Por Leonardo Pereira
Bunyan de forma magistral relata a história da esposa de Cristão e seus filhos rumo a Cidade Celestial. Ressaltando (1) a vida em comunidade, (2) a graça estendida aos fracos, (3) a necessidade da oração e as carências que decorrem da falta dela e (4) a importância da liderança cristã, Bunyan revela teologicamente algumas analogias do primeiro livro. Cabe também ressaltar que este livro é mais profundo e explícito teologicamente que o primeiro, ressaltando a questão da justiças de Cristo. Assim como no livro O Peregrino, A Peregrina também trata do caminho árduo, porém gratificante, dos que decidem segui a Cristo rumo a Cidade Celestial. Muitos perigos aguardam aqueles que dão as costas para o mundo e seus prazeres para terem uma vida eterna com seu Senhor. Pois tais perigos fazem parte do processo de libertação, porque o diabo nunca ficará feliz com a perda de seus escravos e lutará para recuperá-los. O companheirismo é algo forte neste livro. Mostrando que aqueles que se encontram na mesma jornada, devem se apoiarem para juntos alcançarem a promessa, a vida eterna. Como um corpo que trabalha em completa harmonia!
O Enredo
A história e a continuação do livro o peregrino que após chegar a cidade celestial, sua esposa e filhos se arrependem de serem fracos e não terem o acompanhado. Então tomam a decisão de seguirem a mesma jornada, junto com sua vizinha Misericórdia. No caminho se deparam com muitos aprendizados e testemunhos que seu marido cristão deixou pelo caminho e as transformações que ocorreram em alguns lugares depois de suas lutas, como a mudança nas pessoas da cidade onde o Fiel foi morto no primeiro livro. No caminho muitos vão se juntando a jornada, formando um grupo grande de peregrinos. Mostra também o amadurecimento na formação de seus filhos ensinando o caminho certo que devem trilhar. Finaliza com a glória de alguns dos peregrinos sendo convidados para se juntar a cidade celestial. Escrito há mais de 300 anos e ainda continua encantando. Vale a pena a leitura dos dois.
Opinião
Acredito que este livro deveria ter mais reconhecimento. A história trata-se de uma continuação do primeiro livro, conta como Cristiana, esposa de Cristão, juntamente com seus filhos e sua amiga, seguem em peregrinação. É interessante como as personagens se desenvolvem, como elas vão aprendendo e crescendo espiritualmente também. Não foi nada fácil pra eles, pois tiveram que passar por muitas dificuldades até chegarem no reino de Deus, e assim, é a história de um peregrino, enfrentando os obstáculos do dia a dia, se mantendo firme diante deles. Esse livro, juntamente com a Bíblia Sagrada, são verdadeiros guias, que deveriam ser lidos por todos aqueles que estão trilhando essa caminhada. Assim como a parte 1, um excelente livro, e digo até necessário para o cristão que busca viver uma vida dedicada a Deus, mergulhe na bíblia e leia bons livros, esse livro é bem mais curto e com menos confrontos em comparação ao outro, leiam juntos como continuação e você vai conseguir desfruta-lo melhor , um complemento ao primeiro.
Recomendação
“O Peregrino: parte 2” ou simplesmente “A Peregrina” narra os fatos ocorridos após a chegada do personagem Cristãos rumo à Cidade Celestial. Dessa vez quem sai em uma grande aventura é sua esposa e filhos. Eles se arrependeram de tê-lo ridicularizado e decidem seguir o seu mesmo caminho. Assim como o seu antecessor esta obra também é uma alegoria que representa a caminhada de um seguidor de Jesus Cristo durante a vida. A Peregrina tem seus próprios méritos e é uma história muito bem escrita, ela fecha algumas lacunas que foram deixadas abertas na trama e tem personagens tão bons como no primeiro livro. Através de uma narrativa simples e poética John Bunyan acerta outra vez no tom e nos traz uma história cheia de aventuras e reflexões. Um prato cheio para todo Cristão que busca uma literatura de qualidade e significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário