domingo, 25 de julho de 2021

Como os discípulos entenderam a Grande Comissão



Depois de Cristo morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, disse aos seus discípulos:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28:19,20).

Como os discípulos entenderam a “grande comissão” e como eles colocaram em prática? O objetivo desse texto, é responder essas duas questões de forma simples e resumida.

A ordem de Jesus    

A princípio, Jesus deu uma ordem aos seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”. Ele disse isso, após afirmar que toda a autoridade lhe foi dada no céu e na terra (Mt 28:18), ou seja, os discípulos poderiam pregar o Evangelho porque o trabalho evangelístico daria certo.

A ordem de Jesus era “fazei discípulos” e não simplesmente pregar o Evangelho por pregar. Fazer discípulos demanda tempo, não é nada que se faz da noite para o dia, Jesus é maior prova disso, ele demorou a cerca de três anos e meio para treinar os apóstolos. Além disso, essa “grande comissão” tinha como incumbência de batizar e ensinar a guardar os ensinos de Cristo. Portanto, os discípulos deveriam colocar essa ordem em prática.

Como os discípulos entenderam a ordem de Jesus

Como os discípulos entenderam e colocaram essa ordem de Jesus em prática? Primeiro, eles foram obedientes à palavra de Jesus: “ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24:49). Segundo, eles oraram porque entendiam que para cumprir a grande comissão era necessário ter uma vida de oração (At 1:13,14; 4:27-31). Terceiro, eles pregavam mensagem de salvação e fazia discípulos. Quando Pedro pregou para uma multidão e quase três mil almas se converteram em Atos 2, eram 14 nações que estavam em Jerusalém celebrando a páscoa, essas pessoas precisavam voltar aos seus lares. Entretanto, os apóstolos inciaram o discipulado com aquelas pessoas que se converteram, deram todo o suporte que elas precisavam, a prova disso está que eles vendiam as suas propriedades para ajudar aqueles que necessitavam. A Bíblia nos informa que não havia necessitado entre eles (At 4:34). Os apóstolos entenderam que, “fazei discípulos de todas as nações”, não era simplesmente pregar uma mensagem de salvação, mas suprir também as necessidades físicas das pessoas. Dessa forma, será que nós como igreja estamos entendendo essa ordem de Jesus igual os discípulos?

As igrejas na atualidade

Atualmente, muitas igrejas se desviaram dessa ordem de Jesus. Muitas delas não tem investido no discipulado, a prova disso são membros fracos na fé, pessoas que vivem um cristianismo superficial, cristãos que não sabem defender sua fé diante do ateísmo propagado pelo mundo. A igreja primitiva crescia de forma saudável porque investia no discipulado, os novos convertidos não eram alimentados com mensagens de auto ajuda, teologia da prosperidade e confissão positiva, mas “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42).

Conclusão

Portando, os discípulos de Jesus entenderam a “Grande de Comissão” no seu sentido amplo. Semelhantemente, devemos entender que o Evangelho não é apenas para contemplar as necessidades espirituais do homem, mas físico e social também. Hoje, muitas igrejas têm deixado de colocar em prática a ordem de Jesus, pelo fato de não investir no discipulado. Se a igreja olhasse mais para o “ide” de Jesus, teríamos um impacto maior em nossa sociedade como: na cultura, política, educação e economia.

 

Sidney Muniz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário