quinta-feira, 29 de abril de 2021

Recomendação Musical Evangelho Avivado - Álbum Somos (Sérgio Lopes)

 




Por Leonardo Pereira



Grandes álbuns musicais se destacam pela dinâmica e intensidade em sua riqueza técnica e artística. Sérgio Lopes faz isso como poucos e o seu álbum Somos é a prova de que um excelente conteúdo musical traz o objetivo primordial na vida de uma pessoa: levar aos ouvintes a mensagem bíblica de modo claro e cristalino. Somos é o vigésimo segundo álbum do cantor Sérgio Lopes, lançado de forma independente em dezembro de 2017. Após 3 anos desde seu último álbum inédito, o cantor Sérgio Lopes apresentou o seu novo trabalho, intitulado Somos. Com produção musical de Tiquinho Santos e do próprio Sérgio, a obra doze canções e inclui três instrumentais. O poeta buscou trazer neste álbum, elementos de base bíblica acerca da preocupação na vida humana para com o presente e o porvir. Analisemos um pouco mais sobre o álbum Somos de Sérgio Lopes, que é a nossa primeira recomendação musical no Blog Evangelho Avivado.

O Álbum em Sí

Somos tem como objetivo trazer aos ouvintes uma reflexão sobre a vida de uma pessoa no presente e no porvir. Lopes busca trazer em todo o seu álbum a seguinte mensagem: nossas vidas devem ser aproveitadas da melhor forma possível para Deus. Neste álbum o cantor traz uma reflexão voltada ao Livro de Eclesiastes, um livro bíblico escrito por Salomão que traz a história do já idoso rei que viveu uma vida de diversas formas, mas que no fim, relembra aos mais jovens e aos que pensam sobre suas vidas, que o necessário e o vital é ouvir a Deus e temer aos seus mandamentos pois este é o dever de todo homem. Com esta ideia já formada em sua mente, Sérgio Lopes brilhantemente monta o seu álbum de maneira progressiva, porém objetiva; dinâmica, porém simples; teológico, porém interativo. Poderíamos resumir somos da seguinte forma: Pense e repense bastante em sua vida presente com Deus, no decorrer dos anos e também no porvir com Ele pois isto é nossa responsabilidade; é a responsabilidade de todos nós. 

Destaques do Álbum

Entre o álbum recheado de composições belíssimas e uma instrumentalidade de nos emocionar e nos fazer chegar às lágrimas, destaco aqui para os leitores as canções Lembra do Teu Criador, Livre para Amar e Era uma vez um Rei. As canções Voz no Deserto e A Reconciliação nos levam a uma reflexão com o Altíssimo e são incríveis de ouvir. Somos vem com uma carga bíblica e emocional muito forte. Sérgio Lopes buscou trazer as canções do exterior do homem para o interior, da mente para o coração, da emoção para a razão. 

Recomendações ao Ouvir o Álbum

Recentemente o poeta Sérgio Lopes disponibilizou Somos em seu canal oficial no YouTube para ouví-lo gratuitamente. No entanto, algumas considerações devem ser feitas aqui para o maior aproveitamento em ouvir este álbum. A primeira recomendação de todas é escolher em qual plataforma ouvir o álbum: pode ser uma plataforma digital, caseiro (para aqueles que ainda possuem um som para escutar em CD, particularmente sou um deles (risos)), ou no próprio YouTube como já dito anteriormente. A segunda recomendação é ouvir o álbum de modo tranquilo. Desligue o celular, a televisão ou algo que possa atrapalhar a sua interação ao ouvir o álbum. Tenha a certeza de aproveitá-lo ao máximo. E a terceira e a última recomendação é que você possa ouvir sem uma crítica intensa sobre o álbum. Sérgio Lopes não teve a pretensão em ser perfeito nesta obra e este nunca foi o objetivo dele. Contudo, pelo enredo do projeto muito bem elaborado, concluiu sim o seu objetivo e nos brinda com este riquíssimo conteúdo em nossas vidas. Somos é uma obra prima que deve ser prestigiada e muito bem aproveitada enquanto vivermos.


Referências: 

LOPES, Sérgio. Somos. Artigo publicado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Somos_(%C3%A1lbum_de_S%C3%A9rgio_Lopes). Acesso dia: 26/04/2021.

Supergospel. Sérgio Lopes lança obra inédita - Somos. Artigo publicado em: https://www.supergospel.com.br/sergio-lopes-somos_9391.html. Acesso dia: 26/04/2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário