Por Leonardo Pereira
Geralmente, obras de cunho teológico são de fácil acesso e busca por muitos estudiosos das Escrituras Sagradas na atualidade. Não raramente, são conhecidos pelo seu destaque em temáticas acadêmicas, de âmbito moral e espiritual, muito comuns em nossos dias e para a nossa edificação. Foi pensando nisso que neste mês de Junho de 2021, o Ministério Bíblico Evangelho Avivado traz até vocês a obra Justiça e Graça - Um Estudo da Doutrina da Salvação na Carta aos Romanos, escrita pelo pastor e doutor em Teologia Natalino das Neves
Destaque do Livro
A Epístola aos Romanos é um dos escritos com maior profundidade teológica e, ao mesmo tempo, com o cuidado pastoral do apóstolo Paulo. Nela, o apóstolo faz um espetacular tratado para demonstrar que a justificação se dá por meio da fé, e não pelas obras. Ela é singular por ter sido um importante veículo de reavaliação teológica em toda a história das ideias cristãs e do protestantismo. Basta lembrar a importância que teve no processo de transformação da vida dos mais variados líderes durante a história de igreja entre eles: Agostinho, Martinho Lutero, William Tyndale, John Wesley e Karl Barth. O autor destaca alguns dos maiores especialistas nesta epístola do apóstolo Paulo e condensa todo o seu conhecimento em trazer ao povo de Deus um rico conteúdo bíblico e teológico.
A Mensagem de Romanos
Romanos é um livro de ensinamento profundo e rico. Nela Paulo mostra o problema de todos os homens: “Não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10); “...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23); “...o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23); “...a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (Rm 5.12). Mas a mensagem é esperançosa, não pessimista. Paulo descreve o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Pecadores são “justificados gratuitamente, por sua graça” (Rm 3.24). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). “...o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).
Por que ler Justiça e Graça?
A carta aos Romanos anima os santos nas suas batalhas diárias contra a tentação e outras provações: “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.... muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.9,10). “...muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de ... Jesus Cristo” (Rm 5.17). Paulo afirma que todas as três pessoas divinas lutam para o nosso bem: “...o mesmo Espírito intercede por nós” (Rm 8.26,27). “...Cristo Jesus...também intercede por nós” (Rm 8.34). “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). A participação ativa de Deus em nossa salvação leva a conclusão vitoriosa: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37).
A Ênfase da Obra
Mesmo tratando de alguns fatos complexos e difíceis de serem compreendidos pelos leitores (até hoje), Paulo comunica sua confiança total na sabedoria de Deus: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos” (Rm 11.33). Como é o costume nas cartas de Paulo, os últimos capítulos de Romanos oferecem diversas aplicações práticas dos princípios apresentados. Reconhecendo a grandeza da graça salvadora de Deus, devemos nos conduzir como servos fiéis, mostrando reverência para com o Senhor, e bondade para com os outros homens.
Recomendação
Justiça e Graça de Natalino das Neves é uma obra rica, dinâmica e objetiva. O autor lida com o tema de modo claro e direto tanto aos jovens quanto aos mais experientes na fé. Aos que estão começando na jornada da fé cristã, é uma obra que lhes ajudará muito em conhecer mais profundamente a Doutrina da Salvação (Soteriologia), bem como compreender o quanto a Epístola aos Romanos é de suma importância para todo o povo de Deus. Aos mais experientes, é uma excelente fonte de dados e de acréscimos de conhecimentos no estudo desta epístola e na preparação para uma vida cotidiana de excelência. É uma obra que contribui em muito à toda nação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário