sábado, 11 de setembro de 2021

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2021 - Capítulo 2 - O Ide de Jesus

 




Comentarista: Gustavo Linhares



Texto Bíblico Base Semanal: Marcos 16.9-20


9. Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 

10. Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 

11. e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 

12. Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, 

13. os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. 

14. Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados  mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. 

15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 

16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

17. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 

18. pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 

19. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se  direita de Deus. 

20. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.

Momento Interação

Você pode pregar o evangelho com a ajuda do Espírito Santo. Ir e pregar o evangelho é uma ordem que Jesus deu a todos os seus seguidores. Existem muitas formas de pregar o evangelho mas a mensagem principal não muda. Na Grande Comissão, Jesus nos mandou ir e pregar o evangelho a todas as pessoas do mundo (Mc 16.15). Essa é a grande responsabilidade da Igreja. Cada crente precisa fazer sua parte. Nem todos têm facilidade para falar mas Deus é quem faz o trabalho todo! É Deus que convence e converte (Jo 16.7,8). Não pense que o fracasso ou sucesso depende de você. Seu trabalho é apenas levar a mensagem. Deus faz o resto. Se você está nervoso ou preocupado com a idéia de pregar o evangelho, ore! A oração é essencial para preparar. Na verdade, a oração é essencial em tudo (Fp 4.6). Através da oração, você se aproxima de Deus e fica mais em sintonia com Sua vontade.

Introdução

Você pode pregar o evangelho com a ajuda do Espírito Santo. Ir e pregar o evangelho é uma ordem que Jesus deu a todos os seus seguidores. Existem muitas formas de pregar o evangelho mas a mensagem principal não muda. Na Grande Comissão, Jesus nos mandou ir e pregar o evangelho a todas as pessoas do mundo (Mc 16.15). Essa é a grande responsabilidade da Igreja. Cada crente precisa fazer sua parte.

Nem todos têm facilidade para falar mas Deus é quem faz o trabalho todo! É Deus que convence e converte (Jo 16.7,8). Não pense que o fracasso ou sucesso depende de você. Seu trabalho é apenas levar a mensagem. Deus faz o resto. Se você está nervoso ou preocupado com a idéia de pregar o evangelho, ore! A oração é essencial para preparar. Na verdade, a oração é essencial em tudo (Filipenses 4:6). Através da oração, você se aproxima de Deus e fica mais em sintonia com Sua vontade.

Não existe uma fórmula mágica. Cada pessoa e cada situação é diferente. Deus é criativo e trabalha de muitas maneiras. Fique atento para as oportunidades e peça sabedoria a Deus para fazer a coisa certa (Tg 1.5).

I. A Mensagem de Jesus

Nós cristãos somos a mensagem e possuímos apenas uma missão; somos a mensagem que é o Santo Evangelho e nossa missão é fazer conhecido em todas as nações este evangelho. Simples assim. Jesus foi muito claro e direto ao nos delegar essa tarefa; ele disse:  “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15) Note que nossa única missão é pregar o evangelho. Não podemos impedir que o mundo se corrompa; na verdade, o mundo vai se corromper de tal forma que será impossível para um cristão viver piamente nele; por isso os cristãos serão tirados um dia. Porém, durante o tempo em que for determinado aos cristãos permanecerem por aqui, cabe a eles refletir a luz de Cristo através de um viver pacífico, piedoso e reto; sendo, em tudo, exemplo de boas obras, moralidade, honestidade, bondade, benignidade, ética, honra, sensatez e tantos outros atributos valorosos ensinados a nós pela Palavra, como descrito na epístola a Tito 2.7 que diz: "Em tudo, te dá por exemplo de boas obras...". Para que as pessoas que vivem suas vidas na corrupção e nas vaidades do mundo enxerguem a mensagem, ou seja, vejam nosso exemplo, sejam tocadas pelo Espírito de Deus através de nós e julguem por si mesmas o que é melhor para suas vidas.

Cabe aqui ressaltar que o discurso e o exemplo de um cristão sempre são um só, ou seja, falar algo e não demonstrar com a própria vida jamais deve acontecer. O que o cristão prega é o mesmo que ele pratica. Não há exceção quanto a isto, pois está escrito: "Assim falai e assim procedei..." (Tg 2.12). A humanidade sempre viveu, vive e viverá por aquilo que julga e entende ser o correto; todas as pessoas agem dessa forma; Jamais devemos tentar obrigar não-cristãos a viver pela nossa filosofia de vida ou por nossas convicções, não devemos tentar impor às pessoas algo que elas não querem, sob pena de perdermos completamente o contato e a oportunidade futura de mostrarmos O Caminho, e, com isso acabar fazendo inimizades e batalhas desnecessárias com aqueles que devíamos amar e ajudar a serem salvos. "...Quando depender de vós, tende paz com todos os homens..." (Rm 12.18); porque o próprio Deus diz: "...Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zc 4.6) Devemos, sim, mostrar, dizer e ensinar que existe uma opção melhor na vida; uma opção melhor que a dor, melhor que o sofrimento, melhor que a frustração, melhor que os dogmas. Devemos mostrar que esta opção é o Santo Evangelho de Jesus Cristo.

II. Ensinando a Guardar a Mensagem de Jesus à todas as Nações

Para pregarmos o evangelho primeiramente temos que conhecer o evangelho, conhecermos o verdadeiro sacrifício de Jesus na cruz do calvário, qual seu verdadeiro significado, e porque tinha que ser daquela forma, hoje pode ser que você ainda não tenha entendido a mensagem da cruz, porem existe em seu coração a disposição de entender porque foi chamado e como pregar o evangelho.

Durante toda nossa vida ouvimos falar que um homem morreu numa cruz para que fossemos salvos e perdoados de todos nossos pecados, mas na realidade nunca observamos que tudo aconteceu para que tivéssemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro poder de Deus em nossas vidas, quando nos colocamos a disposição para entender esse sacrifício e começamos a buscar sabedoria de Deus, então, o Espírito Santo nos ensina e nos capacita para a obra que devemos cumprir. Portanto participarmos das atividades da igreja, ou seja, cultos, escola bíblica dominical, e outros cursos de ensinamento bíblicos, são de extrema importância, para que estejamos preparados para pregar o evangelho a toda criatura como ensina a palavra de Deus.

Todos os que foram resgatados das mãos de satanás, e liberto de uma vida de pecado, tem como dever expressar sua gratidão dando testemunho das maravilhas que Deus fez sobre sua vida, portanto todos foram chamados a evangelizar, desde que tenham verdadeiramente compromisso com a palavra de Deus:“ O Espirito do Senhor esta sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vistas aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos ” (Lc 4.18).

Uma vez que uma pessoa se arrepende de seus pecados, aceita Jesus Cristo como seu Salvador e toma a decisão de segui-Lo, eles devem ser batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Então, nós devemos continuar alimentando o bebê em Cristo, ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus nos mandou fazer. O Espírito Santo que habita em cada crente nos dará poder para fazer este trabalho. Atos 1.8 nos diz: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Crentes que obedecem a esta ordem mudam sua vida espiritual para sempre e Jesus abençoará seus esforços, porque eles estão buscando obedecê-Lo. Um discípulo de Cristo é uma pessoa crente que vive uma vida de identificação consciente e constante com Cristo na vida, morte, ressurreição, nas palavras que saem da sua boca, no seu comportamento, atitude, motivo e propósito. Realizando plenamente que Cristo tem absoluto controle de sua vida e deleitando se no senhorio de Cristo. Um discípulo vive aderindo aos recursos de Cristo que habitam nele de acordo com Seus propósitos para o fim principal de glorificar seu Senhor e Salvador.

III. Batizando às nações em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

A primeira vista parece estar errado o jeito que os católicos realizam a cerimônia de Batismo. A igreja católica utiliza como formula do Batismo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo. Os evangélicos utilizam a formula do Batismo em nome de Jesus. A questão toda na interpretação desta formula de Batizar vem da compreensão teológica a respeito do Batismo. Os católicos, usam a formula trinitária, em que o Pai e o Filho e o Espirito Santo são uma pessoa. Formam um só Deus. Os evangélicos têm dificuldade de interpretar está questão teológica e utilizam nas cerimonias de Batismo uma só pessoa: o Batismo em nome de Jesus.

A questão não é apenas dizer o que o apóstolo Paulo afirma vamos fazer. Temos que ver o conjunto de textos que falam do batismo no Novo Testamento. Cito apenas um que me está em minha mente a passagem de Mateus 28,19, no final do evangelho em que Jesus se despede dos discípulos e ordena que anunciem sua mensagem a toda a terra batizando todo o ser humano, vejamos o texto de Mateus 28,19 o que diz: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estrei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

Como discípulos de Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus, podemos compartilhar as Boas Novas com um vizinho, um colega de trabalho ou alguém na escola. Podemos estar compartilhando-o com crianças menos afortunadas na rua ou em uma cidade à muitos quilômetros de distância. Onde quer que vamos, cada discípulo fiel de Cristo é compelido através da obediência para compartilhar o Evangelho. Como um crente em Jesus Cristo, somos chamados a ir para onde estamos sendo dirigidos e compartilhar Seu amor e Seu dom gratuito da salvação com todos que entramos em contato, sabendo que Cristo estará ao nosso lado, “fazendo discípulos de todas as nações.”

A Grande Comissão só é possível por causa do trabalho triunfante do Filho de Deus, Jesus o Senhor. Em outras palavras, é devido à sua obra como Deus, o Filho encarnado de que Ele age como nosso representante e substituto e ganha para nós a nossa salvação. Sem Seu trabalho completo, para nós não haveria salvação e tão pouco a Grande Comissão. É este último ênfase que Mateus 28.18-20 salienta. Em virtude da sua ressurreição, nosso Senhor anuncia que “toda a autoridade foi dada a Ele”, para que como o Senhor vitorioso e triunfante Ele envia o seu povo para o mundo. É sob as ordens do Rei Jesus que nós, como Seus embaixadores, devemos levar o evangelho às nações. Mais uma vez, isso nos lembra que não há vocação maior que se possa imaginar para servir como Seus embaixadores anunciando Seu trabalho triunfante e reino às nações.

Lembre-se que uma vida de testemunho é, e deve ser, uma vida de adoração. É levando outros a presença de Deus através da orientação e capacitação do Espírito Santo, com o resultado final sendo a glória suprema de Deus.

Conclusão

A Grande Comissão é a ordem que Jesus deu para ir e fazer discípulos em todo o mundo. Jesus deu essa ordem aos apóstolos quando ressuscitou. A Grande Comissão é uma ordem para todos os crentes. A passagem conhecida como a “Grande Comissão” é Mateus 28:18-20. Depois que ressuscitou, Jesus apareceu aos 11 apóstolos e os enviou para pregar o evangelho ao mundo todo, fazendo mais discípulos até o fim dos tempos. O nome “Grande Comissão” não aparece na Bíblia. Mas o nome não é errado. Uma comissão é uma ordem para fazer alguma coisa. Jesus deu uma grande ordem aos discípulos, uma grande comissão.

Sim, a Grande Comissão é válida hoje. Jesus não deu a Grande Comissão só aos apóstolos. Jesus mandou os discípulos fazer mais discípulos, que obedecem a todos os Seus mandamentos (Jo 14.15). Um desses mandamentos é fazer mais discípulos. Jesus também disse que estaria com os discípulos que obedecem à Grande Comissão até o fim dos tempos. Isso implica que a Grande Comissão é válida para todos os discípulos até o fim do mundo. O trabalho de cada discípulo de Jesus é anunciar o evangelho e fazer mais discípulos em todo lado.

Recomendação de Leitura da Semana: RIBEIRO, Anderson. A Mensagem de Cristo. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário