terça-feira, 23 de março de 2021

Atravessando as Fronteiras de Samaria (João 4.1-6) Parte 1

 




Por Carlos Alberto Junior



“E era-lhe necessário passar por Samaria”.

 A bíblia relata que Jesus Cristo, juntamente com seus discípulos, percorria por vários lugares, como cidades, províncias e tribos. Podemos citar inúmeras cidades e lugares, onde o filho de Deus realizava seus feitos, Cafarnaum, por exemplo, foi um lugar, em que as autoridades se maravilharam da sua doutrina. Em Marcos 1:21-28; Jesus repreendeu um espirito imundo, que, atormentava um homem, os religiosos da sua época, se maravilhavam, ao ponto de dizer: Que isto? {...} Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! (ACF, 1995). 
   
Os milagres de Jesus era visto por muitos, o evangelho estava sendo anunciado, se citamos alguma restrição no que tange a obra da evangelização, podemos encontrar algumas situações em, que, o próprio Jesus recomenda que o discípulos não percorresse lugares gentílicos e nem em cidade de samaritanos (Ler Mateus10.5); mas quando lermos João 4.4, Jesus disse que era necessários passar por Samaria, então fica uma pergunta a ordem de evangelização era para todos ou exclusivamente a um povo em especial aos judeus? 

Segundo o Manual de Dificuldades Bíblicas: 

Tais ordens aparentemente contraditórias referem-se a dois períodos diferentes. É verdade que a missão original de Jesus foi para os Judeus. Mas as Escrituras testificam que ele “veio para o que era seu, e os não receberam” (Jo 1.11). A posição oficial dos judeus foi a de rejeitá-lo como o seu Messias, e crucificaram-no (Mt 27; Mc 14; Lc 22; Jo 18). Foi depois da crucificação e ressureição de Jesus, portanto, que a missão dos discípulos passou a ser ir às nações, cumprindo-se, assim, as profecias quanto aos gentios. Dessa forma, o apostolo Paulo pôde dizer aos cristãos de Roma que o evangelho era “primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16). Por causa de sua rejeição a Jesus, a nação de Israel foi cortada (Rm 11.19), mas, quando futuramente se completar a "plenitude dos gentios” (11.45), então Israel será enxertada de novo (11.23,26). É certo que, mesmo tendo sido a missão de Jesus oficialmente para os judeus, ele não negligenciou os gentios. Ele curou a filha da mulher sírio-fenícia (Mc 7.24-30) e saiu para ministrar à mulher samaritana (Jo 4). Ele disse a seus discípulos de antemão que a sua obra (a ser feita por intermédio deles ) iria alcançar os gentios (Jo 10.16), e a sua grande comissão foi para que fizessem discípulos de todas as nações (Mt 28.18-20). Mas, tanto por uma questão de prioridade com o tempo, a mensagem de Cristo veio primeiro para o judeu e depois para o gentio.1 A própria Samaritana afirmou que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar (Jo 4.20), isto é, o povo judeu tinha um lugar especifico de adoração, a cidade santa, era o centro das atenções, pois, neste lugar, eles aguardavam o Messias. Mas o que nos chama atenção, e que nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas),eles não menciona a passagem onde o Mestre evangelizou a Samaritana, acredito que  no livro de João, diferentemente dos outros evangelhos, ao citar essa passagem, ele nos mostra o compromisso de Jesus Cristo também com os gentios, e samaritanos, lendo o evangelho de João 4 perceberemos a mensagem evangelística que atravessou as fronteiras de Samaria.

ENTRANDO EM SAMARIA

Imagine um lugar onde quase ninguém queria entrar, percorrer ou visita-lo, lugar esse chamado Samaria. Diferente de muitas cidades que Jesus e seus discípulos andavam, esse foi o lugar escolhido para uma evangelização particular, isso se tornaria inédito, a ponto dos próprios discípulos de Jesus se maravilharem (Ler João 4.27). Essa “cidade foi fundada em aprox. 880 a.C., por Onri, rei de Israel. Permaneceu como a capital do reino do norte ate a sua queda em 722/21 a.C.2  A Bíblia menciona poucas vezes o contexto samaritano no NOVO TESTAMENTO, mas aos lermos o evangelho de João no seu capitulo 4, encontramos um texto onde iremos entender o porquê os samaritanos eram excluídos da sociedade judaica, Jesus apresentou o evangelho a uma pecadora de forma particular, isso mesmo, mas por que Jesus não anunciou o evangelho do reino a multidão como de costume? Iremos encontrar resposta examinando o texto de João 4 .

JESUS E JOÃO BATISTA

Antes de Jesus Cristo atravessar Samaria, ao lermos João 4, nos versículos 1e 2, os Fariseus tinham ouvido falar que Jesus fazia e batizava mais discípulos que João Batista, isso se deu pelo fato do testemunho descrito no capitulo 3 do evangelho de João. Quando o Messias veio ao mundo, o anúncio da sua mensagem foi anunciado por um homem que aguardava a chegada do filho de Deus, este era João o (Batista). As profecias referentes a João Batista com um profeta, que, anunciaria a Israel o advento do Messias são inúmeras, uma delas se encontra em Malaquias 3.1, João Batista é o mensageiro que prepará o caminho do filho de Deus: Como está escrito nos profetas; Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual prepara o teu caminho diante de ti [...] Apareceu João Batista no deserto, e pregando o batismo de arrependimento [...] Marcos 2.2-4. (Acf).

 João Batista estava anunciando a mensagem de arrependimento (Ler João 3); ele era apenas a voz que clamava no deserto conforme profetizado por Isaias, uma das suas missões foi apresentar o nosso Senhor Jesus Cristo ao povo de Israel, isso se cumpriu, a Bíblia diz que ele viu o Cordeiro de Deus: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1.29. 

João Batista batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão (Ler Mateus 3. 13 ao 17 ), tudo se cumpriu conforme o Profeta Isaias disse: Eis o meu servo, quem sustento, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma, pus o meu espirito sobre ele; ele trará JUSTIÇA AOS GENTIOS(Isaias 42.1); Jesus precisava ser batizado por João Batista para que se cumprisse toda a justiça (Ler Mateus 3.15); essa justiça representava o evangelho sendo alcançados por outros povos, incluído judeus, gentios e samaritanos. No livro de Mateus 28.19, Jesus nos ensina a fazer discípulos de todas as nações, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo.  Devemos fazer discípulos, para depois ensinamos o real sentido do Batismo nas aguas, a missão de Jesus foi anunciar a sua mensagem as nações, Jesus foi batizado por João, para nos mostrar a importância desse ato. Em João 4.1 diz ,que, Jesus fazia, e batizava mais discípulos do que João, em continuação, no versículo 2, o texto se expressa dessa maneira : (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos); fica uma pergunta quem batizava de fato, Jesus ou os seus discípulos? 
 
Resposta:

De fato ao examinamos o texto de João 2.22, Jesus não batizava, mas sim os seus discípulos, lendo o verso 26 do capitulo citado, temos um questionamento, devido o fato de Jesus e seus discípulos terem mais seguidores que João Batista, mas o próprio João Batista afirma que é necessário que Cristo cresça e ele diminua. Em outras palavras o ministério de João Batista estava se cumprindo não só pela sua pregação no deserto, mas pela chegada do Messias.

E SAMARIA? JOÃO 4.3

Depois que Jesus e seus discípulos apareceram nas terras da Judéia, sua missão muda de trajeto, o destino agora é Samaria, sim isso mesmo! Mas se lermos o texto de João 4.3, nos dar a entender, que, o Mestre amado tinha um compromisso em ir à Galileia: Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galileia (João 4.3). A expressão “foi outra vez" é classificado como uma locução adverbial significa que, Jesus já havia estado na Galileia. 

ERA NECESSARIO PASSAR POR SAMARIA, JOÃO 4.4.

A expressão necessário pode ser vista como indispensável, ou seja Jesus não iria perder tempo em Samaria, Ele não iria dispensar a oportunidade de evangelizar uma samaritana. Nenhum dos evangelhos sinóticos menciona Jesus Cristo indo falar de forma diretamente com uma pessoa de origem samaritana. Segundo o Comentário Bíblico do Novo Testamento, Wiliam Macdonald: Samaria estava na rota principal entre a Judéia e a Galileia. Mas pouco judeus usavam a rota direta. A Região de Samaria era tão desprezada pelo povo judeu que muitas das vezes faziam uma volta pela Peréia para chegar ao norte, na Galileia. Assim, quando nos é dito que para Jesus era necessário atravessar a província de Samaria, a ideia não é tanto que ele foi compelido a fazer isso por considerações geográficas, mas pelo fato de que havia uma alma necessitada em Samaria que ele podia ajudar. 3 Dentre inúmeros lugares Jesus poderia ir, como a Galileia, Cafarnaum e outras cidades onde a multidão o acompanhava, não obstante, Jesus escolheu um lugar pouco desejado pelos judeus, isto é Samaria, todavia existia um propósito em dizer ( era necessário passar por Samaria). Uma obra de evangelização pessoal aconteceria em SICAR, através do evangelho, uma pecadora passaria a conhecer o Messias, a necessidade de evangelizar deve está em nossos corações, ao olhar um pecador não com desprezo, mas com amor e misericórdia.

A CIDADE DE SICAR, JOÃO 4.5.

Quando Jesus decidiu ir a Samaria, Ele parou em uma cidade chamada Sicar. Situada no lado leste do monte EBAL, na estrada que ia de Jerusalém à Galiléia (Jo 4.5).4 Nessa mesma cidade existia uma herdade que Jacó tinha dado ao seu filho José, descrito em Genesis 33: 18-19 e 48.22. Essa cidade pode ser identificada como a antiga Siquém. Aquele poço era um meio de escape social para aquela Samaritana (adultera), devido o preconceito de outras mulheres da aldeia, ela decidi ir ao meio dia tirar agua do poço, isto é quando pouca gente circulava nesse horário ( Paráfrase minha).

A FONTE DE JAÇÓ, JOÃO 4.6.

Já cansado da viagem, o Mestre amado, assentou-se assim junto da fonte (poço) de Jacó, esse poço provavelmente media 39 metros de profundidade. Jesus Cristo estava em um lugar onde existiam pessoas desprezadas, na hora sexta, ou seja, ao meio dia do calendário judaico, Ele estava disposto a passar fome para evangelizar a samaritana. Sempre devemos estar disposto no que tange a obra de evangelização, você abriria mão de um almoço para evangelizar em pleno meio dia? Fazer o ide não ir a lugares específicos ou horários nobres, mas se prontificar em situações que serão difíceis, o exemplo de Jesus, faz nos enxergar o quanto precisamos renunciar barreiras sociais e egocêntricas. Vida de Missionário não é turismo e nem mar de rosas, nem sempre teremos bonificações ou regalias, enquanto Jesus evangelizava, os discípulos estavam em outro lugar, preocupados em o que comer, mas a resposta veio dessa forma: Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou... João 4.34; ou seja, Deus, enviou o seu filho amado para salvar os pecadores, inclusive para o povo de Samaria. 

CONCLUSÃO

No Evangelho de João 4  e versos 1 ao 6, temos um grande exemplo de evangelização, Jesus Cristo nos mostrou que as barreiras sociais devem ser quebradas, a nossa exposição mostra que, Samaria ainda não era vista com um olhar de compaixão pelos judeus da época de Jesus. O grande protocolo está a ser quebrado, nos próximos artigos, iremos aborda o evangelismo pessoal entre Cristo e a Samaritana, desde o por que da falta de comunicação dos Judeus e Samaritanos, até o anuncio missionário em Samaria, pela antes menosprezada samaritana.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
1. MANUAL DE DIFICULDADES BÍBLICAS, Norma Geisler e Thomas Howe. Traduzido por Miltom Azevedo Andrade. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

2. Dicionário de Jesus e dos evangelhos, César Vidal Manzanares. tradução de Fátima Barbosa de Mello Simon. Aparecida, SP: Editor Santuário, 1997. p.307).

3. MACDONALD. Wiliam, COMENTÁRIO BÍBLICO POPULAR/NOVO TESTAMENTO. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. p. 250.)

4. DICIONÁRIO BÍBLICO DE ALMEIDA.1999, Sociedade Bíblica do Brasil).

5. ACF, BÍBLIA ALMEIDA CORRIGIDA FIEL, SOCIEDADE BÍBLICA TRINITARIANA DO BRASIL. 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário