sexta-feira, 12 de julho de 2019

Álbuns Abençoadores da Música Cristã Brasileira




Por Leonardo Pereira



Em Setembro do ano de 2015, foi produzida uma lista dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira, cujo objetivo final foi uma junção de vários portais do meio protestante, encabeçada pelo site Super Gospel.  A escolha dos álbuns envolveu uma grande parceria entre vários portais do meio protestante: Super Gospel, Arquivo Gospel, O Propagador, Virtual Gospel, Casa Gospel e Gospel no Divã. Para as seleções deste nível, contou-se também com a participação de vários historiadores, jornalistas e músicos, que selecionaram os discos conforme o "impacto cultural e histórico".

Neste artigo, a partir da lista dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira, pretendo listar 10 álbuns desta lista, focalizando a importância do conteúdo, sua naturalidade, como também a necessidade de retornarmos às raízes da musicalidade cristã brasileira, e de revermos a condição destes álbuns serem mais uma vez, poderosa ferramenta melódica na glorificação do Reino de Deus, no combate às heresias e no aprofundamento bíblico e teológico que se encontram nas Escrituras Sagradas. Estes 10 álbuns para este artigo nos serviram de modelos para a posteridade como um todo para a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Antes de começarmos com a lista destes 10 álbuns da música cristã brasileira, é importante ser frisado que os álbuns que serão aqui mostrados não parte de uma opinião pessoal, nem de conveniência, escolha e gosto pessoal. Esta lista tem como objetivo principal, criar uma porta de entrada para que os que já ouviram, ou para os que ainda não ouviram, possam se aprofundar mais no conteúdo bíblico que estão nas letras incríveis destas músicas que marcaram gerações, décadas e muitas igrejas evangélicas espalhadas pelo Brasil e no mundo. Por isso, servem como base para a busca de mais álbuns incríveis das décadas que foram lançadas e das excelentes músicas que se seguiram com os grupos e com os cantores solos das épocas. Vamos conhecer então estes álbuns, não necessariamente os melhores de todos, mas sim aqueles que todos deveriam pelo menos conhecer como porta de acesso para outras belíssimas obras de melodias cristãs sem igual.

1) Portas Abertas - Grupo Logos (1987)

Portas Abertas é o sexto álbum de estúdio do Grupo Logos, lançado em 1987. A faixa-título, "Portas Abertas", é um dos maiores sucessos do Logos e até hoje é entoada em muitas igrejas do Brasil. Com a liderança de seu vocalista e compositor Paulo Cezar da Silva, ou simplesmente Paulo Cezar como é conhecido por muitos, o álbum Portas Abertas traz uma musicalidade voltada para a redenção do ser humano decaído em Cristo Jesus, aquele que se fez pecado por nós para que nós tenhamos acesso ao Pai. Grupo Logos aborda esta temática com maestria do começo ao fim e a música-título marca com louvores este belíssimo conteúdo musical cristão.

2) Obra Santa - Luiz de Carvalho (1969)

"Ninguém detém! É obra santa; Nem satã, nem o mundo todo pode apagar esse ardor. Ninguém detém! É obra santa!". Este é o refrão de um dos maiores louvores compostos em solo brasileiro. Obra Santa é a música-título do álbum de Luiz de Carvalho e esta obra possui uma peculiaridade que o torna marcante.  A música Obra Santa foi escrita pelo Pr. Rosivaldo de Araújo e gravado por Luiz de Carvalho e se tornou o hino do Movimento de Renovação Espiritual. Este Movimento começou com Rosalee Mills Appleby, missionária Batista americana que trabalhou no Brasil na metade do século 20. Ela dedicou sua vida para encorajar um avivamento nas igrejas evangélicas brasileiras, especialmente na década de 1950. Este álbum é conhecido por músicas marcantes como Quando Ele estendeu as suas Mãos, Flor Gloriosa, Atrás não Volto, Madeiro Lavrado e Estrada de Espinho, louvadas como chamado "corinhos" nos dias atuais. 

3) Cem Ovelhas - Ozéias de Paula (1973)

Cem Ovelhas é o segundo álbum de estúdio do cantor brasileiro Ozeias de Paula, lançado em 1973 pela gravadora Estrela da Manhã. A faixa-título tornou-se a canção mais famosa da carreira do cantor, tornando o disco um dos clássicos da música cristã contemporânea no Brasil. Quase simultaneamente ao lançamento do disco, Ozeias sofreu um grave acidente automobilístico, do qual se recuperou tempos depois. Ozéias de Paulo neste álbuns trata sobre muitos assuntos bíblicos como por exemplo a confiança em Deus, o cuidado e a amizade de Cristo com seus filhos, a importância e preciosidade de se viver na presença de Jesus e de nós deixarmos nossas ansiedade no Senhor (1 Pe 5.7). É um álbum que trata com grandiosidade bíblica e cristocêntrica sobre o cuidado do Senhor para com os seus.

4) Aliança - Grupo Koinonya (1988)

Se nós temos os chamados "cantos congregacionais" nos dias de hoje, deve-se muito à um Grupo Koinonya com o seu álbum de estréia Aliança. Koinonya foi uma banda cristã brasileira, formada em 1988 na cidade de Goiânia, por Bené Gomes como líder e vocalista do grupo e em seu álbum de estreia, produzida por Asaph Borba e Gerson Ortega, estão algumas das músicas mais notórias da banda, como "Ao Único", "Tu És Soberano", "Quem Pode Livrar", "Aliança" e "Espírito Enche". Alda Célia também está entre os principais vocais e compositora de várias faixas cuja carreira logo depois se seguiu com grandes louvores. O álbum Aliança é o principal responsável pelo surgimento do movimento conhecido como "canto congregacional", movimento responsável por lançar grandes grupos congregacionais em evidência na nação com grandes louvores impactantes.

5) Alma Cansada - Jair e Hozana (1968)

Alma Cansada é o álbum de estreia da dupla Jair e Hozana, lançado em 1968 pela gravadora Celeste. Maior sucesso comercial da dupla, o disco destacou-se no cenário religioso pelas músicas "Alma Cansada" e "Canta Meu Povo", que tornaram-se sucesso na carreira dos músicos. A dupla alcançou notoriedade nacional com o disco Alma Cansada (1968), o qual, com a faixa-título, escrita por Jair Pires, tornou-se um dos clássicos da música cristã no Brasil. Destaque para as "Alma Cansada", "Canta meu Povo", "Uma Mirada", "Mensageiros de Cristo", "Sobre as ondas do Mar", "Há Poder no Sangue de Jesus" que exploram bem o ambiente do álbum.

6) Oração de Davi - Feliciano Amaral (1981)

Feliciano Amaral assim como Luiz de Carvalho encabeçam um nível bíblico de profundidade com fantástica harmonia e melodia em suas obras. Isso se percebe do começo ao final no LP Oração de Davi do saudoso cantor Feliciano Amaral (1920-2018). As músicas "Oração de Davi", Cristo Amou a mim e a Ti, "Eu te Agradeço", "Onisciente", "Deus e a Natureza", "A Cada Instante", "O Rosto de Cristo" especialmente a música-título, embelezam o álbum com grande dedicação e esmero falando sobre temas bíblicos como a oração, o Amor de Jesus, os atributos de Deus e a sua soberania. É uma obra prima da música sacra cristã brasileira com grandes ensinamentos bíblicos.

7) O Sétimo - Sérgio Lopes (1997)

O Sétimo é o sétimo álbum de estúdio do cantor Sérgio Lopes, lançado pela gravadora Line Records em 1997. Neste disco, o cantor transforma em canções alguns relatos da Bíblia, como a história de Sansão ("Sansão e Dalila") e a passagem da crucificação de Jesus ("A Dor de Lázaro"), e ainda canta em espanhol três faixas extras e interpreta em hebraico uma versão do hit "O Lamento de Israel" ("Bney ya' Akov"), que lhe rendeu o troféu de melhor música do ano em 1998. É uma prima magistral com entendimento pelos assuntos bíblicos passando desde o Antigo até o Novo Testamento interpretando na forma de belíssimas canções que abençoam vidas.

8) Meu Clamor -  Denise Cerqueira (1998)

Denise Cerqueira é até hoje uma unanimidade entre os cantores evangélicos pelo Brasil. Desde o início de sua carreira até o fim de sua vida, abençoou vidas com suas canções que tocam a alma e fortalece o ânimo de muitos. A carreira de Denise Cerqueira se deu no início dos anos 90, com a música "Renova-me", que esteve dentre as mais executadas nas rádios cristãs em 1993."Eterno Amor" e "Jerusalém e eu" também obtiveram destaque em sua carreira e com o Meu Clamor, último álbum de estúdio inédito da cantora evangélica Denise Cerqueira, lançado em 1998 pela gravadora Line Records, faz da música "Jerusalém e Eu" um grande sucesso e até hoje, é cantada nas igrejas evangélicas de todo Brasil. As músicas "Por Amor", "Olha Meu Amigo", "Você e Eu", "Através da Cruz", "Pode Alguém" compõem uma coletânea fantástica da excelente safra de Denise Cerqueira.

9) Preciso de Ti - Diante do Trono (2001)

Se a banda Diante do Trono é reconhecida hoje no território nacional como um todo pelas suas canções e composições Preciso de Ti é completamente responsável por este trabalho de excelência que até hoje, rende a alma de muitos ao Senhor com este álbum. Preciso de Ti é o quarto álbum ao vivo da banda brasileira Diante do Trono, gravado e lançado em 2001. Trabalho de maior sucesso do grupo mineiro, a obra contém algumas das canções de maior notoriedade do grupo, como a faixa-título "Preciso de Ti", "Quero Subir" e "Coração Igual ao Teu". É até hoje consideravelmente, um dos discos mais vendidos na história da música cristã brasileira.

10) Sem Limites - Aline Barros (1995)

Sem Limites é o álbum de estreia da pastora e cantora evangélica brasileira Aline Barros, lançado em 1995. O disco foi um sucesso em todo território brasileiro, muito de suas músicas viraram hinos nas igrejas. Devido a aceitação do público às canções do disco, em 1999 foi relançado pela AB Records em CD com a inclusão de mais duas músicas: a inédita "Tua Palavra" e a regravação de "Consagração/Louvor ao Rei", música que Aline solou no disco Tempo de Adoração da Comunidade Evangélica Vila da Penha, e que a projetou completamente em todo território nacional. "Sem Limites", "Sou Feliz", "Para Sempre Te Adorarei", "Deus do Impossível", "Jesus Cristo Mudou Meu Viver, "Tua Palavra" "Consagração / Louvor ao Rei" são algumas das músicas que fazem deste álbum um excelente momento de intimidade com Deus no ouvir e na compreensão das letras destas belas melodias entoadas desde 1995 até os nossos dias em muitas igrejas brasileiras.

Uma Última Palavra

Por último, deixo aqui um registro de Ruben Mukama, líder do site Blog do Mukama, que relata a importância de conservarmos os valores instaurados nestes antigos álbuns que marcaram épocas, vidas, gerações e igrejas ao redor de todo o brasil e que com o passar do tempo, foram-se perdendo o foco nos louvores cristocêntricos e bíblicos. Nas palavras de Ruben Mukama:

"A ideia de elencar as obras mais conceituadas do meio surgiu após a inexistência de produções do tipo na cena cristã, e da historiografia musical, no meio cristão, ser ainda tão incipiente. Desta forma, muito acerca da cultura cristã, dentro do Brasil, se perde. O ranking tenta, portanto, suprir esta carência no meio cristão. O Arquivo Gospel, do historiador Salvador de Souza, está há mais de uma década, mantendo no ar uma extensa discografia e artigos sobre a história da música cristã. Mais recentemente, o O Propagador vem publicando a Rocklogia, uma coluna sobre a história do rock cristão nacional. O site, por sua vez, pretende fazer algo semelhante com a música pentecostal, em 2016. Após a escalação dos discos, chegou-se aos seguintes resultados: apenas onze dos discos presentes na lista estão em plataformas digitais de streaming, como o Spotify; sendo que apenas um, dentre esses onze, está entre os dez primeiros. Ou seja: as memórias de nossa música, infelizmente, não têm sido preservadas como deveriam".

Referências:

Equipe O Propagador. Artigo - Os 100 maiores álbuns nacionais da musica cristã. Consulta em: http://www.opropagador.com/os-100-maiores-albuns-nacionais-da-musica-crista/. Consulta dia: 12/07/2019. 

MUKAMA, Ruben. Artigo - Os 100 álbuns da música cristã brasileira antes de você ir para o céu. Consulta em: http://www.rubenmukama.com/2015/09/os-100-albuns-da-musica-crista-para.html. Consulta dia: 12/07/2019.

Lista dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira. Consulta em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_100_maiores_%C3%A1lbuns_da_m%C3%BAsica_crist%C3%A3_brasileira_pelo_Super_Gospel. Consulta dia: 12/07/2019.

Redação Super Gospel. Artigo - Sites cristãos produzem lista dos 100 maiores álbuns nacionais. Consulta em: https://www.supergospel.com.br/noticia_sites-cristaos-produzem-lista-dos-100-maiores-albuns-nacionais_7212.html. Consuta dia: 12/07/2019.

Um comentário: