sábado, 4 de julho de 2020

Recomendação de Leitura do Mês: A Cruz e o Punhal - David Wilkerson




Por Leonardo Pereira



Grandes histórias trazem-nos encorajamento e grande força para prosseguir com ousadia em nossa caminhada. Histórias estas que são condensadas em obras antológicas são partes de uma literatura clássica que permanece em nosso presente tempo com um precioso valor, especialmente com um objetivo evangelístico e missionário. Existem grandes obras de missão e de evangelismo publicadas em terras brasileiras, mas dentre estas, encontra-se uma que trancendeu os limites das fronteiras nacionais e internacionais, chegando a ser uma obra de estudo para realizar missões evangelísticas. A obra da qual estamos nos referindo é A Cruz e o Punhal, do pastor David Wilkerson, antigo líder da Times Squares Church (Igreja da Times Square  - Nova Iorque - EUA). Esta obra clássica e tão marcante no Brasil e no mundo é a referência da sugestão de leitura da semana do mês de Julho de 2020. Prossigamos em conhecer esta obra com um conteúdo tão riquíssimo e que enche-nos de alegria os nossos corações ao decorre da leitura do ministério evangelístico do pastor David.

O Autor da Obra

David Ray Wilkerson nasceu em 19 de Maio de 1931, na cidade de Hammond, no Condado de Lake, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos. Os seus pais eram Pentecostais e viviam num lar cheio de bíblias e orações. O seu avô Jay Wilkerson e o seu pai Kenneth Ann Wilkerson eram evangelistas e exerceram forte influência na vida do pequeno David. Depois que findou os estudos na escola secundária, ingressou no Central Bible College vinculado à Assembleia de Deus, na cidade de Springfield, no Estado do Missouri.

O jovem David iniciou o seu ministério com 14 anos de idade, ministrando diversos sermões. Em 1953, aos 22 anos, casou com Gwen Wilkerson que já conhecia desde a sua adolescência. O casal partilhou a vida comum durante 58 anos até a morte do pastor David Wilkerson em 2011. Da união matrimonial nasceram os filhos: Debbie, Bonnie, Greg e Gary. Depois de casados, David Wilkerson pastoreou diversas igrejas locais nos distritos de Scottdale e Philipsburg, no Estado da Pensilvânia.
Em 1959, aos 28 anos de idade enquanto pastoreava uma Assembleia de Deus, foi impactado com uma matéria veiculada pela Revista Life acerca de menores infratores integrantes da gangue "Dragões" da cidade de Nova York. David Wilkerson cresceu em regiões tranquilas dos Estados Unidos e aquela matéria jornalística parecia inacreditável. Ficou revoltado com os assassinatos cometidos pela gangue. O seu coração ficou cheio de encargo por aqueles jovens, desejava ardentemente apresentar o evangelho de Cristo e resgatar a sociedade nova iorquina.

A Obra e a sua Influência

Nova York era uma desconhecida, exceto por algumas visitas à Estátua da Liberdade. Desconhecia as características do público jovem. Os receios eram muitos, mas o chamado celeste para empreitar uma obra cristã no coração de Nova York era muito consistente. O jovem pastor, realizou vários cultos ao ar livre, ministrando boas novas ao público jovem. O Teen Challenge "Desafio Jovem" foi fundado em 1960. Wilkerson alcançou projeção nacional nos Estados Unidos em 1963, depois da publicação do livro "A Cruz e o Punhal". O livro retrata o início do seu ministério nas ruas violentas de Nova York. Atualmente, é considerado best-seller, com mais de 50 milhões de cópias publicadas em mais de 30 idiomas. Foi considerado um dos 100 livros cristãos mais importantes do Século XX. A Revista Christianity Today incluiu o livro "A Cruz e o Punhal" entre os 50 melhores livros para a formação do leitor evangélico. O reverendo David Wilkerson começou seu ministério em meados de 1958 pregando para pessoas marginalizadas nos subúrbios de Nova Iorque e teve grande sucesso principalmente após a conversão de Nick Cruz que era um chefe de uma temida gangue local. O seu livro autobiográfico A Cruz e o Punhal conta exatamente esse período de sua vida que durou 5 anos.

O Impacto Mundial da Cruz e o Punhal 

O livro virou filme em Hollywood, registrando 50 milhões de espectadores. As filmagens foram fiscalizadas diretamente por David Wilkerson. O ator que interpretou o pastor Wilkerson foi aceito depois de muitas orações e entrevistas. Muitos estudiosos, críticos e historiadores, consideram que o livro "A Cruz e o Punhal" alterou a evangelização do mundo ocidental, inspirando muitos cristãos a testemunharem a sua fé. O movimento Católico-Carismático e o Evangelicalismo-Pentecostal foram muito influenciados pelo best-seller. Em 1967, David Wilkerson iniciou o Youth Crusades (Cruzadas Juvenis) direcionado aos adolescentes de classe média que viviam aborrecidos e inquietos em busca das drogas, da violência e da anarquia. Muitos jovens cristãos demonstraram entusiasmo e consagração ao serviço Cristocêntrico de evangelização. O ministério Teen Challenge (Desafio Jovem) alcançou jovens e adultos em todo o mundo. O impacto mundial do ministério é alvo de pesquisas e documentários, e os seus resultados são impactantes. O Desafio Jovem é o maior, mais antigo e bem sucedido programa de recuperação antidrogas, alcançando mais de 170 centros de atendimento nos Estados Unidos e 250 em todo o mundo.

Por que ler o livro A Cruz e o Punhal?

A leitura deste é recomendada pelo fato de David Wilkerson escrever uma autobiografia de cunho missionário e evangelístico, exortando e incentivando aqueles que amam realizar missões e praticá-la de modo e agradar à Deus e tributar à Ele toda a sua glória. Desde o movimento carismático católico, passando pelos reformados e chegando até os pentecostais, todos os movimentos conhecidos da época como evangélicos foram impactados e influenciados pelos trabalhos missionários de David Wilkerson em Nova Iorque e posteriormente os seus trabalhos de recuperações de jovens dos vícios das drogas e da sua evangelização entre eles. Muito além de ser uma obra contando a sua própria história, o reverendo wilkerson conta a história sobre o desenvolvimento do trabalho de missões em um dos maiores centros urbanos dos Estados Unidos da América e como o Senhor pode utilizar um homem para trazer milhares á sua presença com um coração quebrantado e contrito. Vale muito a pena ler esta obra e ela sem dúvidas nenhuma, é extremamente recomendada como leitura para todos que querem aprender à fazer missões, testemunhar publicamente a sua fé perante á todos e o mais importante, dedicar totalmente sua vida ao Criador e Mantenedor de Todas as Coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário