domingo, 13 de dezembro de 2020

Como confiar em Deus


 

O Salmo 46 ensina o cristão a confiar em Deus em meios as tempestades da vida. Lutero fez o hino “Castelo Forte” com base nele. Podemos perceber que, além de o Salmo ensinar a confiar em Deus, ele também direciona há uma vida de gratidão ao Senhor.


Nesse texto, extrairemos algumas lições que esse precioso Salmo tem a nos instruir como podemos depositar nossa confiança em Deus.


Deus é o nosso refúgio e fortaleza


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações (Sl 46:1).


Primeiramente, o cristão deve entender que Deus é a sua proteção em meio as tribulações da vida. Além disso, ele tem que confiar que o Senhor é o seu socorro bem presente nas aflições, como disse o salmista: “não temeremos ainda que à terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares (Sl46:2)”. Por que o cristão não deve temer? Porque Deus é o seu refúgio e fortaleza, o Senhor cuida do seu povo e é bondoso com ele. Portanto, confie no Senhor.

Deus ajuda o seu povo


Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã (Sl 46:4,5).


Segundo, o cristão deve entender que a presença de Deus estar no meio de seu povo. Nada pode abalar o povo de Deus, pois o Senhor o guarda de todo o mal, Jesus mesmo assegurou: “estou com vocês todos os dias e até o fim dos tempos (Mt 28.19).” Além do mais, o Salmo demonstra que Deus “ajudará desde o amanhecer.” O Senhor ajuda o seu povo a vencer as batalhas da vida, fortalecendo em tempo de crise e de desanimo. Dessa forma, o crente precisa olhar para o alto, isto é, para o Senhor porque é dEle que vem o auxílio.


As obras de Deus


Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra (Sl 46:8).


Terceiro, o cristão deve olhar para as obras do Senhor. Olhar para as obras do Senhor é voltarmos para a palavra de Deus, contemplar os feitos poderosos que o Senhor realizou no passado e que continua no presente. Isso elevará a mentalidade do cristão a confiar mais em Deus, principalmente entendendo os seus atributos, compreendendo o quão grande é o Senhor e poderoso em toda terra. Ademais, devemos nos aquietar e saber que o Senhor é Deus, ou seja, confiar que Ele luta em favor do seu povo amado.


Conclusão

Em síntese, essas são lições que podemos tirar desse salmo. Deus é o nosso refúgio em meios as tribulações. Deus ajuda o seu povo com a presença do Espírito Santo na vida do cristão. Precisamos olhar para as obras de Deus por meio da sua Palavra para elevar nossa confiança a cada dia mais nEle.


Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário