sábado, 15 de maio de 2021

Comentário Bíblico Mensal: Maio/2021 - Capítulo 3 - A Promessa de um Grande Profeta

 




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Deuteronômio 18.15-22


15. O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

16. Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.

17. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.

18. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

19. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

20. Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

21. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?

22. Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.


Momento Interação

Na primeira parte de Deuteronômio capítulo 18 vemos a expressão do cuidado de Deus com os sacerdotes e levitas que serviam no Tabernáculo, o Senhor ordenou que eles se alimentassem do que fosse apresentado como oferta queimada. O motivo para isso, é que os Levitas não tinham direito a nenhuma porção de terra em Canaã, mas tudo quanto fosse consagrado ao Senhor, pertenceria a eles. Ele cuida generosamente daqueles que dedicam sua vida para servir no santuário de maneira genuína e dedicada. Vemos aqui, que a vontade de Deus é que seus servos sejam bem cuidados pela Igreja e vivam de maneira digna, não miseravelmente. Na parte final do capítulo, temos uma das profecias mais contundentes do Antigo Testamento, referente a Jesus Cristo. Dos versículos 15 a 22, o Senhor diz que levantará entre eles um grande profeta, maior do que o próprio Moisés. Em Jesus vemos esta profecia plenamente cumprida. O Senhor fez coisas maiores do que Moisés, ele venceu a tentação, o pecado, o Diabo e por fim, a morte. Ele é o princípio e o fim!

Introdução

No Livro de Deuteronômio, temos um vislumbre maravilhoso do aparecimento do redentor de Israel e da Igreja. Moisés, ao transmitir sua mensagem ao povo hebreu, o profeta fala que futuramente o Senhor levantaria um profeta semelhante à ele, em palavras, obras e características. Este profeta haveria de trazer-lhes uma mensagem poderosa. Mais do que a mensagem, sua pessoa era e é, extremamente vital no plano da redenção do povo que jazia em trevas, imersos no pecado e distantes de Deus. Neste capítulo, estudaremos a profecia de Moisés  sobre o levantar deste grande profeta na nação semelhante à ele, com reflexos para o decorrer da nação de Israel, sobretudo também para a Igreja.

I. Um Surgimento de um Poderoso Profeta

Atualmente o conceito de profecia e de profetas (o ministério profético), tem sido muito defasados em virtudes de polêmicas e discordâncias deste importante ministério à serviço do povo de Deus. Contudo, tal ministério e sua atividade são de grande contribuição, pois por intermédio deles, o Senhor abençoa o seu povo, edifica a cada um, e os exorta através do ministério profético com toda longanimidade e doutrina, mediante à Palavra Divina. Moisés ensina-nos que o ministério profético e a sua atuação, tem o seu papel ratificados por Deus, por intermédio da sua Palavra.

1. É o Senhor quem levanta Profetas. Os profetas verdadeiros foram levantados por Deus com uma única missão: a divulgação da mensagem divina à todos aqueles à quem enviava os seus arautos. Com uma generalização do ministério profético e a sua atividade, surgem constantemente profetas que devem ser postos à prova (cf. Dt 18.20-22). Os profetas levantados por Deus, são vocacionados pelo próprio Senhor. O falso profeta perece em pouco tempo. Aqueles que são verdadeiros profetas autentificados pelo Senhor para a execução da obra santa, ainda que sofram por amor ao cumprimento da vontade de Deus, tem os seus ministérios e os seus legados conservados no Altíssimo para memória nossa por toda a eternidade. Não é o homem que se faz profeta por si próprio. É o próprio Deus pessoalmente quem levanta os seus profetas valorosos.

2. "O Senhor levantará um profeta em Israel". No capítulo 18 do Livro de Deuteronômio, Moisés diz ao povo que dentre eles, se levantará um profeta semelhante à ele (cf. Dt 18.15). Este texto se dá devido destaque não à um profeta maior ou menor (os livros proféticos), mas à um profeta que deverá ser diferente e destacada entre os demais que surgiram ou surgirão. Moisés, além d ser um grande legislador, era também um grande profeta usado poderosamente nas mãos de Deus. À semelhança do grande líder hebreu, este profeta seria usado de maneira incomparável pelo Senhor, assim como Moisés fizera em sua liderança sobre a nação de Israel durante os quarenta anos de jornada, e naquele momento, prosseguindo com a nova geração, a geração que nasceu durante a peregrinação (Dt 1.1).

3. Semelhanças entre este profeta e Moisés. As semelhanças entre este profeta e Moisés são muitas, considerando o período em que a profecia fora presenciada aos filhos de Israel. Pela parte profética, Moisés cita que esta pessoa é semelhante a ele em obras e palavras e que o povo deveria ouví-lo. Isto significa que em seu caráter profético e ministerial, o profeta afirma que tal profeta, à diferença dos demais que ainda haverão de surgir durante toda a história bíblica, este profeta seria grandioso representante de Deus, merecendo ser digno de total atenção do povo (cf. Dt 18.15; At 7.37).

II. A Mensagem deste Grande Profeta

A promessa de um grande profeta, bem como a sua mensagem para o plano da redenção ocorre desde o Livro de Gênesis. Esta profecia se decorre ao longo de toda a Escritura Sagrada e no Livro de Deuteronômio não é diferente. No quinto livro escrito por Moisés, o grande legislador hebreu, é-nos apresentado um vislumbre mais claro e específico sobre a vinda do Messias, o profeta esperado e aguardado por muitos. Sua autoridade e o seu poder são evidenciados pela maneira como o líder da geração israelita aborda o assunto. Neste tópico, aprofundaremos um pouco mais sobre os aspectos messiânicos deste grande profeta no Livro de Deuteronômio.

1. Um Mestre Profético. Moisés se refere à este homem como um grande profeta. Muito mais que um profeta aprovado pelo próprio Deus, Ele era um verdadeiro mestre no ensino das Escrituras Sagradas. Os profetas do Senhor foram homens cheios do poder de Deus e poderosos nas Escrituras Sagradas. Moisés, mesmo durante todo o decorrer do seu discurso no Livro de Deuteronômio, exortou constantemente aos hebreus, na meditação da Palavra Divina. À semelhança de Moisés, era também este homem uma pessoa cheia do poder de Deus, conhecedor-nato das Escrituras (Antigo Testamento) e poderoso no ensino bíblico, doutrinário e teológico.

2. Um Mestre na Palavra. Assim como no ministério profético, o ministério de ensino deste profeta é muito similar ao ministério do legislador hebreu. Moisés foi um homem poderoso em obras e palavras diante do povo de Israel e diante de Deus. Ele ensinou e doutrinou a nação com lições acompanhados das práticas que se seguiam: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te (Dt 11.18,19). Aquilo que o profeta falava à nação, era plenamente da parte do Senhor, conforme a sua própria vontade para o Povo de Israel. Assim como era Moisés era mestre na Palavra, este profeta seria o arauto da mensagem divina por excelência.

3. Um Mestre no Exemplo. Moisés foi um exemplo magnífico de um líder, intercessor, professor, a orientador da nação amada e eleita por Deus. No entanto, Moisés era apenas um reflexo do verdadeiro mestre por excelência. Moisés falou deste profeta aos israelitas, sobre alguém ser mais imponente do que ele, sobretudo no exemplo de sua vida, seu ministério e principalmente, pela missão que o Altíssimo lhe confiou. Nisto encontramos a ponte que liga a nação de Israel até a sua redenção e justamente, a sua salvação reluzente (cf. Hb 4.16).

III. A Autenticidade do Profeta

Á semelhança dos atestados profetas do Senhor, a missão deste profeta consiste em manter a pureza doutrinária e teológica da Palavra de Deus, bem como exorta, repreender e encorajar povos e nações para os quais o Senhor os comissionara. Mais do que conhecer ao profeta e a sua mensagem, é necessário conferir sua autenticidade diante de Deus e dos homens. Somente homens aprovados por Deus, verdadeiramente experimentados na obra do Senhor, é quem possui credenciais mais do que louváveis para o ministério profético.

1. A Vida do Profeta em Intimidade com o Senhor. O profeta é o porta-voz do Senhor. É o mensageiro divino que tem compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Conhecemos verdadeiramente um profeta quando ele transmite a poderosa mensagem do Senhor com fidelidade, lealdade e com integridade. O profeta também possui uma vida de intimidade com o Altíssimo. Nenhum profeta na história bíblica que profetizasse em nome do Senhor, seria legitimamente profeta se não tivesse com Deus, uma intensa e ardorosa vida de intimidade com Deus.

2. O Testemunho do Profeta. A vida do profeta é a vida de intimidade com o Senhor. Sua vida é um testemunho perante os olhos dos crentes e descrentes. O testemunho do profeta leva-se em muito em conta pelo fato de que o seu ministério procede em primeiro lugar, uma vida de devoção com Deus e em segundo lugar, uma vida dedica a cumprir a vontade do Senhor. Observamos muito bem o exemplo em 2 Reis quando a sunamita encontra-se pela rua com o profeta Eliseu e ela imediatamente transmite um diagnóstico em decorrência da vida do profeta: "E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus" (2 Rs 4.9). A vida do profeta é a vida do seu ministério. A sua autenticidade se passa pela sua vida com Deus e com a sua vontade.

3. A Prova Magna da Vida do Profeta. Moisés respondeu aos seus patrícios acerca de muitas dúvidas sobre como descobrir quem é realmente um verdadeiro profeta. Ele diz embasado na mensagem divina que devemos estar atentos à certos detalhes do profeta, da sua profecia e os seus efeitos: "Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele" (Dt 18.20-22). Só reconhecemos um verdadeiro profeta quando o que tudo ele disser, agir, pensar e fizer, estiver completamente em acordo com a vontade divina. A prova magna da vida de um verdadeiro profeta é uma vida dedicada aos anseios divinos, bem como levar ao povo a mensagem que provém do Altíssimo, exatamente de acordo com o que o Senhor diz-nos

Conclusão

O grande líder, profeta e legislador Moisés profetizando acerca do futuro da nação profética de Israel, transmite a Israel que futuramente haveira de vir um profeta que seria totalmente diferente do que Israel já viu ou veria. A semelhança dele, um exímio profeta haveria de trazer a mensagem salvífica não somente para Israel, bem como para toda a humanidade. Jesus Cristo, profeta aprovado pelo Senhor, como Moisés, haveria de vir ao mundo não somente para que toda Israel ouvissem á Ele, mas como também por Ele através dele, toda a humanidade viria a ser abençoada por meio de seu ministério terreno.



Sugestão de Leitura da Semana: SILVA, Oliveira. Arautos de Deus. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário