sábado, 1 de junho de 2019

Advertência de Jesus contra os Falsos Profetas



O capitulo 7 de Mateus descreve sobre o sermão da montanha ou sermão do monte. No final do capitulo, especificamente do verso 15 ao 19, Jesus adverte seus discípulos contra os falsos profetas. E quem eram os falsos profetas da época de Jesus? Quais advertências que seus discípulos deveriam levar em conta? Esse texto tem a finalidade de responder essas perguntas.

1. Acautelai-vos

A primeira advertência de Jesus aos seus discípulos foi: “Acautelai-vos dos falsos profetas”. Acautelai-vos, significa literalmente “manter-se, guarda-se, ser cuidadoso, voltar à mente ou atenção a algo, estar em guarda”.

Jesus queria que seus discípulos fossem prudentes diante dos falsos profetas. E as razões disso, era pelo fato deles apresentassem disfarçados como ovelhas, mas por dentro serem lobos devoradores. Com isso, Jesus estava querendo dizer que não era fácil identificar á primeira vista os falsos profetas. O apóstolo Paulo destaca que o próprio satanás se transforma em um anjo de luz, assim também seus ministros se transformam em ministro da justiça (2Co 11.14,15).

Mas afinal de contas, quem eram os falsos profetas do contexto histórico de Jesus? Antes de responder essa pergunta, devemos ter duas coisas em mente:

Primeiro, Jesus relaciona esses profetas com os grupos religiosos da sua época. Segundo, os que ouviram a mensagem de Cristo entenderam perfeitamente que se referia ao seu contexto.
Os falsos profetas mencionados por Jesus eram os escribas e fariseus. Nos Evangelhos Jesus alerta seus discípulos contra esse grupo religioso (Mt 16.6,11,12; Lc 12.1; 20.46,47).

Portanto, estas passagens demostram claramente Jesus advertindo seus discípulos contra as autoridades da época, isto é, escribas e fariseus.

 2. Analogia feita por Jesus

A) Jesus afirma que para conhecer os falsos profetas é preciso observar seus frutos. Após essa declaração, Ele faz uma analogia para elucidar melhor o assunto, perguntando aos seus discípulos se havia como um espinheiro ou figueira produzir uvas. Em outra ocasião, declarou aos fariseus que é impossível a árvore boa produzir maus frutos, como maus frutos brotarem de uma árvore boa.

Sabemos que Jesus ao usar a analogia dos frutos, estava se referindo as ações das autoridades religiosa judaicas. Não tem como esconder uma má ação por muito tempo, porque Jesus disse que nada há encoberto que não venha a ser revelado (Lc 12.2). Por isso, era preciso analisar bem as ações dos profetas.

B) Jesus disse que pelos frutos conhecerão os falsos profetas. Podemos destacar como:

Primeiro, se refere o caráter. Jesus chama atenção aqui dos discípulos para olharem o caráter dos falsos profetas da época, isto é, escribas e fariseus. Jesus chama os fariseus de sepulcros caiados, por fora é bonito, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Parecem justos diante dos homens, contudo, por dentro estavam cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mt 23.27,28).

Segundo, doutrina. Os fariseus pregavam e não praticavam (Mt 23.3), atavam fardos pesados sobre os ombros das pessoas (Mt 23. 4), ensinavam doutrinas de homens – tradição – e não a palavra de Deus. Esse mesmo costume dos fariseus ainda permeia na igreja de Cristo, homens que colocam usos e costumes acima da palavra de Deus.

3. Moisés e Jesus

Olhando para essa passagem, principalmente nesse trecho que Jesus alerta seus discípulos sobre os falsos profetas, percebemos a semelhança com Moisés. Em Deuteronômios capitulo 13, Moisés alerta a nação de Israel contra os falsos profetas, assim como Jesus no sermão da montanha. Moisés chama atenção para a lei, os profetas deveriam profetizar de acordo com ela; Jesus chama atenção dos discípulos para olharem os seus frutos, ou seja, tanto a doutrina como o caráter. Logo, percebemos que Cristo é um tipo de Moisés.

Conclusão

Diante disso, as lições que podemos extrair dessa passagem é:
Primeiro, devemos no acautelar dos falsos pregadores da atualidade. Sabemos que muitas vezes não é fácil, pelo fato de parecer com o verdadeiro, mas analisando prudentemente não seremos enganados.
Segundo, conhecemos os falsos mestres pelos frutos que apresentam. E os frutos como aprendemos até aqui é o seu caráter e doutrina. Mas para que conheçamos isso, é necessário termos conhecimento da palavra de Deus, somente ela nos dará o discernimento do falso e do verdadeiro.

Referencias;
Dicionário Vine

Sidney Muniz


Nenhum comentário:

Postar um comentário