domingo, 18 de julho de 2021

O que podemos aprender com as murmurações de Israel?



Deus pela sua graça e misericórdia tirou o povo de Israel do Egito, onde estavam escravizados pelas mãos de Faraó. Deus fez vários milagres diante de Israel, o povo viu o mar vermelho se abrindo, Deus derrotando os egípcios, uma nuvem guiando-os pela manhã e uma coluna de fogo durante a noite. Entretanto, eles caíram no pecado da murmuração, por causa disso, sofreram muitas consequências. Diante disso, podemos tirar algumas lições para a nossa vida com as murmurações de Israel.   

O que é murmuração?

Primeiramente, é importante definir o que é “murmuração” para compreender melhor as murmurações de Israel. Segundo o dicionário Michaelis, murmuração significa o “ato ou efeito de murmurar, murmúrio, falatório maledicente, calúnia, detração e maldizer”.[1] No sentido bíblico, murmuração denota resmungar, desprazer secreto não declarado abertamente.[2]

As murmurações de Israel

Após definir a palavra murmuração, podemos destacar quatro murmurações de Israel durante a sua peregrinação para à terra prometida. Primeira, pela falta água (Ex 17.1-7). O povo começou a murmurar pela falta de água quando acamparam em Refidim (Ex 17.1). Disseram a Moisés: “Por que você nos tirou do Egito, para nos matar de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?” (Ex 17.3).

Segundo, pelo alimento (Ex 16.1-3; Nm 11.4-6). No deserto, eles murmuraram contra Moisés e começaram a sentir saudades das comidas dos egípcios, como do pepino, peixes, melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos (Nm 11.5). Ainda falaram contra Deus: “Mas agora a nossa alma está seca, e não vemos nada a não ser este maná” (Nm 11.6).

Terceiro, pela terra (Nm 13.25-33). Moisés escolheu doze espias para espiar à terra. Os doze foram e trouxeram o relatório da terra diante do povo, falaram que à terra era boa, manava leite e mel, mas o povo era mais forte que Israel porque eram gigantes e mais fortes. Por causa disso, os filhos de Israel murmuraram: "Porque o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos a espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não seria melhor voltarmos para o Egito? (Nm 14.3).

Quarto, pela liderança (Nm 16.1-50). Corá, Datã e Abirão se levantaram com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel contra a liderança de Moisés e Arão (Nm 16. 2). O argumento dos que incitaram a rebelião era que toda a congregação era santa e Moisés com Arão estavam se exaltando sobre ela.

Portanto, será que a semelhança de Israel não estamos caindo no mesmo pecado de murmuração? Quando reclamarmos do pão de cada dia que Deus coloca em nossa mesa e da liderança da igreja quando ela faz o que é correto?

As consequências das murmurações de Israel

Apesar de Israel murmurar contra Deus de várias forma no deserto, essas murmurações trouxeram consequências para o povo. A primeira consequência, os murmuradores não entraram na terra prometida. Da geração que saiu do Egito, apenas Calebe e Josué entraram na terra prometida (Nm 14.30), os outros morreram no deserto e apenas a geração que nasceu no deserto entraram na terra. A segunda consequência, pragas no meio do povo. Os dez espias que fizeram murmurar toda a congregação de Israel contra Moisés, maldizendo da terra, esses homens morreram de praga diante do Senhor (Nm 14.36,37). Por último, foram derrotados diante de seus inimigos. Moisés conta ao povo tudo o que Deus iria fazer com eles devido a seus pecados, com isso, eles ficam tristes e decidem derrotar seus inimigos para conquistar a terra prometida. Contudo, Moisés os advertem a não enfrentarem os seus inimigos porque Deus não seria com eles, o povo não deu ouvidos a palavra do Senhor sendo derrotados pelos amalaquitas e cananeus (Nm 14.44,45).

Em suma, podemos aprender que a murmuração pode trazer consequências graves a vida cristã. Ela impediu de Israel conquistar suas vitórias diante de seus inimigos, como também de alcançar a terra prometida.

Como vencer as murmurações

Diante disso, podemos nos perguntar: como o cristão vence as murmurações? Podemos vencer de três maneiras. Primeiramente, confiando na soberania de Deus. Toda a murmuração de Israel mostrava a sua falta de confiança em Deus, quando confiamos no Senhor a murmuração não tem espaço para ocupar o nosso coração. Cremos em um Deus bom, criador de todas as coisas, Ele não abandona o seu povo e nem entregou ao acaso, mas que dirige e governa conforme a sua santa vontade.[3] Segundo, grato a Deus. Quando murmuramos contra Deus, estamos mostrando através de nossos atos e palavras que não estamos satisfeitos com a sua providência e nem gratos pelas circunstâncias. Sobre isso, Paulo escreveu: “em tudo deem graças, porque esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). “Um coração grato jamais se dobrará diante das murmurações”. Terceiro, cânticos de louvor a Deus. Paulo escreveu para a igreja de Éfeso: "falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando com o coração ao Senhor (Ef 5.19). Paulo demonstra que uma das características de quem está cheio do Espírito Santo, é um coração voltado para o louvar a Deus. A ordem bíblica é: "quem está triste, ore. Quem está alegre, canta (Tg 5.13). O louvor no livra de toda murmuração, como diz certo hino da harpa cristã: “Em vez de murmurares, canta. Um hino de louvor a Deus”.[4]

Dessa maneira, louvando a Deus, grato diante de qualquer circunstância e confiando na sua soberania, jamais cairemos no pecado da murmuração. Por outro lado, se cairmos, Deus perdoará os nossos pecados se confessarmos a Ele (1Jo 1.9).

Conclusão

Portanto, a murmuração prejudicou extremamente a vida espiritual de Israel. As lições diante disso, é que o povo sofreu muitas consequências por causa desse pecado e muitos não alcançaram a terra prometida. Além disso, podemos guardar o nosso coração da murmuração com um coração grato a Deus, confiando na sua providência e louvando ao Senhor. Por último, seguindo a orientação bíblica:

Fazei tudo sem murmurações nem contendas (Fp 2:14).

Nem murmureis, como alguns deles murmuraram sendo destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado (1Co 10:10,11).

 

Sidney Muniz

Notas:



[1] Site michaelis.uol.com.br

[2] Aplicativo My Bible

[3] Confissão Belga

[4] Harpa Cristã – 302


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário