terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O homem da mão Mirrada



Em Marcos 3.1-6 encontramos uma controvérsia religiosa de Jesus com os fariseus por causa do dia de sábado, os fariseus entendiam que Jesus estava violando o quarto mandamento, porém, Jesus ao curar estava mostrando que o sábado foi feito para fazer o bem. Antes disso, Jesus já havia debatido com eles sobre o dia do descanso (Mc 2.23-28).

Nesse texto, queremos analisar como se deu o debate e as lições práticas que podemos aprender dele.

Jesus na sinagoga

De novo, Jesus entrou na sinagoga. E estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequida (Mc 3.1).

Primeiramente, o texto começa com Jesus entrando na sinagoga. A sinagoga era uma espécie de igreja. Ela teve sua origem quando Israel estava no exilio por desobedecer a Deus – alguns consideram que Esdras deu origem as sinagogas. Onde estivessem três ou mais pessoas, ali estava uma sinagoga segundo os judeus. Eles se reuniam nesse lugar para adorar a Deus, orar e ouvir a exposição do Antigo Testamento. Segundo, Lucas registra um detalhe que não encontramos no Evangelho de Marcos, que Jesus ensinava na sinagoga. Terceiro, o homem da mão ressequida. Algumas versões menciona mão aleijada, mirrada e atrofiada. Lucas destaca que era a mão direita dele que se encontrava enferma. Logo, não sabemos o que de fato aconteceu com esse homem, se ele nasceu com essa doença ou se foi acidente de trabalho.

Os fariseus observam Jesus  

E estavam observando Jesus para ver se curaria aquele homem no sábado, a fim de o acusarem (Mc 3.2).

Os fariseus observavam se Jesus curaria no sábado. Aqueles homens não estavam no templo para adorar a Deus, mas analisando se Jesus efetuasse uma cura naquela dia. Além disso, o objetivo deles ali era justamente acusar a Cristo. Muitos cristãos caem no mesmo erro dos fariseus, vão ao culto somente para criticar, nada está bom para essas pessoas. Não apresentam seu culto a Deus de forma sincera e verdadeira, mas estão somente a analisar o tamanho da roupa, cabelos, brincos e etc. Tudo isso não passa de um mero legalismo.

Jesus chama o homem da mão ressequida

Jesus disse ao homem da mão ressequida: Venha aqui para o meio! (Mc 3.3).

Lucas afirma que Jesus conhecia os pensamentos dos fariseus. Jesus sabia muito bem o que se passava na mente deles. O desejo de acusa-lo, caso ele curasse o homem no sábado. Ainda assim, Jesus chama o homem para o meio. Cristo o coloca justamente no meio de uma controvérsia religiosa para ensinar sobre a verdade do sábado. Talvez você não se encontre a semelhante modo, contudo se encontra em meios as tempestades da vida, Jesus disse que no mundo teremos aflições (Jo 16.33). Assim, isso nos ensina que sempre que Deus nos colocar em qualquer situação, é para nos ensinar algo.

A pergunta de Jesus 

Então lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio (Mc 3.4).

Marcos menciona no texto “salvar uma vida ou deixar morrer”, por outro lado Mateus destaca que “o homem que tem uma ovelha, num sábado não deixará cair numa cova” (Mt 12.10-13). Aqui podemos perceber que Jesus faz uma pergunta aos fariseus, e o porquê ele fez essa pergunta? Porque os fariseus acreditavam que era permitido salvar qualquer animal no sábado, entretanto, o homem somente em casos de emergência – fica mais do que evidente que na teologia farisaica, os animais tinham mais privilégios que os homens. A pergunta de Jesus deixa-os em silêncio, sem condição para uma resposta. Outro aspecto a ser abordado, “Jesus ensinou que o sábado foi feito para fazer o bem”. Dessa forma, Cristo derrubou todo ensino legalista sobre o sábado.  

O homem da mão ressequida restaurado  

Então Jesus, olhando em volta, indignado e entristecido com a dureza de coração daquelas pessoas, disse ao homem: Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela lhe foi restaurada (Mc 3.5).

Primeiramente Jesus ficou indignado e condoído com a dureza de coração dos fariseus. Esses homens não queriam o bem do enfermo e nem acreditavam em Jesus como Messias prometido. Segundo, a mão do homem é restaurada pelo poder de Jesus. Sabemos que a fé é como uma “mão”, e é através dela que recebemos as bênçãos de Deus para a nossa vida. Muitas vezes nossa fé está como a mão daquela homem, atrofiada pelos desânimos, falta de esperança e sem perspectiva de vida. Assim como Jesus restaurou a mão daquele homem, ele é poderoso para restaurar a nossa fé. Portanto, Jesus demonstra sua misericórdia e seu poder ao restaurar aquele homem.

A conspiração dos fariseus contra Jesus

Os fariseus saíram dali e, com os herodianos, logo começaram a conspirar contra Jesus, procurando ver como o matariam (Mc 3.6).

Aqui nós temos nessa parte do texto, a conspiração dos fariseus contra Jesus. Eles tentaram isso com certeza por não conseguirem responder a pergunta que Jesus os fez, foram completamente refutados por Cristo. Com isso, tentam procurar uma forma de matar Jesus – eles eram inimigos da obra de Deus. Se juntam com os herodianos que, eram uma seita mundana e que lutava para manter a dinastia de Herodes. Jesus ao fazer a obra de Deus, enfrentou várias oposições, isto é, muitos inimigos. Assim, se queremos fazer a obra de Deus, estejamos cientes disso, há muitas pedras no caminho.

Conclusão   

Portanto, aprendemos aqui claramente como os fariseus eram duros de coração para não crerem no poder de Deus, o legalismo os levou a tudo isso. Além disso, a passagem nos ensina a importância do dia do descanso. Sobre a nova aliança, não guardamos mais o sábado, mas o domingo, por causa da morte e ressureição de Cristo no primeiro dia da semana. “Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus descansou das suas (Hb 4.10). Por fim, Jesus demonstra sua misericórdia ao restaurar o homem da mão ressequida.

Notas:

Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer 

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário