segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A natureza da divindade

 




Por Leonardo Pereira



Deus é uno (Dt 6.4; Is 40-48; Mc 12.29; 1 Tm 1.17; Tg 2.19; 4.12).  A natureza de sua unidade é o assunto em pauta. Com base mesmo no que se evidenciou acima, deve estar claro que a unidade de Deus é uma união, não uma unidade absoluta. A palavra equivalente a Deus no Antigo Testamento (elohim) é uma formação no plural. A palavra equivalente a um, empregada em referência a Deus no Antigo Testamento (echad) também é uma forma plural. Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança . . ." (Gn 1.26). A quem se refere esse "nossa"? Somos criados à imagem de Deus, mas há mais de uma pessoa que compôs Deus. Atente para essas afirmações: "Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente" (Gn 3.22). "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro" (Gn 11.7). Desde os primeiros capítulos da Bíblia, vemos Deus revelado como uma unidade plural (veja também Isaías 6.8). Existe até mesmo diálogos registrados entre Deus e Deus na Bíblia: veja Salmos 110.1, por exemplo.

Em que sentido o Pai e o Filho são um? São uma só pessoa? Ou são um em unidade e em propósito? Observe atentamente João 17.20-23: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim." Esse texto ensina que os cristãos devem ser um como o Pai e o Filho são um. Os cristãos devem passar a ser uma só pessoa? Ou será que devem ser um em unidade e em propósito? Já que a unidade que os cristãos devem ter não é a de ser uma só pessoa, então a unidade do Pai e do Filho não significa que são a mesma pessoa. A Bíblia muitas vezes trata de coisas que são unas. Marido e mulher são um (Mt 19.4-6; Ef 5.31). O que planta e o que rega são um (1 Co 3.6-8). Os cristãos são um (1 Co 12.14). E também o Pai e o Filho (e o Espírito Santo) são um.
Embora nos tenhamos concentrado principalmente no Pai e no Filho, as Escrituras mostram que o Espírito Santo também é uma pessoa divina. O Espírito Santo é revelado como um ser pessoal. Ele faz o que somente uma pessoa pode fazer: fala (1 Tm 4.1); ensina (Jo 14.26); reprova (Jo 16.8); orienta (Gl 5.18); intercede (Rm 8.26); chama (At 13.2); pensa (Rm 8.27; 1 Co 2.10,11); toma decisões (At 13.12; 15.28). Os sentimentos que tem só uma pessoa pode ter: é alvo de mentiras (At 5.3); é resistido (At 7.51); é desprezado (Hb 10.29); fica entristecido (Ef 4.30); fica irado (Is 63.10); é blasfemado (Mt 12.31). O Espírito Santo tem características divinas: é onisciente (1 Co 2.10,11) e onipresente (Sl 139.7-10).

O Novo Testamento une Pai, Filho e Espírito Santo de modo impressionante. Muitos textos mencionam os três: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Co 13.13). "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). "Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas." (1 Pe 1.2; Rm 15.30; 1 Co 12.4-6; 6.11; 2 Co 1.20,21; Gl 4.6; Ef 2.18; 3.14-17; 5.18-20; 1 Ts 5.18,19; 2 Ts 2.13; Tt 3.4-6; 1 Jo 4.13,14; Jd 20-21; Ap 1.4,5). Embora a Bíblia em momento algum apresente uma definição teológica de Deus, é possível entender alguns aspectos de seu ser estudando a revelação dada nas Escrituras. O que podemos concluir é: Deus é o nome dado à natureza divina, a há três seres que partilham dessa mesma natureza divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


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