domingo, 28 de junho de 2020

A Oração de Paulo pelas Igrejas




O apóstolo Paulo foi um grande plantador de igrejas, combateu os falsos mestres que assolavam as igrejas, ensinava e escreveu cartas que ajudava as comunidades em seus problemas locais. Olhando para as cartas enviadas as igrejas, percebemos o amor que ele nutria por elas, isso fica evidente na forma como ele orava.

Nesse texto, queremos fazer uma síntese de suas orações por Éfeso, Filipenses e Colossenses. Como podemos aplicar os pedidos de Paulo em nossas intercessões.

Oração pela igreja de Éfeso

(Efésios 1.16-23)

Paulo começa primeiramente agradecendo a Deus em sua oração a igreja de Éfeso. Aqueles cristãos haviam depositado sua fé em Cristo Jesus e amor de uns para com os outros (Ef 1.15,16). Em seguida, ele apresenta os conteúdos que compõem sua oração.

Primeiro, que Deus dê entendimento espiritual. Paulo ao pedir a Deus que concedesse aos de Éfeso “espírito de sabedoria” e “revelação no pleno conhecimento sobre Deus”, era justamente porque as verdades espirituais podem ser apenas discernidas espiritualmente, somente o Espirito Santo confere esse entendimento (1Co 2.9-16). O próprio Jesus disse: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5). Em resumo, aqueles irmãos mesmo sendo selados pelo Espírito Santo, precisariam da sabedoria e de conhecimento para terem uma vida cristã autentica.

Segundo, os benefícios do seu pedido. Paulo ao orar por entendimento espiritual para que a comunidade de Éfeso compreendesse a esperança do seu chamado. Essa esperança não depende de obras humanas, mas inteiramente da graça de Deus que nos escolheu antes da fundação do mundo (Ef 1.4,5). Além do mais, para que eles conhecessem o poder de Deus. Eles deveriam entender que a sua disposição estava o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos, Jesus venceu todos os principados e potestades. Segundo Wiersbe, “o povo de Deus não luta por vitória, mas de uma posição de vitória. Estamos sentados com ele nos lugares celestiais em que há poder, paz e vitória”[1]. Assim, Paulo orava pelo bem espiritual daqueles irmãos.

Oração pela igreja de Colossos

(Colossenses 1.9-12)

Paulo a semelhança de Éfeso, agradece os irmãos de Colossenses por depositarem sua fé em Jesus Cristo e o amor para com os irmãos. Aqueles irmãos tinham sidos instruídos por Epafras, ao qual Paulo agradece nessa epístola (Cl 1.3,4,7). Agora vejamos os conteúdos que compõem a oração do apóstolo por essa igreja.

Primeiro, Paulo ora pelo crescimento deles. Porque Paulo orou pelo crescimento deles? Justamente porque eles estavam sendo atacados por falsos mestres que ensinavam os seus seguidores alcançarem uma plenitude mística, o apóstolo refuta tal ideia que “o crente em Cristo é pleno” (Cl 2.9,10). O pedido de Paulo nessa oração, mostra que a vida cristã é contínuo crescimento e desenvolvimento diário, é uma experiência pessoal com Cristo, não apenas a aceitação de um conjunto de doutrinas.

Segundo, os resultados do seu pedido. Primeiro, Paulo ora para que possam conhecer a vontade de Deus. Segundo, que possam andar de forma a agradar a Deus. Terceiro, que trabalhassem para frutificarem. Quarto, que compreendam melhor a palavra. Quinto, que conheçam o poder glorioso de Deus. Assim, eles encontrariam essas bênçãos apenas na pessoa de Cristo e não nas falsas promessas heréticas dos pregadores da época.

Oração pela igreja de Filipenses

(Fp 1.9-11)

Paulo ao escrever esta epístola aos Filipenses, agradece eles fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos eles, em todas as suas orações (Fp 1.4). Vale observamos a estrutura da sua oração nessa carta.

Primeiramente, Paulo ora que o amor desses irmãos aumente mais e mais. O amor que o apóstolo está se referindo é de amar uns aos outros (Vv 9). Escrevendo a igreja de Roma, ele disse: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm 13.8). Na parte “mais e mais”, Paulo estava pedindo que o amor deles tivessem progresso, mas essa não era a única preocupação do apóstolo. Esse amor tinha que crescer em “conhecimento” para que o cristão fosse completo, esse conhecimento dariam a eles habilidade de colocar em prática os princípios da palavra de Deus em situações particulares. Dessa forma, podemos aprender que o amor não é desprovido de conhecimento, o amor não segue a ignorância.

Segundo, o propósito da petição. O pedido de Paulo era que “provasse as coisas excelentes” (Vv 10). Segundo Beacon, o termo excelente “indica superioridade, o melhor entre coisas que são boas, o qual só os de maturidade espiritual mais adiantada conseguem descobrir a superioridade[2]”. Além do mais, pediu para eles tivessem sinceridade e fossem inculpáveis (Vv 10). A sinceridade se refere aquelas pessoas que podem ser examinadas sob a luz mais clara e mais forte, sem revelar uma única falha ou imperfeição segundo Beacon. Inculpável descreve uma pessoa de caráter que anda sem tropeçar e que vencem os obstáculos até mesmo os inesperados. Portanto, o alvo dessa oração de Paulo era que eles fossem cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus (Vv 11).

Conclusão

A oração de Paulo pelas igrejas tem muito a nos ensinar sobre a intercessão. Ele orava a Deus pedindo espírito de sabedoria e conhecimento; iluminação espiritual; que o amor dos irmãos aumentasse mais e mais em conhecimento; crescimento espiritual e frutos de justiça. Tudo isso para que eles tivessem uma vida cristã autêntica e desfrutasse da presença de Deus em suas vidas. Com os pedidos dessa oração, podemos aplicar na igreja, família, amigos, vizinhos, novos convertidos , etc. Dessa forma, querido leitor, aplique cada um desses pedidos de Paulo na sua oração quando for interceder por alguém.  .   

 

Sidney Muniz

 

Notas:



[1] Comentário de Warren W. Wiersber

[2] Comentário Bíblico Beacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário