sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Outubro/2018 - Capítulo 5 - A Liderança de Moisés e o seu Legado




Comentarista: Walter Menezes



Texto Bíblico Base Semanal: Deuteronômio 34.1-12

1. Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
2. E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
3. E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
4. E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
5. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
6. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
7. Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
8. E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.
9. E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
10. E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
11. Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
12. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.

Momento Interação

Pela maravilhosa graça de Deus, chegamos ao final de mais um Comentário Bíblico Mensal, e desta feita, concluindo os estudos acerca do profeta e legislador Moisés. Neste último capítulo do Comentário de Outubro de 2018, analisaremos acerca dos momentos importantes do profeta e como ele é uma grande referência para nós, pois o próprio Cristo deu testemunho de Moisés e da Lei (Lc 24.44), acerca da sua vida e legado não somente para todo Israel, como para  todo o mundo. Bons Estudos e até o próximo Comentário Bíblico Mensal.

Introdução

Moisés foi o grande legislador de Israel, escolhido por Deus para libertar seu povo da escravidão do Egito e conduzi-lo a terra de Canaã, onde pudessem adorar ao Senhor em liberdade. Para os judeus Moisés foi o maior profeta que já existiu e, quando de sua morte, Deus precisou esconder o seu corpo, visto que até o próprio diabo requereu a posse deste, certamente para fazer dele um ídolo (Jd 1.9). A vida e o ministério de Moisés foram marcados por desafios de fé e pelo sobrenatural de Deus. Quando do seu nascimento havia um decreto de morte para todos os meninos hebreus e o primeiro desafio era conservá-lo com vida, uma vez que a ordem do rei não podia ser desobedecida (Êx 1.16). O primeiro desafio de fé partiu de seus pais que não temeram o mandado do rei e o esconderam por três meses (Hb 11.23). Certamente que não foi somente o amor pelo filho que fez com que os pais de Moisés agissem assim, pondo em risco suas próprias vidas, mas a fé que aquele menino seria um instrumento nas mãos de Deus os impulsionou a fazerem isso. Isso mostra que o relacionamento de amor em família é o elemento essencial para a formação de bom líder.

Certamente que Moisés como homem teve suas falhas e fraquezas, mas Deus o escolheu para cumprir os seus desígnios na vida de faraó e mostrar a sua glória aos egípcios. Veremos algumas qualidades que evidenciaram sua chamada e ministério, quais devemos ter com um legado deixado por ele para as futuras gerações.

I. A Liderança de Moisés

Moisés foi aquele em quem Deus confiou para liderar seu povo, entregando-lhe as leis que regeriam aquela nação (Gl 3.19,20). Como medianeiro, Moisés não poderia aumentar ou diminuir nada do que Deus lhe outorgara. Moisés, como servo foi fiel em cumprir e em ensinar a lei ao povo eleito de Israel. De igual modo, hoje, todo aquele que é chamado e escolhido a guiar o povo de Deus precisa fazê-lo na condição de servo e fiel. A fidelidade do ministro consiste essencialmente em alimentar o rebanho de Deus com a Palavra genuína e sem mistura. Fazendo assim, o tal será grandemente galardoado

II. A Travessia do Mar Vermelho

A famosa passagem da Bíblia onde Moisés divide o Mar Vermelho permanece marcante de forma sobremaneira. A história do Livro do Êxodo diz que os judeus estavam fugindo do Egito, liderados por Moisés, e com o exército do Faraó em seu encalço. Moisés ergue seu cajado e divide o Mar Vermelho, para que os judeus pudessem passar pelo meio das águas.

Quando o exército do faraó tenta perseguí-los, a água do mar cai sobre os soldados, fazendo com que os judeus ficassem a salvo. Ele de uma só vez extermina, arrasa os Egípcios, pois permite que o exército do Faraó com suas modernas carruagens de guerra adentrem ao mar aberto e em um piscar de olhos ordena que as águas se fechem, acabando de vez com a arrogância e a prepotência do grande e temido Faraó. Deus destruiu todo o mal em uma única ação, afundou o mal no próprio mal, o Faraó bebeu então de seu próprio veneno. 

Podemos imaginar facilmente hoje como Cristão, que tal episódio fora sem dúvidas um grande milagre, uma manifestação divina, celestial. Os grandes cientistas tentam nos dias atuais desvendar, dar explicações para este grande ministério, mas não chegam a lugar algum, com a mesma precisão do que com os relatos bíblicos chegam.Deus tinha um propósito na vida daquelas pessoas da mesma forma que também nas nossas vidas e Ele está pronto a todo o instante para nos livrar das mãos dos nossos inimigos, só depende de nós mesmos.

III. Moisés e o Pentateuco

Pentateuco é o como é chamado o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia. Estes cinco livros também são chamados de “a Lei” ou “Torá”. Os livros que compõe o Pentateuco são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A palavra Pentateuco vem do grego pentateuchos, que significa “livro de cinco volumes”. Esses cinco primeiros livros do Antigo Testamento possuem uma importância muito grande. Eles fornecem a base de todo o restante do conteúdo bíblico. É amplamente aceito que Moisés foi quem escreveu o Pentateuco. Na verdade a própria Bíblia indica que Moisés escreveu a Lei. No Antigo Testamento existem várias referências a escritos que são designados como “Livro de Moisés”, “Livro da Lei de Deus” (Js 1.8; 8.34; 2 Rs 14.6; 22.8; 2 Cr 17.9; 25.4; Nm 8.1,18; 9.3; 13.1). É verdade que muitas dessas referências não falam especificamente do Pentateuco, e sim de escritos pós-exílicos. Mas de qualquer forma, esses escritos certamente continham partes do Pentateuco.

O Novo Testamento também se refere em diversas ocasiões ao Pentateuco (cf. Mt 12.5; Mc 12.26; Lc 16.16; Jo 7.19; Gl 3.10). O evangelista Lucas escreve que Jesus ensinou as Escrituras “começando por Moisés” (Lc 24.27). Certa feita o próprio Jesus atribuiu a autoria do Pentateuco a Moisés (Jo 5.46). Até mesmo dentro dos textos do Pentateuco existem indicações do importante papel exercito por Moisés como redator (cf. Êx 24.3-7; Dt 31.24-26). Assim, as tradições judaica e cristã aceitam e defendem a autoria mosaica do Pentateuco. 

IV. Moisés Profetiza sobre a Vinda de Cristo

De acordo com Deuteronômio 18.15-20, o Senhor prometeu a Israel que enviaria outro profeta como Moisés. Isso se aplicava a todos os verdadeiros profetas que eram os porta-vozes de Deus. Os profetas se caracterizavam por sete qualidades: (1) israelitas; (2) chamados por Deus; (3) capacitados pelo Espírito Santo; (4) porta-vozes de Deus; (5) autorizados a falar em nome do Senhor; (6) bons pastores para o povo e (7) confirmados por sinais.

No tocante a esta profecia, "o Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" Jesus Cristo foi o seu verdadeiro cumprimento. Jesus, como Moisés, foi mediador entre Deus e o homem (Dt 16.17; Hb 9.15; 12.24) Entretanto, Cristo era diferente por ser o Filho de Deus (Jo 1.21,25,45; 5.46; 6.1;7.40; At 3.22,23; 7.37). Quando Moisés morreu, havia a esperança de aparecer novamente alguém como ele, até mesmo maior do que ele (Dt 34.9-12). Todos os verdadeiros profetas que surgiram entre os hebreus foram chamados pelo Senhor. Ninguém podia tornar-se um profeta genuíno por desejo ou vontade própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário