terça-feira, 15 de outubro de 2019

Jesus Paga o Imposto do Templo



Jesus paga o imposto no templo após instruir que Pedro fosse ao mar para pegar um peixe, na boca dele haveria as moedas que pagariam a dívida. Esse foi o único milagre de Jesus que envolvia dinheiro. A passagem é marcada por perguntas, Pedro é o que recebe mais, tanto de Jesus, como dos cobradores de impostos.

Podemos tirar algumas conclusões práticas para a vida cristã desse milagre, nesse texto abordaremos elas.

A pergunta dos cobradores de impostos

Quando Jesus e os discípulos chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto das duas dracmas se dirigiam a Pedro e perguntaram: O Mestre de vocês não paga as duas dracmas? (Mt 17.24).

Os cobradores de impostos perguntam a Pedro se Jesus não pagaria a taxa estabelecido pelo o Templo. Percebemos por meio dessa passagem que, os coletores ficavam responsável por recolher os impostos do Templo. Essa taxa, que era de duas dracmas ou meio siclo que foi instituído por Deus no Antigo Testamento (Ex 30.13), tinha o objetivo de saldar as despesas do Templo. As dracmas eram uma moeda grega, de prata, do mesmo valor aproximadamente do denário, moeda romana.

Mas a final de contas, porque os cobradores fizeram essa pergunta a Jesus? Comumente desejavam pegar Jesus em algum erro, caso Jesus se recusasse, tinham motivos para acusa-lo de desobedecer o mandamento de Deus.

A pergunta de Jesus a Pedro

Pedro respondeu: Claro que paga! Quando Pedro estava entrando em casa, Jesus se adiantou, dizendo: Simão, o que você acha? De quem os reis da terra cobram impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Quando Pedro respondeu: “Dos estranhos”, Jesus disse: Logo, os filhos estão isentos (Mt 17.25,26).

Após Pedro receber a pergunta dos cobradores, Cristo também lhe faz uma e ele responde. Mas podemos destacar alguns pontos nesse trecho. Primeiro, a onisciência de Cristo. Pedro tinha sido abordado com uma pergunta, Cristo não estava por perto, mas Ele conhece todas as coisas. Isso prova claramente a Divindade de Cristo. Segundo, Jesus estava na casa de Pedro pela segunda vez. Na primeira Ele curou a sogra deste, nessa, operou o milagre que saldou sua dívida, como também um dia Cristo pagou a nossa na cruz do calvário. Terceiro, porque Jesus fez uma pergunta a Pedro. Tinha como proposito ensinar que Cristo é o Rei e que ele não tinha nenhuma obrigação de pagar a dracma do Templo, tudo no Templo apontava para Ele. Cristo é o Rei e nós somos herdeiros como afirma o apóstolos Paulo (Rm 8.16,17).

Jesus paga o imposto

Mas, para que não os escandalizemos, vá ao mar, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que fisgar. Ao abrir a boca do peixe, você encontrará uma moeda. Pegue essa moeda e entregue aos cobradores, para pagar o meu imposto e o seu (Mt 17.27).

Vale ressaltar algumas considerações nesse trecho. Primeiro, Jesus pagou o imposto para não escandalizá-los. Aqui podemos aprender que nossas ações não devem trazer escândalos. Segundo, a autoridade de Cristo sobre os animais. Aqui mais uma vez a Divindade de Cristo sendo provada. Terceiro, Jesus supre as necessidade de Pedro. Jesus sempre estará atento as necessidades do seu povo. Quarto, Cristo cumpre com suas obrigações para com as autoridades. Jesus nos deu exemplo que devemos obedecer as autoridades. Elas foram constituídas por Deus (Rm 13. 1-7), mas se não estiverem de acordo com as Escrituras, não somos obrigados a obedece-las (At 5.29).

Conclusão

As lições que podemos enumerar nessa passagem são:
Jesus é onisciente. Isso deixa claro que Ele é o próprio Deus. Segundo, Jesus é o Rei por excelência. Terceiro, Jesus tem toda autoridade sobre os animais. Quarto, Cristo supre nossas necessidade. Quinto, Cristo paga o imposto nos deixando um exemplo para seguirmos.
  

Sidney Muniz

Referências:

Bíblia de Estudo de Genebra.
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário