sábado, 28 de setembro de 2019

Elias - Um Exemplo Vivo para os Dias Atuais




Por Leonardo Pereira



No próximo mês estudaremos no Comentário Bíblico Mensal sobre a vida e o ministério do Profeta Elias. Uma grande oportunidade de compreendermos ainda mais a mensagem do Antigo Testamento, o seu ministério profético e os apontamentos que levam ao Cristo da Glória. Com este estudo, entramos no ponto profundo de um estudo exaustivo e objetivo acerca da Palavra de Deus: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Tm 3.16,17). O aprofundamento nas Escrituras mostra-nos a responsabilidade que possuímos de Deus e dos homens em disseminar a sua mensagem teocêntrica focando em Deus e glorificando somente a Deus por todos os seus feitos por intermédio do profeta.

Elias o profeta da região de Tisbe, apareceu nas Escrituras Sagradas como se aparece um relâmpago a cortar-se na terra, em questões de instantes para combater as irregularidades monárquicas e antiética tanto de Acabe quanto de Jezabel. O seu ministério é voltado para combater a idolatria e a paganização com a qual os monarcas levaram a Israel por este caminho. Elias trava batalhas morais e espirituais profundas com os reis, a nação, e inclusive com ele mesmo. Ainda que fosse um poderoso homem de Deus, era homem como nós, sujeito à erros, angústias profundas na alma e em seu coração. Elias é um homem como nós, levando uma vida de altos e baixos buscando sempre ouvir a voz do Senhor. É um reflexo mais do que vivo para os tempos atuais.

Presenciamos em grande parte da nação brasileira o drama do suicídio de muitos líderes de religiões, sobretudo de líderes evangélicos no país. São homens e mulheres que veem suas vidas com grande drama moral, social e espiritual. O índice de suicídio tem aumentado, o estresse tem aumentado e as questões sobre família, educação, conceitos sociais e morais tem sido desvirtuados a semelhança de Acabe e de Jezabel nos tempos do profeta. Elias, em certos momentos enfrentou com grande garra as forças das trevas, mas temeu as ameaças que sobrevinham em sua vida. Também agimos assim no decorrer dos anos. Em tempos nos encontramos muito bem, em outros, medos e tormentos nos assombram na calada da noite, chegando-nos fazer a pensar que já não haverá saída ou solução para os que enfrentam as lutas da vida.

Elias em certo momento da sua vida se escondeu na caverna, mas o Senhor o chamou para sair da caverna. Muitos momentos o Senhor nos chama para sairmos de onde estamos e irmos acompanhá-lo aonde Ele quiser nos levar. Diante da situação de Elias em comparação com hoje, no qual muitas pessoas sofrem com a depressão profunda e desânimo, ouçamos a voz de Deus que nos levanta em tempos de angústia e nos encoraja a prosseguirmos na caminhada até o fim, conforme cita o salmista: "Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia" (Sl 86.1,2).

Humildemente convido a todos os irmãos a participarem deste precioso estudo sobre o profeta Elias comentado pelo irmão Maxwell Barbosa, com um rico ensinamento sobre a vida e obra do ministério do profeta tisbita. Deus abençoe à todos!



Referências:

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

CHAVES, Gilmar Vieira. Sentimentos que Aprisionam a Alma. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016.

Comentário Bíblico Evangelho Avivado Volume 1 - Antigo Testamento. 2ª Edição. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

LOPES, Hernandes Dias. Suicídio - Causas, Mitos e Prevenções. São Paulo: United Press, 2007.

SWINDOLL, Charles. Elias - um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário