quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2017 - Capítulo 1 - O Surgimento da Teologia da Prosperidade



Comentarista: Leonardo Pereira

Introdução

Prezado estudante da Palavra de Deus. Neste mês de novembro de 2017 iniciaremos uma série de estudos focados em estudarmos à respeito do conceito bíblico de prosperidade. Muito tem se falado em prosperidade e bênçãos de maneiras distorcidas e heréticas. Mas o que a Palavra de Deus nos ensina à respeito disto?  Qual o significado da prosperidade Bíblica? Por isso, neste mês estudaremos o tema: A Verdadeira Prosperidade Bíblica - Conhecendo a Verdadeira Prosperidade. O comentarista deste mês é o irmão Leonardo Pereira. Ministro do Evangelho, escritor, articulista, professor de estudos bíblicos e membro da Equipe de Produção Textual do Ministério Evangelho Avivado. Que neste mês, todos nós possamos, com a permissão do Senhor, estudarmos este tema de modo que venhamos conhecer as certezas reais das prosperidades encontradas genuinamente, dentro das Sagradas Escrituras em seus devidos contextos. Ótimos Estudos!

I. Definição da Teologia da Prosperidade

Muito se fala sobre o que é verdadeiramente a Teologia da Prosperidade, mas o que ela de fato é? Um ensino bíblico? Uma Heresia? Certamente muitas dúvidas surgem em nossas vidas quando este assunto entra em pauta principalmente nos dias atuais aonde mais se propaga este ensino de modo diversificado e diluído. Vamos entender um pouco melhor o que é a Teologia da Prosperidade e suas vertentes.
A Teologia da Prosperidade é o estudo sobre a prosperidade divina (vinda do Senhor) que em sua misericórdia e graça, o Senhor Deus, Todo-Poderoso, concede aos seus filhos de modo gracioso e bondoso. A Teologia da Prosperidade bíblica em seu contexto mostra-nos diferentes tipos de prosperidades tanto para o povo de Israel, quanto para a Igreja de Cristo.
Quando falamos ou nos referimos sobre a Teologia da Prosperidade dentro da Palavra do Senhor, estamos nos referindo ao estudo que se concentra de modo textual e contextualizado, sobre os diversos tipos de bênçãos, sejam elas material, espiritual e fisicamente encontrado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (cf. Gn 1.28; 2 Cr 7.14; At 3.19).

II. O Início da Teologia da Prosperidade

A Teologia da Prosperidade biblicamente falando, se iniciou no Jardim do Éden a partir da criação (Gn 1.1) do próprio Senhor, havendo tudo sendo finalizado ele menciona uma ordenança ao homem: " Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!; acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento" (Gn 1.28,29). Lá no jardim já se iniciava todas as situações maravilhosas a qual o Senhor havia colocado a humanidade, refletindo a Sua majestade e glória. Deus, o criador de todas as coisas em sua misericórdia e graça aprouve à nos abençoar de forma espiritual, moral, material e eticamente.

III. Heresias na Teologia da Prosperidade

A teologia da prosperidade de forma errônea e generalizada como estamos vendo e ouvindo em muitos locais, podemos dizer que se iniciou a partir de uma mulher chamada Mary Baker Eddy (1821-1910), fundadora do movimento chamado "Ciência Cristã". Movimento este que foi resultado da criação de grandes criadores de fundamentos bíblicos errôneos como Essek William Kenyon (1867-1948), que foi o mentor de um dos grandes propagantes das heresias na teologia da prosperidade. Kenneth Hagin (1917-2003) que foi um dos maiores propagadores deste ensino, de modo completamente desvirtuado das Escrituras Sagradas. Na Teologia da Prosperidade, de modo errôneo com misturas de misticismo, paganismo e idolatria, vemos também uma ênfase exacerbada às petições financeiras em troca de milagres, confissão positiva (ensino errôneo no qual menciona que tudo que você confessar com a sua boca, você receberá), ênfases aos ministérios de cura, pregações antropocêntricas, e manifestações estranhas, que não tem como foco a pregação do evangelho genuíno, salvação de almas, e transformação de vidas, no âmbito moral, ético e espiritual. Situações dentro de movimentos heréticos que tem por objetivo "usarem" o Senhor nosso Deus, e que não são provenientes do Senhor. 

IV. A Verdade sobre a Prosperidade Bíblica

A Teologia da Prosperidade é um estudo bíblico que verdadeiramente foca-nos a entendermos um pouco a respeito sobre bênçãos e a oportunidade de sermos cada vez mais gratos ao Senhor. Muitos quando falam em prosperidade bíblica do Antigo Testamento com o Novo Testamento (Mt 5.17). É necessário aprofundarmos na Palavra do Senhor para sabermos o que é a prosperidade para o Novo Testamento, já que a parede entre judeus e gentios foi tirada (Ef 2), e que toda a escritura é inspirada por Deus (2 Tm 3.16,17), e que devemos fazer uma exame apuradíssimo dos textos e dos seus contextos (Jo 5.39). Por isso, devemos à luz da Bíblia Sagrada estudarmos e aprendermos sobre o que a Palavra de Deus nos fala quando se trata de prosperidade bíblica (Jo 10.10,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário