domingo, 19 de agosto de 2018

Os Obstáculos e os Benefícios da Meditação



Toda prática espiritual tem seus obstáculos, e os seus benefícios para a vida cristã. Precisamos estar conscientes das barreiras que nos impedem de fazer da meditação um hábito espiritual. Todos que pretendem realizar essa pratica piedosa, enfrentarão obstáculos. Por isso, é necessário que conheçamos cada um deles para que possamos lutar e vence-los. Se os cristãos conhecessem os benefícios que há em meditar nas coisas de Deus, não perderiam tempo com as coisas fúteis dessa vida e desejariam mais de Deus sobre suas vidas.

Portanto, o propósito desse texto é mostrar os entraves que surgem sobre os que querem meditar e receber as bênçãos que procedem dessa prática.

1. Os obstáculos da Meditação

Destacaremos aqui alguns obstáculos que impedem o sucesso na meditação:

a) Ignorância

Quando perguntamos a alguns cristãos se eles meditam, os mesmos afirmam: “Que não conseguem concentrar seus pensamentos nisso, porque eles são como a onda do mar que é arremessado de um lado para o outro”. Diante disso, devemos entender que os pensamentos dispersos não isentam o dever do cristão. Geralmente, quando esses argumentos são usados, fica claro a ignorância sobre o dever de meditar. E não somente isto, mas é uma prova clara que não há amor a Deus e a sua palavra. Desse modo, muitos deixam de meditar por falta de conhecimento sobre o assunto e preferem ficar na ignorância.

b) As atividades dessa vida 

Alguns não meditam por falta de conhecimento sobre esse tema, outros colocam como barreira as atividades desse mundo. Alegam que não podem, pois andam ocupados demais com os empreendimentos deste mundo, assim, acham que não podem ter um desempenho com seriedade. A primeira coisa que a pessoa que esta nessa situação deve ter em mente é: a verdadeira espiritualidade, não é praticada somente em momentos de lazer, porém, as atividades desse mundo devem levar-nos mais a meditação. Josué estava na liderança do povo de Deus, era um homem altamente ocupado, mas Deus disse que ele deveria meditar na sua lei de dia e de noite.

c) Sono Espiritual  

Um dos obstáculos ferrenho do homem nesse hábito, é o sono espiritual ou a preguiça espiritual. As pessoas que vivem assim, dizem que têm boas intenções, mas suas almas se inclinam para distante da meditação. O autor de Provérbios afirma: A sonolência cobrirá de trapos o homem (Pv 23:21). É mais do que claro, todo aquele que se lança na sonolência para com a meditação, sofrerá prejuízos quanto a espiritualidade; um deles é a indiferença para com as coisas de Deus. Certo puritano sobre isto disse: “É preferível esmerar-se do que sofrer dores, e jungido com as cordas do dever do que com as cadeias das trevas”. Uma pessoa que vive em uma situação como esta, precisa analisar suas preferências, para assim ver se estão mais inclinadas a Deus ou ao mundo, porque a preguiça espiritual não é defeito físico apenas, mas espiritual.

d) Prazeres e amizades do mundo

Os prazeres e as amizades do mundo têm impedido muitos cristãos de meditarem na palavra de Deus. Muitos não estão dispostos a abandonarem o entretenimento fútil do mundo e nem os amigos. Esses devem lembrar que, “as coisas desse mundo estragam nossa espiritualidade e nos indispõe para com os deveres da meditação”. As coisas de Deus são maiores do que os prazeres do mundo, as coisas desse mundo passam, todavia, aqueles que se empregam na meditação, serão recompensados na eternidade e nessa vida. Lembrando o que Tiago disse: Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4).

e) Falta de disposição

A falta de disposição tem sido um grande vilão, que tem roubado a muitos quanto a prática da meditação. Os que estão nessa situação a consideram uma tarefa muito difícil e sobrecarregada, por isso, não se dedicam a estar a sós com Deus. Esses pensamentos, precisam ser purificados com o sangue de Cristo, para que assim, venham se comprometer com a meditação e os meios de graça. O puritano Calamy demonstra, os prejuízos graves de ficar indisposto a meditação: As consequências de omitir-se da meditação são sérias. Conduz ao endurecimento do coração. Por que as promessas e ameaças de Deus causam tão pouca impressão em nós? Porque falhamos em meditar sobre elas. Por que somos tão ingratos a Deus por Suas bênçãos? Por que Suas providências e as aflições falham em produzir santo fruto em nossas vidas? Por que não conseguimos beneficiar-nos com a Palavra e os sacramentos? Por que somos tão prontos a julgar os outros? Por que nos preparamos tão mal para a eternidade? Por que a falta de meditação é tão clamorosa em nós?

2. Os benefícios da meditação

Depois de verificarmos os obstáculos a meditação, agora verificaremos os benefícios que ela trás para a vida cristã, elas são:

  • A meditação promove o temor a Deus, o qual é o principio da sabedoria (Pv 1:8). 
  • A meditação melhora nossa vida de oração, porque através dela nos aperfeiçoaremos nessa prática e abre nosso entendimento para palavra de Deus (Sl 119:18). 
  • A meditação nos leva amar a lei do Senhor e meditar nela todos os dias (Sl 119:97). 
  • A meditação aumenta o arrependimento e a transformação da vida (Sl 119.59) 
  •  A meditação é uma grande amiga para a memória. 
  • A meditação ajuda-nos a valorizarmos o tempo que Deus nos deu para usarmos na sua presença. 
  •  A meditação glorifica a Deus (Sl 49.3). 
  • A meditação é uma poderosa arma contra Satanás e a tentação (Sl 119:11,15; 1Jo 2:14). 
  • A meditação ajuda a prevenir contra pensamentos maus e vãos (Sl 101:3). 
  • A meditação é um forte antídoto contra o pecado e a cura da cobiça. 
  • A meditação nos auxilia nas provações 
  •  A meditação ajuda a entendermos as promessas de Deus contida nas Escrituras. 
  • A meditação traz um entendimento mais profundo da palavra de Deus. 
  • A meditação nos leva adorar a Deus de forma mais teocêntrica. 
  • A meditação nos ajuda a visualizar o culto como uma disciplina a ser cultivada. Ela nos leva a preferir a casa de Deus à nossa própria. 
Esses pontos, são suficientes para nos conscientizarmos dos grandes benefícios da meditação para a espiritualidade cristã. 

Conclusão 

Portanto, devemos estar cientes dos obstáculos a meditação, devemos conhecer cada uma dessas barreira para as vencermos; bem como dos benefícios que ela traz para vida cristã. Como disse Thomas Brooks, “a meditação é o alimento de suas almas, é o próprio estômago e o calor natural pelos quais as verdades são digeridas. Uma pessoa logo viverá sem seu coração, quando for capaz de obter o bem pelo qual lê sem meditação. ... Não é aquele que lê mais, e sim aquele que medita mais é que provará ser o cristão mais seleto mais suave, mais sábio e mais forte”.
Que possamos sempre fazer da meditação uma disciplina para a vida cristã. Se não queremos ter uma vida cristã superficial, devemos valorizar essa prática.

Sidney Muniz
Notas:
Espiritualidade Reformada – Joel Beeke

Nenhum comentário:

Postar um comentário