segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A Mensagem de Josué para as Próximas Gerações






Por Leonardo Pereira



O capítulo 23 do Livro de Josué é uma exortação do discípulo de Moisés para as próximas gerações que haveriam de continuar as campanhas na conquista da Terra Prometida. Josué estava bastante avançado em idade e o tempo de sua partida estava chegando. Ainda tinha muitas terras que haveriam de serem conquistadas e de Israel expurgar daquelas regiões, povos pagãos que cometiam constante- mente sacrilégios absurdos em nome de outros deuses provocando assim a Ira de Deus. Sabia ele que não poderia acompanhar toda a trajetória do seu povo quando estes completariam a tarefa. Josué foi o início de uma liderança forte e poderosa que guiou os israelitas com grande sabedoria e prudência nas batalhas em que enfrentava os povos estranhos em nome de Jeová que os concediam vitórias à eles para honrar a mensagem que transmitiu tempos atrás à Abraão.

Nesta época (no capítulo 13) quando se mostrou ainda que muitos povos pagãos habitavam aquelas terras as quais deveriam possuir, Josué tinha em torno de 95 anos de idade (Js 13.1) enquanto que Calebe, filho de Jefoné, um dos que tinham sobrevivido e entrado na Terra Prometida juntamente com ele tinha 85 anos (Js 14.10). Parte da terra não havia sido efetivamente ocupada pelos israelitas durante as vitórias anteriores. Na segunda metade do seu livro, quando Josué inicia a distribuição das terras às tribos. Esta ação do grande militar indica a responsabilidade de estes expurgarem das terras os povos que ainda residiam por lá e caso não o fizessem, desobedeceriam ao mandamento de Deus de serem determinados na conquista das terras (Dt 11.22,23). Aproximadamente 15 anos se passaram desde o início da divisão das terras. Muitas tribos do povo de Israel iniciam uma divisão moral e espiritual próximo a morte de Josué. O pecado se encontrava perto das portas da vida do povo hebreu, e assim sendo, toda uma geração corria um sério risco de se perder por ignorar os mandamentos divinos e a liderança do servo do Deus Vivo. Observando o perigo que estava em sua frente, como um grande homem de Deus, Josué ministra uma poderosa mensagem de exortação e consolação ao Povo de Israel transmitindo a todos a missão de se manterem firmes na presença de Deus. Que mensagem é esta que Josué ministrou? Que palavras ele havia dito para o povo observar os mandamentos? E que objetivos ele tinha na ministração desta mensagem aos seus? Observemos pois, o capítulo 23 do livro que leva o seu nome.

A Mensagem de Josué

O capítulo 23 do Livro de Josué contem uma ministração da sua mensagem a todo o povo. Nesta mensagem ele faz seis afirmações que se estendem por toda a sua vida e a vida de seus patrícios. Nesta passagem das Sagradas Escrituras vemos cinco características vitais na sua mensagem, confiança e fidelidade com Deus e que nos são preciosos hoje para o Corpo de Cristo. Podemos resumir o capítulo 23 em cinco pontos importantes: 1) Retrospetiva; 2) Recordações; 3) A Salvação de Israel ; 4) Promessas; 5) e o Compromisso com Deus. Estas cinco características marcam a mensagem de Josué para a nação como sua exortação para um povo com grandes riscos de se desviarem dos caminhos de Deus.

1) Uma Retrospectiva para Israel

Josué recorda ao povo que estava bastante idoso e já perto da sua morte: "Chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, e aos seus cabeças, e aos seus juízes, e aos seus oficiais, e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias; E vós já tendes visto tudo quanto o Senhor vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós" (Js 23.2,3 a). Ele lembra ao povo dos feitos do Senhor até aquele momento e sobre tudo o que Ele fez e continua fazendo para a glória do seu Nome. Ele recorda ao povo que eles não somente souberam dos feitios de Deus como também eles viram durante as conquistas das terras. Um grande perigo hoje é o esquecimento dos feitos de Deus em nossas vidas. Facilmente entramos no caminho de esquecermos sobre as maravilhas de Deus em nossas vidas e voltarmos ao nosso antigo eu. É dar as costas para Deus ainda que fizera tão grandiosas ações em nossas vidas e através de nós. A primeira missão nesta mensagem de Josué é fazer o povo lembrar dos feitos do Senhor e não esquecê-los. Tomemos também o mesmo cuidado para não voltarmos a nossa antiga vida, esquecendo-nos dos milagres de Deus em nós e através de nós.

2) Recordações para todo o Povo

Recordar é lembrar sobre tudo aquilo que é muito importante e precioso na vida de alguém. Lembramos de amigos que estão aqui, daqueles que já partiram, de momentos alegres, de momentos tristes, de ocasiões em que estivemos na mais profunda crise existencial, e de sublimes momentos em que vimos a atuação da poderosa mão de Deus em nossas vidas. Além de realizar uma retrospectiva, Josué recorda ao povo sobre a ação do Senhor na vida de todos ali. Realizar uma retrospectiva sobre tudo o que já vivenciaram é bastante importante, e recordar ao povo sobre a atuação complementa esta narrativa memorial para todos os que ali se encontram reunidos (Js 23.1). Devemos trazer a memória aquilo que nos traz esperança. A mensagem de Josué não é uma mensagem de condenação, nem de críticas. É uma mensagem de esperança para os israelitas.

3) A Salvação do Povo de Israel

Josué enfatiza aos israelitas que eles tem somente um salvador e nenhum mais: "Porque o Senhor vosso Deus é que tem pelejado por vós" (Js 23.3b). O salvador dos israelitas durante toda a sua história de origem, não somente ali durante as campanhas das conquistas é o Senhor. Foi o Senhor quem tem conduzido o seu povo pela sua poderosa mão. É Ele que tem mantido tudo e todas as coisas sob o seu eterno controle. Não é o povo que vence na sua própria força mas é o próprio Deus quem tem guerreado as suas batalhas. Assim também é com a Igreja de Cristo. A Igreja orou constantemente por Pedro mas foi o Senhor quem libertou o pescador de homens da prisão enviando o seu anjo (cf. At 12.9-19). É o próprio Deus quem está no controle das nossas vidas: "Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar" (Is 48.17). Aos nossos olhos muitas coisas às quais pensamos que não conseguiríamos alcançar nos são impossíveis, mas para Deus nada é impossível. Somente o Senhor Jeová é a salvação; não há nenhum outro (Is 43.11).

4) Promessas e Juízos

Para o povo de Israel, existem dois tipos de promessas assim como para Igreja de Cristo também existem dois tipos de promessas. Ambas seguem o mesmo modelo na mensagem de Josué. A primeira promessa para Israel bem como para a Igreja é acerca da sua fidelidade, bem como a perseverança nos caminhos do Altíssimo: "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda; Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis, Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje" (Js 23.6-8). A primeira promessa é uma bênção de Deus para Israel se os mesmos continuassem nos seus caminhos de fidelidade e integridade.

A segunda promessa para Israel também bem como para a Igreja é se eles perderem a sua fidelidade e integridade para com Deus, um grande juízo sobreviria neles pela grande desobediência ao Senhor por não terem dado ouvidos a mensagem divina: "Porque, se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao restante destas nações que ainda ficou entre vós, e com elas vos aparentardes, e vós a elas entrardes, e elas a vós; Sabei certamente que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós, mas elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos; até que pereçais desta boa terra que vos deu o Senhor vosso Deus" (Js 23.12,13). A desobediência traz o juízo divino sobre aqueles que não se atentam para a mensagem do Senhor e nem para as suas observações. Perceba que Josué está exortando ao povo a se manterem sempre firmes em Deus para não entrarem por um caminho de paganismo, de pecado, de idolatria e de apostasia, caminhos estes que os levam a perdição de toda uma nação.

5) O Compromisso com Deus

A síntese principal da mensagem do líder do povo israelita neste capítulo 23 se encontra em um forte compromisso com Deus. O idoso líder sabia que a nação passava por mudanças e uma destas era o perigo dos israelitas perderem o foco no objetivo de se compromissarem com o Criador. Por isso, o sucessor de Moisés exorta-os a se enraizarem na presença do Altíssimo: "Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus" (Js 23.11). Só podem se comprometerem com Deus aqueles a quem o amam verdadeiramente. Josué afirma que os israelitas devem guardar as suas almas. A palavra alma tem um sentido muito vasto na Bíblia Sagrada podendo se referir muitas vezes a mente, o coração, ou a própria vida. Neste versículo, Josué se refere a respeito da vida do israelita como um todo. O povo deveria conservar toda a sua vida na presença de Deus e assim, amá-lo de todo o coração. Quem não guarda a sua vida de maneira sábia e prudente, perde-se aos poucos o amor que tem pelo Senhor. A nossa vida deve ser regida por sabedoria na presença de Deus como diz Salomão: "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela" (Pv 8.11).

Conclusão

A mensagem de Josué é uma mensagem para a Igreja de Jesus Cristo. À semelhança da sua época, vivemos um perigo real de apostaria e paganismo. Se não dedicarmos mais as nossas vidas a Deus, corremos uma grave perigo de estarmos semelhantes aos israelitas de Juízes no capítulo 1. Deixaram eles todo o conselho de Deus por intermédio de Josué para se tornarem amigos do mundo e muitas vezes sofreram nas mãos dos povos pagãos. Foi um período de quedas e ruínas para os israelitas. Sigamos a orientação bíblica do apóstolo Pedro sobre evitarmos tais caminhos perversos e revistamo-nos da presença divina: "Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal" (1 Pe 3.11,12).



Referências:

1. CABRAL, Elienai. Josué - um líder que fez diferença. Rio de Janeiro. CPAD, 2008.

2. CHAVES, Gilmar Vieira. Questões da Atualidade. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2018.

3. Comentário Bíblico Evangelho Avivado - Volume 1 - Antigo Testamento. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

4. HOFF, Paul. O Pentateuco. São Paulo: Editora Vida, 2016.

5. LOPES, Augustus Nicodemus. A Conquista da Terra Prometida. São Paulo: Editora Vida Nova, 2018.

6. MENEZES, Walter. Liderança & Legado. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

7. PEREIRA, Leonardo. O Livro de Josué. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

8. ROGÉRIO, Marcos. Livros Poéticos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

9. SILVA, Oliveira. O Fundamento da Igreja de Cristo. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário