quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Comentário Bíblico Mensal: Dezembro/2020 - Capítulo 5 - Eliseu - Referencial de Conduta Cristã

 




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Marcos 13.33-37

33. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
34. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
35. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
36. Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
37. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.

Momento Interação

Prezados estudantes da Palavra de Deus, chegamos ao final de mais um Comentário Bíblico Mensal e consequentemente, ao final de mais um. Estudamos diferentes temáticas e com diversas análises e observações. O crescimento espiritual e bíblico tem como fundamento na busca de mais intimidade com o Senhor, e pela constante pesquisa,  e intensa dedicação às Sagradas Escrituras. Assim haverá o crescimento na graça que há em Cristo Jesus e a maturidade espiritual que precisamos para a nossa perseverança até o fim. Encontramo-nos em um mundo repleto pelo relativismo, pragmatismo e ecumenismo. Os referencias dos cristãos ver se perdendo aos poucos com o acúmulo dos referencias no mundo. A Bíblia mostra uma galeria de heróis da fé que foram até o fim, ainda que com lágrimas e dores. Estes referenciais precisamos ser para que a próxima tenham pessoas em que possam se espelhar. Deus vos abençoe e até o próximo ano.

Introdução

Neste último capítulo estudaremos sobre o referencia de Eliseu como modelo de conduta cristã para os nosso dias. Ao estudarmos a sua vida e o seu ministério de poder em palavras e de milagres, compreenderemos a suma importância da intimidade que devemos ter com o Senhor e nos afastarmos do mundo. O mundo passará com tudo que nele há, mas as suas palavras e a sua preciosas presença sempre permanecerá para com os seus (Mt 28.20). Observemos sobre como ao observarmos a vida do profeta Eliseu, encontraremos preciosas lições para uma vida de um verdadeiro cristão em Cristo Jesus.

I. Eliseu - Um Autêntico Homem de Deus

O exemplo do profeta Eliseu como um genuíno homem de Deus é ingável diante da sua história relata na Palavra do Senhor. Desde antes de suceder a Elias, percebemos a sua importância com que conduz a sua vida e sua caminhada com o Senhor com integridade e com fidelidade. Eliseu passa-nos o modelo em como os verdadeiros servos do Senhor devem se portar em meio a tempos difíceis e trabalhosos dando o seu testemunho diante de Deus e dos homems.

1. O testemunho diante dos filhos dos profetas. Seu testemunho diante dos profetas não mudou mesmo depois de ele suceder a Elias. Com o profeta Elias, Eliseu o acompanhava em seu ministério profético e o servia fielmente (1 Rs 19.19-21). Após a ascensão do profeta Elias, Eliseu deveria confirmar o seu ministério profético aos filhos dos profetas, e a separação das águas do Jordão foi a confirmação que o Senhor concedeu ao seu profeta para mostra a Israel que aquele é o sucessor de Elias: "Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra" (2 Rs 2.15). O seu testemunho profético aos filhos dos profetas permaneceu fiel não se ensoberbecendo nem mesmo se considerando superior, mas um servo do Senhor realizando a vontade do altíssimo.

2. O testemunho diante da mulher sunamita. Ao se deparar com a mulher sunamita, Eliseu sempre se detinha em sua casa para se alimentar do pão que a mulher lhe oferecia. Seu testemunho era de tal maneira ilibada que a própria mulher disse ao seu marido que ele realmente era um homem de Deus: "Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus" (2 Rs 4.8,9). Seja pelas ruas ou em casa de pessoas da nação, Eliseu mostra que a sua personalidade não muda seja em lugares remotos ou entre os seus patrícios.

3. O testemunho diante dos três reis. A guerra entre Moabe contra Edom, Israel e Judá estava para haver início, e sem a terem quem recorrer, Josafá avisa aos reis de Israel e de Edom que tinha uma pessoa com quem eles poderiam contar, e os ajudariam naquela batalha como profeta do Senhor. Josafá passa aos dois reis a biografia irrepreensível de Eliseu com detalhes da sua ética e de sua moral: "E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele" (2 Rs 3.11,12). O rei Josafá passa para os outros reis o testemunho de Eliseu em sua casa e em seu ministério. A vida e a integridade de Eliseu com o decorrer do tempo não teve variações nem mudanças. Buscou fazer apenas uma coisa só: cumprir somente a vontade do Senhor.

II. Eliseu - Um Autêntico Ministro da Palavra

A Palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática. É a palavra do Senhor que nos guia e direciona os nosso caminhos. Através do tempo, o Senhor utilizou homens e mulheres que ministravam somente aquilo que deveria ser dito da parte do Senhor, nem uma palavra mais, nem uma palavra a menos. Por isso, observamos que somente os verdadeiros ministros da Palavra de Deus foram usados em fidelidade e integridade para com o Deus Vivo. Eliseu foi um destes importantes ministros da mensagem divina ao povo.

1. A Palavra de Deus é a Verdade. Eliseu em seu ministério profético falava somente aquilo que o Senhor lhe permitia. A sua vida era orientada pela Palavra de Deus e o Deus da Palavra. Eliseu ministrava ao povo com poder e fé não as suas palavras, mas a Palavra do Senhor. O compromisso de Eliseu era com a Palavra de Deus e o Senhor velava para a cumprir (Jr 1.2). Pela vida de Eliseu, entendemos que a vida de um profeta e de um ministro da palavra do evangelho é o compromisso fiel com a Palavra de Deus. Devemos dizer somente aquilo que nos consta da parte do Senhor em sua mensagem nas Escrituras, e não em nossas palavras pois quem nos guia e orienta a ministrarmos a mensagem divina é o Espírito Santo de Deus (Lc 12.8-12).

2. A Falsa Mensagem dos Falsos Ministros. O Senhor Jesus nos informou que nos últimos dias, se levantarão muitos falsos profetas e muitos que se autoproclamaram o próprio Cristo (Mt 24.4,5,11). Paulo falando a Timóteo disse "que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" (1 Tm 4.1,2). Muitos virão com uma falsa mensagem de um outro evangelho dizendo ser a verdadeira mensagem. Por conta disso, percebemos o acúmulo no Brasil e no mundo de falsos mestres e falsos profetas que se intitulam representantes de Jesus na terra. Assim como nos tempos do Antigo Testamento, em que haviam os profetas de Baal à serviço de Acabe e de Jorão, seu filho, muitos falsos mestres e profetas se encontram a serviço de Satanás, e devemos combater estes falsos ministros do evangelho com o verdadeiro evangelho (Jo 14.1-6).

3. Eliseu - um referencial no ministério da Palavra. Eliseu proclamava a mesma mensagem toda vez que saíam as palavras da sua boca: "Assim diz o Senhor...". Muitos falsos mestres e falsos profetas se infiltram no meio do povo de Deus travestidos de homens fiéis na mensagem divina, mas que no fim demonstram serem disseminadores e heresias e de modismos. Assim como Eliseu e os profetas fizeram, devemos nós enfatizarmos que o Senhor não tem compromisso com as nossas palavras. Deus apenas tem o compromisso com a sua Palavra.

III. Eliseu- Um Autêntico Profeta do Senhor

O ministério de Eliseu como profeta do Senhor em Israel é inquestionável tanto pelas suas palavras quanto pelas suas obras maravilhosas em prol da nação no poder do espírito de Deus. A autenticidade do profeta jamais foi questionada através dos tempos, ainda que existam céticos duvidando dos feitos do santo homem de Deus. Eliseu demonstra em seu ministério a importância da sua responsabilidade como profeta no poder de Deus, para cumprir os desígnios do Senhor.

1. Profeta Aprovado. A aprovação do ministério de Eliseu não foi de Elias, nem dos filhos dos profetas ou da própria nação. Quem testificou que Eliseu era um profeta foi o Senhor quem o elegeu para tal responsabilidade a a partir de Elias (1 Rs 19.16). Deus colocou Eliseu no lugar de Elias mostrando desde o Jordão aonde iniciou o seu ministério, até a presença dos reis, que o Senhor escolhera como um grande profeta para ministrar a nação sobre o caminho que eles devessem seguir.

2. Um Ministério Profético de Excelência. É completamente indiscutível que o ministério de Eliseu foi sobremaneira mais excelente que o de Elias. Literalmente em sua forma dobrada, o seu ministério foi mais longínquos com mais sinais e manifestações poderosas do Senhor perante as nações e os reis. Muitos milagres foram realizados pelas mãos de Eliseu, bem como ministrou a muitas pessoas, sempre afirmando que quem realizava tais ações era o Deus Vivo e Verdadeiro (At 17.31).

IV. Eliseu - Referência para os Nossos Dias

Eliseu é um dos grandes heróis da fé com uma lista de feitos sublimes no poder do Senhor. É um dos homens dos quais o mundo não era digno. Sem exemplo de fé e de fidelidade ao Senhor se torna uma grande referência para os dias atuais, em que se encontram turbulentos e trabalhosos para os discípulos de Cristo Jesus.

1. Eliseu - Um homem de intimidade com Deus. Eliseu é para nós exemplo de intimidade com o Senhor. Não fazia uma atitude sequer sem a presença ou a bênção de Deus. Tudo em sua vida era uma conformidade com o Altíssimo. Em tempos bastante difíceis, necessitamos de uma busca por uma intimidade com o Senhor. A falta de intimidade afasta-nos do Senhor, fazendo-nos sermos áridos em nosso ser e viver. Só podemos obter uma vida como um manancial na plena presença gloriosa de Deus de forma constante. A intimidade de um cristão com o Senhor é uma vida voltada para os planos de Deus em conformidade e novidade de vida.

2. Eliseu - Um referencial de fidelidade com Deus. Fidelidade é lealdade incondicional ao Deus Vivo. É um compromisso único, no qual a pessoa deve levar até o fim, como o Senhor o faz. Se há uma crise pela qual passamos nos dias atuais, é a falta de fidelidade, conforme disse Cristo: "Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào" (Mt 24.10). Devemos ser fiéis aquele que nos prometeu que voltará para buscar a sua amada Igreja.

Conclusão

O profeta Eliseu é um exemplo a ser seguido para os cristãos de nosso tempo. Ainda falho como homem, buscou ele se portar de maneira que agradasse a Deus, se santificando e vivendo uma vida a qual o Senhor obteria prazer nele. Em tempos de dificuldades, o Senhor sempre levantou e sempre levantará, homens e mulheres fiéis em sua mensagem e em suas obras, buscando somente glorificar o seu Nome e engrandecendo-o. Assim como Eliseu, busquemos cada vez mais a presença de Deus conforme se encontra no Livro de Neemias: "Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Tu és o Senhor, o Deus, que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão" (Ne 9.6,7).



Sugestão de Leitura da Semana: ROGÉRIO, Marcos. Credo & Conduta. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário