sábado, 30 de outubro de 2021

Comentário Bíblico Mensal: Outubro/2021 - Capítulo 5 - O Estudo Constante da Palavra de Deus

 




Comentarista: Marcos Rogério



Texto Bíblico Base Semanal: Salmos 119.92-104

92. Se a tua lei não fora o meu deleite, então eu teria perecido na minha angústia. 

93. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. 

94. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos. 

95. Os ímpios me espreitam para me destruírem, mas eu atento para os teus testemunhos. 

96. A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado. 

97. Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. 

98. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. 

99. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. 

100.  Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. 

101. Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra. 

102. Não me aperto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui. 

103. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. 

104. Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade.

Momento Interação

Para estudar a Bíblia é necessária a combinação de oração e estudo. Quando falamos em como estudar a Bíblia, primeiramente precisamos lembrar que ela é um livro inspirado por Deus. Portanto, é impossível interpretá-la corretamente sem o auxílio do Espírito Santo. Todavia, ela também é um livro humano, no sentido de que foi escrita por homens. Por isto ela possui particularidades gramaticais e estilos literários que exigem um estudo cuidadoso. Neste texto, separamos algumas dicas importantes sobre como estudar a Bíblia e interpretá-la corretamente. Certamente essas dicas lhe ajudarão em seu estudo bíblico.

Com base no que foi exposto acima acerca das naturezas da Bíblia, podemos claramente entender por que devemos estudá-la. Visto que a Bíblia é a Palavra de Deus, devemos estudá-la com o intuito de entender a mensagem do Senhor para nós. Sob esse aspecto, nenhum outro livro pode ser comparado à Bíblia. Nunca devemos ler e estudar a Bíblia como lemos e estudamos um livro qualquer. Por outro lado, visto que ela foi escrita por homens, devemos estudar a Bíblia a fim de interpretá-la da maneira mais coerente possível. Precisamos estar atentos às suas características textuais. Então sob esse aspecto, devemos estudar a Bíblia assim como estudamos qualquer outro livro que exige interpretação.

Introdução

Durante meus 25 anos de cristianismo li a Bíblia dezoito vezes do Gênesis ao Apocalipse e já li cem livros. Atualmente estou no décimo nono ano bíblico. O Ano Bíblico é um plano de leitura da Bíblia Sagrada em um período de um ano, plano este elaborado pela Sociedade Bíblica do Brasil. Além de estar lendo a Bíblia pela décima nona vez e estar lendo meu centésimo primeiro livro, também já li muitos artigos teológicos, revistas e lições bíblicas. Todo esse estudo gira em torno da Palavra de Deus.

Estudar a Bíblia Sagrada constantemente é reconhecer a importância da Palavra de Deus em nossa vida e traz como benefícios a melhora em nossa vida espiritual, pois a santificação operada pelo Espírito Santo é por meio da Palavra de Deus (Jo 17.17). O estudo constante da Palavra de Deus contribui para nosso desenvolvimento intelectual, conhecimento teológico, capacidade raciocinal, análise crítica, raciocínio lógico, habilidade de questionar entre muitas outras bênçãos.

O Espírito Santo pode nos ensinar tanto ou mais da Palavra de Deus como as melhores faculdades de teologia a medida que nos colocamos aos pés de Jesus com humildade cristã para aprender. Além de estudar a Bíblia Sagrada,  é importante praticar seus maravilhosos, aplicando à nossa vida os princípios do Evangelho.

I. O Estudo da Bíblia

As Escolas Bíblicas devem levar o povo de Deus a ter em mente a importância do estudo da Bíblia Sagrada. Nos púlpitos a Palavra de Deus deve ser a principal fonte de ensino. A Palavra de Deus sendo o melhor e mais importante livro já escrito e singular entre toda a literatura existente deve também ser o singular, principal e mais importante livro em nossa vida. O fato de pessoas de má fé se utilizarem da Bíblia Sagrada isolando textos dos respectivos contextos para justificar atrocidades como as cruzadas, a inquisição, a escravidão, a exploração do seu semelhante e grandes crimes contra a humanidade não compromete a Palavra de Deus nem diminui sua importância.

Como a mensagem de Deus à humildade o estudo desse livro jamais pode ser negligenciado. O salmista disse que Deus magnificou acima de tudo Seu nome e Sua Palavra (Sl 138.2). Não podemos professar o Nome do Senhor enquanto desprezamos Sua Palavra. Ao estudarmos a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo imprime em nós as verdades bíblicas e contemplando a Deus por meio de Sua Palavra somos transformados de glória em glória à Sua imagem (2 Co 3.18). Tendo em vista o autor valor que Deus deu à Sua Palavra exaltando-a junto com Seu Nome acima de tudo devemos igualmente e com humildade reconhecer a importância da Bíblia Sagrada e de estudá-la atentamente incorporando seus ensinos e transmitindo-os aos demais.

Jesus disse que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4) fazendo referência a (Dt 6.13). A importância do estudo da Bíblia Sagrada é importante por vários fatores como os mencionados aqui, mas também para ficarmos precavidos contra falsos ensinos contrários à Bíblia cujos propagadores utilizam-se da Bíblia distorcendo o verdadeiro significado dos textos bíblicos. A Teologia Inclusiva ou Teologia Gay como é conhecida é uma nova abordagem da Bíblia Sagrada se declarando a verdadeira teologia e pretende atualizar os ensinos bíblicos para apoiar pela Bíblia o movimento LGBT, a homossexualidade e o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Todas as falsas ideologias, falsas teologias, falsos ensinos, falsas doutrinas, falsas filosofias e toda e qualquer forma de contrariedade ou distorção do Evangelho tem duas características, a negação da Palavra de Deus ou sua distorção.  O ateísmo nega a Bíblia, as falsas teologias a distorcem. Por isso é importante um bom conhecimento da Palavra de Deus para pela apologético refutar tais heresias e impedir que membros do corpo de Cristo de desgarrem seja pela descrença ou apostasia por falsas crenças.

II. Como Estudar a Bíblia

A leitura do texto bíblico nos ajuda a familiarizarmos com o texto e contexto da Bíblia Sagrada. O estudo da mesma nos ajuda a familiarizarmos com suas doutrinas. Antes de estudarmos a Bíblia devemos fazer uma oração a Deus em nome de Jesus pedindo auxílio para que o Espírito Santo ilumine a nossa mente para compreender a Bíblia e aceitar seus ensinos. É importante conhecer as cinco regras de hermenêutica bíblica previamente estabelecidas nas próprias Escrituras Sagradas! 

Regras de Hermenêutica Bíblica

1. A Bíblia é sua própria intérprete. A Escritura explica a Escritura.

2. É preciso tanto quanto possível tomar as palavras em seu sentido usual e comum.

3. É de todo necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase.

4. É preciso tomar as palavras considerando o objetivo do livro.

5. É necessário consultar as passagens paralelas, ou seja, textos que tratem do mesmo assunto em questão.

Princípios Práticos de Aplicação da Hermenêutica Bíblica Para Não Confundir Exegese Com Eisegese

1. A Bíblia é a sua própria intérprete e cada texto deve ser interpretado pelo seu contexto imediato e amplo.

2. Os textos mais obscuros devem ser entendidos à luz dos textos mais claros que tratam do mesmo assunto.

3. A Bíblia não se contradiz fazendo uma afirmação doutrinária em uma parte e outra afirmação oposta a primeira em outra parte.

4. Cada assunto deve ser estudado separadamente.

5. Nunca se usa um texto que trata de um assunto para provar outro assunto do qual o texto não está tratando.

6. Não se estuda a Bíblia com ideias preconcebidas.

7. Não se tenta ajustar a Bíblia às nossas crenças, mas nossas crenças que devem ser ajustadas à Bíblia.

8. Não usar textos alegóricos para provar doutrinas.

9. Não se interpreta textos literais simbolicamente.

10. Não interpretar textos simbólicos literalmente.

11. Deve-se procurar entender as palavras em seu contexto original, no idioma em que foram escritas.

12. Quando não é possível conhecer os idiomas originais devemos procurar traduções bíblicas de qualidade.

13. É recomendável ter várias traduções e compará-las para entender melhor o significado do texto.

14. Devemos buscar iluminação do Espírito Santo por meio da oração.

15. Deve-se esquecer opiniões pessoais preconcebidas  ao examinar a Bíblia Sagrada.

16. É necessário tentar entender o que o texto realmente diz e não o que se quer que ele diga.

A exegese é a interpretação correta do texto sagrado levando em consideração as cinco regras de hermenêutica bíblica, o que possibilita a Bíblia Sagrada ser sua própria intérprete e dizer o que realmente diz e não o que se quer ou se acha que ela diz. A eisegese é uma interpretação incorreta do texto sagrado não levando em consideração as cinco regras de hermenêutica bíblica, o que impossibilita a Bíblia ser sua própria intérprete e dizer o que realmente diz e sim o que se quer ou se acha que ela diz. A eisegese é a mãe das distorções teológicas, aleijões doutrinários, mitos interpretativos, equívocos teológicos erros doutrinários e falsas doutrinas. O que gera o misticismo e a ignorância. A exegese é a aplicação da hermenêutica bíblica, ou em outras palavras a hermenêutica colocada em prática. A aplicação correta das cinco regras de hermenêutica nos leva ao verdadeiro conhecimento da sã doutrina, à verdadeira compreensão da Palavra de Deus. 

Estudar a Bíblia da forma errada é tão prejudicial como não estudá-la.  Devemos ser perseverantes no estudo correto da Palavra de Deus e na aplicação de seus nobres ensinos em nossa vida. Jesus ou o Espírito Santo não substituem o estudo da Bíblia nem nos guiam a compreensões diferentes da Bíblia Sagrada desconsiderando os princípios de interpretação bíblica dados pelo próprio Espírito Santo.  As experiências espirituais não devem ser colocadas como padrão de autoridade doutrinária ou de conhecimento da verdade, mas todo conhecimento e revelação deve ser testado pela Bíblia. Não devemos ler um versículo e pedir que o Espírito Santo o interprete e fechar a Bíblia. Devemos sim pedir iluminação do Espírito Santo e ler o texto e analisar os contextos imediato e amplo de cada texto e, assim o Espírito Santo nos iluminará e guiará a uma correta compreensão da Bíblia Sagrada.

III. O Estudo Temático da Bíblia

Temático é um adjetivo que diz respeito a tema. Um estudo temático é um estudo de um assunto ao qual se quer provar ou estudar a partir de um tema em uma obra literária. Para fazer um estudo temático da Bíblia Sagrada basta organizar os versículos ou capítulos por temas e estudá-los através de comparações. Jesus fez isso ao explanar as Escrituras Sagradas aos discípulos na estrada para Emaús (Lc 24.27). A temática bíblica trabalha em harmonia com a exegese e a hermenêutica. A temática geralmente é o tema ou conjunto de temas inseridos em determinada obra literária, a temática bíblica é o estudo dos diversos temas bíblicos examinando um tema de cada vez comparando seus relatos conforme aparecem na Bíblia Sagrada.

As concordâncias bíblicas são uma excelente ferramenta para estudar a Bíblia além dos dicionários e das Bíblias de estudos ou de esboços.  Ao lermos o Novo Testamento vemos que em diversas ocasiões Jesus fez estudos temáticos da Palavra de Deus sempre com uma exegese correta dos textos sagrados. As controvérsias entre Jesus e os líderes religiosos judeus sempre giravam em torno da interpretação correta da Palavra de Deus. Tais líderes acusavam a Jesus de fazer interpretações erradas e distorções das Escrituras Sagradas ao passo que o próprio Jesus se defendia de tais acusações fazendo sempre uma correta exegese da Palavra de Deus e mostrando aos escribas e fariseus que eram eles que não conheciam as Escrituras Sagradas e cometiam o erro de interpretá-las conforme suas próprias tradições e conveniências rabínicas e até políticas.

Ao fazermos um estudo temático da Bíblia determinamos uma série de perguntas ao texto estudado, perguntas como: Onde? Por que? Como? Para quem? Por meio de quem? Quando? Etc... Assim fazemos um estudo temático abordando o assunto e pesquisando o tema em questão para responder tais indagações. Agimos assim para com um tema em determinado livro da Bíblia e depois consultamos as passagens paralelas repetindo a cada um as mesmas perguntas e então tiramos uma conclusão. Com o auxílio de uma boa concordância exaustiva da Bíblia podemos selecionar todos os versículos que contém determinada palavra relacionadas à pesquisa que você procura fazer. Os dicionários bíblicos te ajudarão a conhecer o significado das palavras relacionadas ao tema pesquisado. 

Não devemos nos permitir levar a uma empolgação exagerada e adentrar no campo da especulação procurando ver temas supostamente bíblicos que na verdade não estão na Bíblia. Mesmo não encontrando todas as respostas às suas perguntas não se frustre, entenda que a revelação da verdade é sempre crescente, progressiva e faça desse fato uma motivação para continuar estudando. A teologia bíblica é uma ciência da qual nunca esgotaremos nosso aprendizado. Nunca chegaremos ao limite do conhecimento, só Deus é onisciente. 

Você pode repetir a metodologia do estudo temático da Bíblia a todos os temas bíblicos que desejar e também pode realizar estudos sobre o mesmo tema quantas vezes quiser. Quanto mais estudar, aprender e praticar tanto mais gosto você adquirirá no estudo da Palavra de Deus. Você pode iniciar sua metodologia de estudo temático escolhendo temas simples e com poucas referências e depois eu evoluindo para outros temas e ampliando os estudos. Todo estudo da Bíblia é sempre compensador, gratificante e todo estudante da Bíblia Sagrada leigo ou não é um teólogo porque teologia na prática nada mais é do que um estudo da Palavra de Deus.

V. O Estudo Expositivo da Bíblia

A palavra expositivo é um adjetivo que denota exposição, que descreve, que dá a conhecer. O estudo expositivo é aquele que tem por objetivo apresentar um assunto e ao mesmo tempo acrescentar mais informações verídicas sobre o tema estudado.  Esse tipo de estudo tem a finalidade de sintetizar ou analisar alguma ideia, teoria ou conceito o que forma a compreensão sobre determinado tema. O estudo expositivo da Bíblia expõe e aplica o verdadeiro significado do texto bíblico, levando em consideração seu contexto sociocultural e seu contexto textual imediato e amplo.

Esse método de estudo da Bíblia Sagrada assim como os demais métodos analisados nesse comentário bíblico e com mais exatidão no livro de apoio desse comentário é igualmente cristocêntrico. O propósito desse método de estudo assim como dos demais é que o estudante ouça a voz de Deus falando-lhe por meio da Bíblia Sagrada. No estudo expositivo você encontra um texto bíblico que fala ao seu coração e faz um estudo em cima desse texto. A pregação é exposição das Escrituras Sagradas, quem não expõe as Escrituras Sagradas não pregou. Em Lucas 24.32 lemos que os discípulos afirmaram que Jesus lhes expunha as Escrituras Sagradas. O estudo expositivo é a organização, estruturação e a apresentação de um tema por escrito ou oralmente.

O estudo expositivo do texto não se limita a estudar exaustivamente o texto de forma a explicar palavra por palavra, mas tem por objetivo principal é entender ou expor a verdade espiritual contida no texto onde jamais se altera a mensagem principal que aquele texto quer nos transmitir. Assim como os demais métodos de estudo o próprio Deus está presente orientando o estudante ou transmissor mensagem.

No estudo expositivo, diferente do que ocorre no estudo temático, é que geralmente o estudo expositivo trata de um texto mais longo a ser estudado ou exposto enquanto que no estudo temático você utiliza vários textos os comparando. Assim como nos demais métodos de estudo no estudo expositivo o texto deve ser lido quantas vezes for necessário até uma clara compreensão do mesmo.

V. O Estudo Devocional da Bíblia

Jesus usou o termo examinais em João 5.39 mostrando que seus perseguidores agiam corretamente no exame das Escrituras, embora não praticassem aquilo que aprendiam e queriam matá-lo (Jo 8.40). Paulo elogiou os bereanos porque ao ouvirem suas pregações conferiam nas Escrituras examinando-as todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim (At 17.11). Daniel mesmo sendo profeta recebendo revelações de Deus estudou os escritos inspirados do profeta Jeremias (Dn 9.2). João pronunciou uma bênção divina sobre aqueles que lêem, ouvem e praticam as palavras deste livro (Ap 1.3). Jesus considerou como sua família os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam (Lc 8.21). Paulo disse que o que foi escrito o foi para nosso ensino (Rm 15.4). Paulo disse à Timóteo que as Escrituras inspiradas tem por objetivo nos tornar perfeitos em Cristo e perfeitamente habilitados para as boas obras (2 Tm 3.16,17).

Jesus relacionou a santificação com a Palavra de Deus (Jo 17:17).  Davi comparou as Escrituras como uma lâmpada que nos ilumina nesse mundo de trevas espirituais (Sl 119.105). Isaías disse que a Palavra de Deus permanece eternamente (Is 40.8). Jesus disse que os céus e a Terra passarão, mas Suas palavras permanecerão eternamente (Mt 24.35). Jesus nos abre o entendimento para compreender as Escrituras (Lc 24.45). O evangelista Mateus narra as palavras de Cristo onde Ele afirma ser um erro não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus (Mt 22:29). O evangelista Lucas continua a narrativa temática do estudo das Escrituras mostrando as palavras de Jesus afirmando que bem-aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam (Lc 11:28).

Devemos examinar a Palavra de Deus fazendo estudos devocionais, temáticos e expositivos e crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Devocional é também um momento do seu dia que você reserva para passar tempo com Deus lendo a Bíblia Sagrada, orando e buscando a Deus, mas devoção a Deus é também conversão, é estilo de vida, é viver com Deus e para Deus.
No seu momento devocional diário é necessário que esteja ligado a Deus e Sua Palavra. É um momento a ser desfrutado com Deus sem interferências desnecessárias de terceiros ou dividir a atenção com as redes sociais. O estudo devocional diário é um momento de comunhão com Deus e de contemplação das coisas espirituais, um momento de relacionamento com Deus, relacionamento que reflete uma vida de intimidade com Deus.  O estudo devocional da Bíblia Sagrada é importante como fortalecimento espiritual e aproximação de Deus.

Conclusão

Analisamos diferentes métodos de estudo da Palavra de Deus que visam diferentes benefícios mentais e espirituais. Estudos que fortalecem nosso relacionamento com Deus e ao mesmo tempo desenvovem nosso conhecimento teológico, nossa habilidade de discernimento e também desenvolvem nosso intelecto, mas que também melhoram nosso estado emocional.  Os inúmeros benefícios práticos do estudo da Palavra de Deus se tornam evidentes ao notarmos as consequências positivas desse estudo em todas as áreas de nossa vida.

Estudar a Palavra de Deus é ouvir a voz de Deus falando ao nosso coração e ao mesmo tempo nos enriquecendo com conhecimento de Deus e de Sua vontade para nossa vida. O conhecimento da Palavra de Deus é progressivo e infinito, um fator adicional que torna a Bíblia um livro singular e superior a todo e qualquer outro livro. Estudar a Bíblia é ter comunhão com Deus e aprender dEle e com Ele. A Bíblia é o único livro em que seu autor primário está presente ao mesmo tempo com aqueles que o lêem. A Bíblia não é um livro que se coloca acima de questionamentos, mas um livro que incita a questionar tanto ele como qualquer outra obra literária ou mensagens verbais, mas ao mesmo tempo nos fornece importantes e suficientes evidências para crer nele como o livro de Deus.

A Bíblia Sagrada não incita à aceitação cega de si mesmo, mas expande nosso intelecto incentivando a análise crítica, ao raciocínio lógico, aos questionamentos e ao desenvolvimento físico, mental e espiritual. A Bíblia traz em si mesma o selo de autenticidade divina.  Quem ler a Bíblia mesmo a questionando, mas a ler de forma imparcial, com a mente aberta e livre de preconceitos testificará desse livro como sendo a Palavra de Deus.



Recomendação de Leitura da Semana: JUNIOR, Carlos Alberto. A Obra da Redenção. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário