segunda-feira, 8 de julho de 2019

O Deus Supremo Mantenendor




Por Leonardo Pereira




Estamos adentrando em um mês que se prossegue para o fim do ano de 2019; a nosso ver, o mês de Julho, o primeiro, do segundo semestre deste ano. Mais uma vez, uma período incrível diante dos nosso olhos nos sobrevêm; o alvorecer de um novo tempo se achega com um tempo diferente e especial para as nossas vidas com novas oportunidades, com novos dias, e com novos momentos especiais para cada um de nós. Assim como ocorre conosco nos dias atuais, há muito tempo isso ocorreu de maneira emblemática para um homem disposto à se dedicar para a Obra de Deus, este homem era chamado de Neemias.

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes de Susã; era um homem de extrema confiança e com destacada posição no Império Persa e um judeu em sua plena linhagem e com seu coração envolto em grandes projetos para restaurar Jerusalém aos tempos de glória que antes esta gloriosa terra possuía. Em seu esplêndido progresso no trabalho que Deus lhe comissionara, ele executou um momento de adoração para o Senhor dos Céus e da Terra: "Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora" (Ne 9.6).

Precisamos reconhecer completamente que o Senhor nosso Deus é que tem guiado todas as nossas vidas até este momento. Não foi Neemias quem iniciou esta obra, muito menos se sustentou pessoalmente, e nem mesmo ele que deu prosseguimento com a sua própria mente humana. Foi somente o Senhor e plenamente o próprio Deus que concede a sabedoria aos seus filhos a fim de que toda a sua vida foi uma grande história de um servo do Senhor quem guiou com sabedoria vinda do Alto para abençoar à Israel. Isto se aplica com forte afinco aos nossos dias.

Vivemos muitos dias estando bem, outros dias nos encontramos mal. Dias de abundância, dias de dificuldades. Dias amenos, dias tempestuosos. Momentos de alegria, momentos de tristezas. Como ser humanos vivendo aqui na terra, cumpre-se à todos instante as palavras de Jesus Cristo: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). 

Assim como Neemias, engrandeçamos e exaltemos à cada dia o nome do Criador dos Céus e da Terra, o Supremo do Universo, O Deus Perfeito, Completo, Único e Sublime. Pois Nele "vivemos, e nos movemos, e existimos" (At 17.28). Deus sustentou a vida de Neemias, deu-lhe forças para perseverar em sua caminhada, o animou em momentos de grande aflição de seu filho e realizou a obra através dele e nele. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. É Ele que nos sustenta, nos restaura e nos transforma para uma novidade de vida, um alvorecer de um novo tempo.

É este precioso tempo que chega até nós para a honra e a glória do Senhor!


Referências:

BARBER, Ciyril. Neemias e a dinâmica da liderança eficaz. São Paulo: Editora Vida, 2011.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

KINNER, Derek. Esdras e Neemias, introdução e comentário - Série cultura bíblica. São Paulo: Editora Vida Nova, 1992.

LOPES, Hernandes Dias. Neemias : O líder que restaurou uma nação. São Paulo: Editora Hagnos, 2006.

PEREIRA, Leonardo; MUNIZ, Sidney; ROGÉRIO, Marcos; ATAÍDE, Romulo. Comentário Bíblico Mensal - Volume 1 - Antigo Testamento. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

RATA, Tiberius. Esdras e Neemias. São Paulo: Cultura Cristã, 2017. 

RENOVATO, Elinaldo. Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.








Nenhum comentário:

Postar um comentário