quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

5 Sinais que Indicam se Sou Salvo



Como você sabe se é verdadeiramente salvo? Talvez você já tenha se deparado com essa pergunta na sua caminhada cristã. Para muitos cristãos, isso é facilmente confirmado, mas para outros, a dúvida permanece. Na primeira epístola de João, ele demonstra 5 sinais de um cristão que é, de fato, salvo.

1. Pratica a justiça

Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele (1Jo 2:29).

O primeiro sinal enfatizado por João é aquele que nasceu de Deus (salvo) “pratica a justiça”. O que seria essa justiça? Praticar a justiça significa uma pessoa que observa as leis divinas. Num sentido mais amplo, é uma pessoa reta, justa, virtuosa e guarda os mandamentos de Deus. Portanto, um cristão alcançado pela graça de Deus, terá o prazer de andar no caminho da justiça, seu coração estará inclinado a guardar os mandamentos do Senhor.

2. Não vive na prática do pecado

Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus (1Jo 3:9).

Segundo sinal, o cristão salvo não “vive na prática do pecado”. João deixa claro que um salvo não é perfeito em sua caminhada cristã (1Jo 1:8-10), ele pode cair em pecados e dos mais horríveis, mas ele não permanecerá no erro. Por exemplo, Davi escondeu seu pecado com Bate Seba por um tempo, porém, ele não permaneceu no erro. Assim, um salvo em Cristo Jesus não sentirá prazer em permanecer no pecado.

3. Ama o próximo

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (1 João 4:7).

Terceiro sinal, o seu “amor ao próximo”. A epístola de João está cheia de ensinos sobre o amor ao próximo. Ele ensinou à igreja que o verdadeiro amor não se mostra apenas em palavras, mas em obras (1Jo 3:18), o nosso amor a Deus é evidenciado ao amamos o nosso próximo (1Jo 4:20). Logo, é impossível afirmar ser cristão e nutrir ódio no coração pelo próximo.

4. Crê que Jesus é o Cristo

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido (1Jo 5:1).

Quarto sinal, “crê que Jesus é o Cristo”. Para uma pessoa alcançar a salvação, é necessário crê em Jesus como o seu Salvador, não basta apenas nascer em um lar cristão, ser batizado, frequentar uma igreja ou praticar obras de caridade. Deste modo, é impossível ser um salvo sem ter confessado Jesus como Senhor de sua vida.

5. Vence o mundo com a fé

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1Jo 5:4).

Ultimo sinal de um salvo é que ele “vence o mundo com a fé”. Qual seria esse mundo que o cristão vence com a fé? O desejo da carne, dos olhos e a soberba da vida (1Jo 2:16). João escreveu: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1Jo 2:14). Aqueles jovens venceram o Maligno não por sua juventude, mas, porque a palavra de Deus permanecia na vida deles, isto é, eles guardavam e praticavam a palavra. E você querido leitor vence o Maligno com a fé e a palavra?

Conclusão

Em suma, a epístola de João ensina esses 5 sinais para sabermos se somos salvos realmente. A vida cristã será sempre caracterizada por uma vida de transformação, essa certeza da salvação é confirmada por um caminhar de arrependimento. Que essas evidências possam trazer certeza ao seu coração quanto a salvação!  

 

Sidney Muniz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário