terça-feira, 17 de setembro de 2019

Trazendo a Memória os Feitos do Senhor Jeová




Por Leonardo Pereira



Com o passar do tempo nas cidades e entre as nações, nós percebemos que deixamos muitas vezes de lado, aquilo que outrora era importante para nós. Para muitos, recordam-se no momento em que perdem algo que possuíam antes o valor inestimável, seja riquezas, bens ou até mesmo uma saúde de excelência. O tempo faz uma diferença grandiosa na vida daqueles que perseveram nos caminhos de Deus e daqueles que não dão prosseguimento a caminhada cristã. Por nós sermos seres humanos fracos, decaídos no pecado e carentes da graça de Deus, é-nos mostrado um momento em que um povo estava se esquecendo de tudo aquilo que o Senhor já tinha feito pelos seus. Quando começa a ocorrer tal situação, uma nação inteira inicia um estado repleto de ruína, de quedas e de apostasia na caminhada com Deus. Por isso, é sempre importante trazer a memória de muitos as recordações das maravilhas de Deus quando atuava e ainda atua no povo e através do povo. A misericórdia e a graça de Deus é de maneira sublime e preciosa. Não fosse a misericórdia e a graça do Senhor, muitos com o tempo estariam fulminados na condenação física e espiritual.

Um Reflexo do Livro de Deuteronômio

O Livro de Deuteronômio trata sobre os momentos finais do ministério profético de Moisés em seus últimos 40 anos liderando o Povo de Israel com sabedoria e maturidade espiritual. Moisés teve um testemunho de tal maneira marcante nas Escrituras Sagradas, que mesmo após a sua morte, os seus feitos e a sua pessoa ficaram para a posteridade como exemplo de liderança e de legado para Israel e hoje para a Igreja de Jesus Cristo. O autor sagrado que finaliza o Livro de Deuteronômio escreve uma biografia curta, porém linda e fantástica a respeito do hebreu que foi tirado das águas: "E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra. E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel" (Dt 34.10-12). 

Sermões Exortativos

Neste livro, Moisés traz uma série de sermões exortativos para os hebreus, relembrando a eles os feitos do Senhor neles e através deles e os mostrando que o caminho que eles deveria seguir eram os caminhos de Deus que o próprio Deus preparara para eles. Sendo assim, no decorrer do livro, Moisés transmite uma mensagem de estímulo aos hebreus a evitarem a apostasia e persistirem na vontade do Senhor: "Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos, que o não sabem, e não viram a instrução do Senhor vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte, e o seu braço estendido" (Dt 11.1,2). Moisés no decorrer deste livro menciona fatores importantes para os hebreus compreenderem, preceitos estes que nos são favoráveis a seguirmos como Cristãos.

1) Amemos ao Senhor. O primeiro fator de que devemos trazer para nossas vidas é que o devemos primariamente lembrarmos do amor do Senhor e amá-lo de todo o coração. Deus resgatou e salvou o seu povo da terra do Egito por amor. Deus salvou e resgatou a todos por amor por intermédio de Cristo Jesus. O amor é o sentimento que irá sempre durar, além dos dons e da sabedoria. No fim de tudo, ainda o amor permanecerá, pois o Senhor nos amou primeiro com amor eterno: "Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí" (Jr 31.3). O amor ao Senhor é o que devemos sempre lembrarmos por tudo que Ele representa em nossas vida, e tudo o que ele faz por nós graciosamente.

2) Guardemos a sua Palavra continuamente. O segundo fator é que devemos relembrar em nossas vidas é que a sua Palavra deve ser guardada em nossas vidas. O salmista disse que para não pecarmos contra Ele, devemos guardar em nossas vidas a preciosa Palavra Divina: "Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos" (Sl 119.10-12). Só amaremos ao Senhor se guardarmos a sua preciosa mensagem em nossos corações. A sua Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12), a verdade plena para todos aqueles nEle creem (Jo 17.17).

3) Deus se manifesta poderosamente na vida de seus filhos. A sua forte e poderosa mão tem nos sustentado a cada instante do nosso ser. Ele tem cuidado de cada um de nós segundo após segundo, minuto após minuto, hora após hora, dia após dia, anos após anos. Se tivéssemos que contar tudo aquilo que o Senhor fez e faz no meio do seu povo, não teríamos tempo suficiente de vida para contarmos as maravilhas que Deus nos fez. Os hebreus deveriam recordar as maravilhas do Senhor: maná e carne vindos do céu, coluna de fogo durante a noite e a coluna de nuvem durante o dia para ambos os momentos protegeram o povo do frio e do calor. Água, provisão necessária, proteção contra exércitos estrangeiros, feitiçaria e paganismo são apenas alguns dos feitos de Deus durante a peregrinação daqueles que saíram da terra do Egito.

Conclusão

O Livro de Deuteronômio mostra que é necessário recordarmos tudo o que Deus fez para que caiamos no erro da ingratidão e da infidelidade ao Senhor. Um dos males do mundo pós-moderno que afeta com grande rigor a igreja, é que se tornou natural a ingratidão e a infidelidade com o passar do tempo. Contudo, com a Igreja de Cristo Jesus nunca foi e nem será assim. Jesus Cristo nos ensinou que ao orarmos, devemos sempre bendizer a Deus por tudo que És e que fazes, conforme Mateus relata: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" (Mt 6.9-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário