficar em segundo plano e os nossos projetos têm que passar pela aprovação de Deus ou então não darão certo. Sabemos disso tudo, mas é fácil viver assim? Penso que não. Viver uma vida totalmente guiada por Cristo é difícil, pois todo homem tem a natureza pecaminosa (o que pode ser mudado por Deus), mas também é difícil porque o homem em si tende a viver para cumprir SEUS propósitos, viver SEUS sonhos, e SE dar bem. Mas como sabemos que não somos nada e que nossa vida passará (1 Pe 1.24, Tg 4.14-17), buscamos viver uma vida para Cristo. 

Nada para o cristão é fácil e viver uma vida para Cristo nesse mundo é uma das tarefas mais complicadas que existe. Ainda bem que temos a bíblia, nosso manual, para nos basearmos nela e buscar todas as instruções de como viver uma vida pra Cristo (2 Tm 3.16,17). Servir a Jesus e viver a vida dEle é um desafio. Haverão dias que tomaremos decisões corretas com facilidade mas também haverão dias em que erraremos com facilidade (1 J 1.6,8,10), é cheio de altos e baixos, mas uma coisa é certa: Aquele que busca se santificar esse aperfeiçoar na vida de Cristo consegue mesmo nas lutas e muitas adversidades se recompor após cada queda, sacudir a poeira, pedir perdão e recolocar seus pés nos trilhos do caminho do Senhor.

Introdução

As palavras de Jesus foram as maiores pérolas de sabedoria já proferidas na face da Terra. Seria tudo em vão para nós como indivíduos se não as colocarmos em prática em nossa vida. As palavras de graça que saíram dos lábios do Salvador devem ter profunda implicação espiritual em nossa vida. Estudamos os ensinos do Salvador como discípulos anelantes de aprender com seu mestre. Jesus foi o maior Mestre de todos os tempos e foi muito mais que um simples mestre. Jesus é o Deus encarnado o qual veio nos mostrar o caminho a seguir para nossa salvação.

I. A Fidelidade a Cristo

Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo no ano 67 d.C. Tiago foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I por volta de 44 d.C. João foi preso e desterrado para a rochosa ilha de Patmos para trabalhar nas minas como escravo. Mateus foi morto a espada na Etiópia. Tiago foi lançado do pináculo do templo de Jerusalém e apedrejado até a morte. André foi crucificado em Ática, na Ásia Menor. Bartolomeu foi esfolado vivo. Simão, o Zelote foi martirizado até expirar por ordem do imperador Trajano. Tomé afamado erroneamente como incrédulo foi atravessado com uma lança em Coromandel. Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria até morrer. Judas Tadeu foi cravado de flechas. Lucas foi enforcado numa oliveira quando estava na Grécia. Estêvão morreu apedrejado pelos líderes do "povo de Deus". Paulo foi decapitado em Roma por ordem de Nero. Matias foi apedrejado e em seguida decapitado.

Isso sem falar nos demais cristãos desses últimos dois mil anos e o que dizer dos profetas? Durante toda a história da humanidade, os que querem ser fiéis tem sofrido todo tipo de injustiça e perseguição. Quando Policarpo foi instado a negar a Cristo disse: Por oitenta e seis anos eu o tenho servido e Ele nunca me fez mal algum e como posso blasfemar do meu Rei que me tem salvado? Policarpo foi queimado vivo por amor a Jesus Esses fatos históricos e as histórias bíblicas igualmente verídicas nos ensinam que devemos ser fiéis a Jesus não somente quando tudo está bem, mas também quando tudo estiver aparentemente ruim.

II. Ouvindo as Palavras de Jesus

A mensagem central de Jesus era o reino de Deus. Através de histórias, de parábolas e outros meios, Jesus contrastava a eternidade e superioridade do reino de Deus com a brevidade dessa vida e sua falta de sentido. Uma vida sem Deus não tem sentido. A frase "reino dos céus" ou "reino de Deus" é uma das que mais brotam dos lábios do Salvador conforme relatam os quatro Evangelhos. Um paliativo para o homem cansado das agruras desse mundo tenebroso, cheio de frustração e sofrimento. É através do arrependimento e fé no Salvador e a aceitação de Seus sacrifício viário que temos acesso ao reino de Deus. Podemos vislumbrar esse reino pela fé quando nossa natureza e transformada e passamos a ser cidadãos desse reino celestial aqui, ainda nessa Terra. O cerne da mensagem de Jesus onde o homem adquiri a promessa da vida eterna é o arrependimento.

O governo teocrático de Israel havia passado e agora Roma governava Israel. Cristo, nesse contexto, falava de um novo reino, um novo governo teocrático, uma nova esperança, mas uma esperança eterna onde o reino inaugurado jamais seria substituído por outro reino. A mente dos homens era encaminhada para um reino superior onde habitaria a justiça (2 Pd 3.13). No decorrer de todo o Seu ministério, Jesus explicou o que se requeria do homem. Uma parte central da mensagem do Mestre era a mensagem sobre o reino de Deus. A nação judaica sabia do intento de Deus em reinar sobre Seu povo, mas imaginavam que Deus restabeleceria novamente uma teocracia sobre a nação em termos também de uma soberania política. 

Eles não entendiam a natureza espiritual do reino de Deus. Nas parábolas e outros métodos pedagógicos de Cristo, o reino de Deus era descrito como aquilo que é mais importante para o homem. O reino de Deus é comparado ao grão da mostarda (Mt 13.31,32; Mc 4.30-32) e como o fermento (Mt 13.33; Lc 13.20,21) e também como o tesouro escondido no campo (Mt 13.44) e uma pérola excelente, uma pérola de grande valor (Mt 13.45), que vale todo sacrifício e renúncia para obtê-la. O reino de Deus vale todo sacrifício e renúncia dos objetivos egoístas humanos para obtê-lo.

III. Vivendo e Cumprindo as Palavras de Jesus

Jesus viveu a plenitude do Evangelho exemplificando na Sua vida o verdadeiro amor, o amor abnegado, o amor ágape. Jesus aprendeu com seu pai terrestre a profissão de carpinteiro e sua mãe lhe ensinou os preceitos religiosos como era costume da época. Jesus estudava as Escrituras como todo menino da sua idade e a educação que recebeu de pais zelosos e que lhe contaram os atos miraculosos de Deus a favor deles livrando Jesus da morte por meio de Herodes.

Jesus se destacava das crianças da sua idade crescendo em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens (Lc 2.52). Nesse relato de Lucas os próprios doutores da lei se surpreenderam com o conhecimento das Escrituras por parte de Jesus (Lc 2.47). Por volta dos seus trinta anos de idade, Jesus foi batizado por seu primo João Batista no rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11 e Jo 1.32-34) dando início ao Seu ministério terrestre que durou três anos e meio culminando com sua morte na cruz do Calvário (Lugar da Caveira). 

Logo aos ser batizado Jesus se retirou para o deserto sob a direção do Espírito Santo e jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e foi duramente tentado por Satanás (Mt 4.1-11; Mc 1.12,13; Lc 4.1-13) e resistiu as tentações dando-nos exemplo de perfeita obediência, pois ao homem Deus não permite que seja tentado além das suas forças (1 Co 10.13), pois somente Cristo foi tentado acima das forças humanas sendo Ele o segundo Adão (1 Co 15.45) e hoje é poderoso para socorrer os que são tentados porque experimentou-lhes as dores (Hb 2.18). Jesus iniciou a pregação do Evangelho logo após a tentação no deserto, mas foi no episódio conhecido como o Sermão do Monte onde Ele mostrou a plenitude de Seu Evangelho mas antes dessa ocasião já percorria toda a Galiléia pregando o Evangelho do reino e curando as enfermidades do povo (Mt 4.23-25). A obra de Cristo era tanto médica como missionária. Jesus aliviava o sofrimento e pregava as boas novas. Essa é uma ótima estratégia missionária!

Conclusão

Seguir ao Senhor Jesus e colocar em prática Suas palavras é o mais alto privilégio do cristão e sua maior honra e também responsabilidade. Jesus pregou a verdade sem se importar com o que as pessoas diriam ou fariam: "Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram?" (Mt 15.12). "Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te impostas com quem quer que seja, porque não olhar a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?" (Mc 12.14). "Muitos dos seus discípulos, ouvindo tais palavras, disseram-lhe: Duro é este discurso, quem o pode ouvir? A vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (Jo 6.60,66).



Sugestão de Leitura da Semana: RIBEIRO, Anderson. O Sermão da Montanha. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário