sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Fevereiro/2018 - A Importância desse Estudo




Por Leonardo Pereira


Estamos chegando ao final de mais um mês, e consequentemente, ao fim de mais um Comentário Bíblico Mensal no qual estamos estudando acerca do célebre discurso do Senhor Jesus Cristo, o Sermão da Montanha. Um mês que claramente, como humanos, tivemos muita luta, muitos desafios, muitas lágrimas, mas também, muitas alegrias, crescimento moral e espiritual e estamos atravessando Janeiro debaixo da bênção do Senhor nosso Deus (Dt 6.4). E com isso, damos prosseguimento aos nossos estudos bíblicos, sempre conhecendo e prosseguindo em conhecer ao Senhor Deus (Os 6.3a).

No próximo mês, o mês de Fevereiro, iremos estudar acerca de um dos homens mais pregados, estudados e mencionados ao longo da história humana, que é o Patriarca Davi. O grande compositor, rei, líder militar e também como um conhecido descendente do Senhor Jesus Cristo (Rm 1.3). Acerca do estudo deste grande homem de Deus poderemos aprender com seus erros e acertos, de maneira que, a vida que ele viveu, seja como um aprendizado para acertarmos aonde devemos acertar e evitarmos errar.

Davi não foi um super-homem, nem tampouco um homem perfeito. Suas falhas e seus fracassos ao longo da sua caminhada mostra-nos um homem disposto a mudar, e a mudar-se. E é aí que verdadeiramente se encontra a essência de estudarmos acerca deste homem singular dentro das Escrituras Sagradas: Um caráter de mudança em meio a sua vida, em meio as lutas e lágrimas, e em meio as diversas circunstâncias, como foi mencionado nas palavras do apóstolo Paulo: "E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel. E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel" (At 13.20-23). O propósito deste estudo não é passar para os irmãos amantes da Palavra do Senhor "uma receita de bolo" para uma vida vitoriosa e apenas de prosperidade. Mas sim, para que tenhamos uma reflexão de quem foi Davi, o que ele fez, como adorou e louvou ao Senhor, e extrairmos preciosas lições para amadurecimento em nosso relacionamento com o Senhor. Foi muito bem exemplificado pelo apóstolo Paulo quando ele disse que "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 15.4-6).

Por isso, saúdo aos irmãos já na estrada do conhecimento bíblico no próximo mês, e lhes convido a estudarmos acerca daquele que foi chamado "o homem segundo o coração de Deus", acerca da pessoa de Davi. Cremos firmemente que o Senhor nos abençoará com grandes aprendizados éticos, sociais e espirituais para as nossas vidas.

O Comentarista do mês de Fevereiro é o Irmão Matheus Santos. Ministro do Evangelho, articulista, Professor de EBD e escritor.


Deus vos abençoe!

Livro do Mês (Impresso): 


Livro do Mês (E Book): 



Nenhum comentário:

Postar um comentário