sábado, 25 de setembro de 2021

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2021 - Capítulo 4 - Os Desafios nas Missões Evangelísticas

 




Comentarista: Gustavo Linhares



Texto Bíblico Base Semanal: João 15.15-27


15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. 

16. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 

17. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. 

18. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 

19. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 

20. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. 

21. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 

22. Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. 

23. Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai. 

24. Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. 

25. Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. 

26. Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; 

27. e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.

Momento Interação

Nossa cultura tem o costume de dar para missões aquilo que não serve mais. Com muita tristeza, missionários recebem roupas rasgadas e completamente fora de moda, medicamentos vencidos, brinquedos quebrados, livros rasgados e por aí afora. A obra missionária não deve ser feita com nossos restos, mas com aquilo que revela o amor do Pai. Em 1 Crônicas 21.23-34, Davi se recusa a dar ao Senhor algo que não lhe custasse nada. Ele queria pagar o preço, investir! Davi era generoso com as coisas de Deus, e o povo seguiu seu exemplo, dando voluntariamente e liberalmente ao Senhor Jesus Cristo (2 Cr 29.9). Para abordar as necessidades do campo missionário, oferece-se ao cristão uma escolha entre três opções: orar, ir ou contribuir. Mas a Bíblia não coloca essa divisão; somos chamados a fazer as três coisas, e uma não exclui as outras! Se o nosso coração estiver em missões, nossos joelhos estarão dobrados, nosso testemunho alcançará pessoas e nosso bolso estará investindo no que é eterno (Mt 6.19-21).

Introdução

Pesquisas recentes indicam que a maioria dos religiosos se considera boa e que Deus a ama por causa das coisas boas que faz. Uma visão que demonstra as densas trevas que pairam sobre a humanidade. Pode um pecador, sem a ajuda de Deus, deixado sozinho, escolher a Cristo, abandonar o pecado, abraçar a verdade, receber o evangelho, crer e ser salvo? Se você disser que sim, então você não entende a natureza pecaminosa do homem e sua terrível condição de cegueira e rebeldia. É uma mentira que há bondade no homem. Há uma total incapacidade de compreender Deus. “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (Jo 6.44).

Ouço pessoas falando positivamente sobre Deus: “Deus te abençoe”, falando de um Deus que elas odeiam. Por que eu digo que eles odeiam a Deus? Porque elas odeiam seus mandamentos, seus padrões morais, odeiam a Escritura, odeiam a justiça e estão confortáveis com o pecado e a iniquidade. Você ouve as pessoas dizerem: “Eu amo a Deus e eu sou um cristão, apesar de eu viver no pecado”. Mas elas não amam a Deus; não conhecem a Deus. Inventaram um deus que tolera suas iniquidades. E quando um cristão verdadeiro apresenta a elas o verdadeiro Deus que confronta o pecado, o ódio que elas têm para com Deus se vira também contra o cristão.

Você só pode conhecer a Deus se conhecer a Cristo. Ele é o único caminho para Deus (Jo 14.6). Você não pode vir a Cristo e confessá-Lo como Senhor a menos que o Espírito Santo lhe permite fazê-lo (1 Co 12.3). Clame a Deus para ter misericórdia e dar-lhe vida, se você não conhece o Deus da Bíblia.

I. O Mundo irá Odiar os Mensageiros da Palavra do Senhor

Estamos gratos ao Senhor porque Ele está levantando pregadores da Palavra de Deus na África. Não há outra forma pela qual a salvação chegue às nações, senão a que Deus instituiu que é a pregação do Evangelho. O Evangelho é para todas as nações! Quando será o fim do mundo? Quando se realizará o clímax da História? Será que podemos ver acontecendo hoje alguma coisa daquilo que Jesus descreve no capítulo 24 de Mateus? Será que hoje há nação se levantando contra nação e reino contra reino? Será que hoje há fome e terremotos em vários lugares? Estes são princípios das dores do “parto” quando o reino de Deus está nascendo. Muitas pessoas são perseguidas por causa da fé e muitos são odiados em todas as nações; muitos falsos profetas têm surgido e a fé de muitos, a fé da grande maioria está se esfriando. Mas a Bíblia diz que “aquele que perseverar até o fim será salvo”.

O Evangelho precisa ser pregado e anunciado publicamente; precisa ser proclamado com autoridade. Este evangelho das BOAS NOVAS precisa ser pregado em todas as nações. Jesus afirmou que o Evangelho precisa ser pregado a todas as nações e somente assim virá o fim ― “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Estamos começando a experimentar o que os cristãos, através da história da igreja, têm experimentado. Nós não devemos nos surpreender. Foi exatamente o que o Senhor nos disse. E como qualquer outra coisa que Ele disse, é de uma precisão extrema. As palavras no capítulo 15 de João foram dadas por nosso Senhor aos seus onze discípulos, depois que Judas saiu para configurar a traição. Era noite antes da crucificação. Até este ponto, a conversa tinha sido sobre o amor. Tudo começou no capítulo 13, passou pelo capítulo 14 e foi através da primeira parte do capítulo 15.

Era uma espécie de uma noite de amor. Jesus estava mostrando seu amor a eles. Ele estava fazendo todos os tipos de promessas sobre alegria, paz, a vinda do Espírito Santo, produção de frutos e suas bênçãos, orações respondidas, e de que todos os recursos do Céu estariam disponíveis para eles. Ele estava indo embora, e eles estavam em uma espécie de pânico sobre sua saída. E assim Jesus os conforta com todas estas promessas que saem do Seu amor por eles, e são promessas que se estendem para todos os crentes através de toda a história. Mas aquela noite de amor mudou drasticamente no versículo 18 de João 15. No versículo 18, a palavra “ódio” aparece duas vezes no grego. E, em seguida, ele aparece novamente, e novamente, e novamente, e novamente, através dos versos acima. E, de repente, uma noite de amor se transforma em uma noite de ódio. É uma mudança dramática. Os discípulos estavam tentando compreender todas as promessas de amor, agora são confrontados com o fato de que, enquanto eles são amados por Deus, eles seriam odiados pelo mundo.

 Os cristãos são as pessoas mais amadas por Deus, e eles são os mais odiados de todas as pessoas por Satanás. Os verdadeiros cristãos são, de todas as pessoas, os mais amados por Deus e, portanto, presenteados com todas as bênçãos do céu. Bem como são os mais odiados por Satanás, e, portanto, combatidos por tudo que o inferno tem de pior. E eles vivem nesse mundo como os mais amados e os mais odiados; os mais abençoados e os mais agredidos. Eles têm os incomparáveis tesouros espirituais, mas estão propensos a ter que perder tudo desta terra, literalmente tudo. É assim como vivem aqueles que amam a Cristo. É por isso que Jesus recomendou fazer as contas dos custos antes de alguém decidir segui-lo (Lc 14.26-33).  O verdadeiro cristão será amado por Deus, mas será odiado pelo mundo.

II. Os Mensageiros da Palavra do Senhor não são do Mundo

Não queremos dizer que é o ambiente físico, o planeta ou a criação. No contexto bíblico, mundo é o “kosmos” (do grego “κόσμος”). Kosmos é um sistema ordenado. O oposto do “kosmos” no grego é o caos. Caos é uma realidade desordenada. O mundo é um sistema ordenado. É um Kosmos. O mundo, como um sistema ordenado, é um sistema ordenado do mal, caído e caindo. Ele continua a cair. É um sistema de pessoas não regeneradas controlados por Satanás e seus demônios. É um sistema de mentiras e enganos que se levanta contra o conhecimento de Deus. Este é o mundo: É um sistema de mentiras e enganos satânicos que trabalha na dimensão moral e espiritual. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos surpreendeis, se o mundo vos odeia (1 Jo 3.11-13).

Por que o mundo odeia os cristãos? Suas obras são más e as dos cristãos são justas. Isto é um problema para o mundo. Somos como uma consciência para o mundo. Tantos pontos óbvios em que você pode demonstrar isso no mundo de hoje. Dizer que a homossexualidade, a mentira, o adultério, a fornicação, a ganância e tantos outros pecados são frutos da natureza caída do homem e que o levará ao inferno, é algo que trará uma reação violenta de um sistema organizado que milita contra Deus.

A razão pela qual o mundo quer nos marginalizar e nos banir do discurso público é porque ele ama o mal e nós amamos a santa justiça. O cristão “está em Cristo e nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17). Ele ama o que é verdadeiro, justo e o que é honroso por causa da vida de Cristo em nós. Estamos em choque com o que o mundo ama. Fomos escolhidos do mundo, tirados de sua influência, por isso o mundo nos odeia. O mundo é um sistema do mal que inclui também a religião e qualquer ideologia anti-Deus e anti-Bíblia.

"Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" (Jo 3.20). Então, quem faz o mal odeia a luz. E quem pratica o mal? O mundo. O mundo odeia a luz. O que os cristãos são para o mundo? “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt 5.14). O mundo odeia a luz. Os verdadeiros cristãos são a luz do mundo. Eles lançam luz sobre a iniquidade. Puxam a rocha e descobrem o mal embaixo. Eles são odiados por causa disso. Assim o mundo nos odeia porque nós não somos parte do sistema do mal. Enfrentamos esse sistema, condenamos este sistema e incomodamos esse sistema com as nossas vidas e a mensagem do evangelho.

III. A Perseguição será implacável aos Mensageiros do Senhor

Para quem não é de fato convertido e que por conseguinte não possui a habitação do Espírito Santo, não é de modo algum possível entender o real significado das virtudes cristãs conforme estão reveladas na Bíblia. Ainda que muitos tentem justificá-los e a todos os demais que odeiam o evangelho secretamente, sob a alegação de que o seu ódio não é propriamente contra a pessoa de Jesus e dos cristãos, mas somente contra o sistema religioso chamado cristianismo que é manipulado pelos clérigos, todavia permanecem na mesma condição de opositores da verdade porque aqueles que conhecem a Cristo combatem o erro em outros termos e com sentimentos diferentes de um ódio consumidor pelo próprio Deus e por todos os que Lhe amam.

Não devemos erigir uma plataforma para embelezar o cristianismo: ele travou uma guerra de morte contra este tipo mais elevado do homem, ele colocou todos seus mais profundos instintos desse tipo sob a sua proibição, desenvolveu seu conceito de mal, do mal pelo próprio mal, fora desses instintos – o homem forte como o réprobo típico, o “pária entre os homens.” O cristianismo tomou partido de todos os fracos, do baixo, do que deu errado, e que fez um ideal fora de antagonismo a todos os instintos de auto-conservação da vida saudável, que corrompeu até mesmo as faculdades daquelas naturezas que são intelectualmente mais vigorosas, representando os maiores valores intelectuais como pecaminoso, como enganador, cheio de tentações. O maior exemplo lamentável: a corrupção de Pascal, que acreditava que o seu intelecto havia sido destruído pelo pecado original, ao passo que na verdade foi destruído pelo cristianismo!

O que incomoda e perturba os poderosos e nobres que são sábios segundo o mundo, é a verdade de que Deus tem escolhido para Si os que são humildes e fracos, para torná-los sábios e fortes segundo Deus, e não segundo o mundo: "Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor" (1 Co 1.26-31).

Conclusão

Em João, capítulo 15, Jesus nos fala intensamente de toda a Sua vontade, de todo o propósito que Ele tem para nós, para que não sejamos de forma alguma contaminados, mas possamos absorver cada Palavra de Deus. A fé cristã não é simplesmente um conjunto de doutrinas, ainda que tenhamos práticas doutrinárias, a fé que nos sustenta baseia-se no relacionamento com Ele. Muitas vezes, as pessoas têm a doutrina certa, mas o relacionamento está errado. Jesus disse: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6.46). A nossa fé também se traduz na prática do relacionamento que temos com Deus (Jo 15.1-27).

Observe o que diz os versos 18 e 19: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”. Precisamos viver essa realidade a cada dia. No “mundo”, nesse sistema, existe um padrão, e se a pessoa não está dentro desse padrão, ela sofre as consequências. Se você não tem o status ou os recursos necessários, ou seja, dinheiro, certamente será punido. E se ficar acima do padrão também sofrerá retaliação, será perseguido. Os cristãos não são pessoas que têm prazer em sofrer, mas quando guardam no coração que não pertencem a este mundo, estão dentro do sistema, mas o sistema não está dentro deles. O sistema do mundo ensina que o valor está naquilo que se possui. Mas ser cristão significa ter valores completamente diferentes. Jesus disse: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim”. Ele é o nosso exemplo.

Essa realidade precisa estar clara em nosso coração, a nossa identidade em Cristo Jesus. Estamos nesse sistema, mas não pertencemos a ele. “Somos peregrinos e forasteiros nesta Terra” (1 Pe 2.11). O peregrino não está firmado num lugar específico, o coração está no alvo a ser alcançado; para os cristãos, o alvo é Cristo.

Recomendação de Leitura da Semana: MENEZES, Walter. Teologia e Vida. São Paulo: Evangelho Avivado, 2021.






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário