quarta-feira, 1 de abril de 2020

Estudo Bíblico Temático - Parte 3 - A Origem do Pecado na Raça Humana




Por Leonardo Pereira



Tudo o que se encontra no mundo existe um começo. Fundamentalmente as doutrinas da Bíblia Sagrada nos informa o que aconteceu em um determinado momento e quais mudanças ocorre a partir de tal momento. Assim como a vida se inicia a partir da concepção do ser humano quando este ser forma-se no ventre da mãe, assim também é com origens que se revelam ao decorrer da história da humanidade. Principalmente, a origem da humanidade começa com Adão e Eva no Jardim do Éden e ali, uma história fantástica nos é contada a partir do Livro de Gênesis. 

Não sabemos quantos anos viveram naquele paraíso fabuloso e com brilhos de eternidade o primeiro casal criado por Deus, mas o que também encontramos no relato do livro das origens é que logo em seguida, surgem também naquele ambiente a origem de um dos maiores inigimos do homem, um ponto de separação entre Deus e o homem de tal maneira que a comunhão com o Criador, o planeta em suas mudanças negativas e as características humanas nasceram como uma explosão de vulcão cujo objetivo é devastar tudo aonde houver lugar para se estar e viver: A Bíblia Sagrada o chama da pecado, e a partir também de Adão e Eva, é que nós encontramos também este triste surgimento na raça humana.

O Pecado e sua Definição

Para se falar do pecado primeiramente precisamos compreender o seu significado áureo. Existem muitas ilustrações e definições sobre o pecado, mas para este estudo, nos deteremos em uma definição clara e específica em seu sentido base. Pecado é tudo aquilo que transgride a Lei de Deus sendo contrário ao Seu caráter. Desse modo, o homem peca tanto ao não fazer o que agrada a Deus quanto ao fazer aquilo que o desagrada. A doutrina acerca do pecado é bastante exaustiva na Bíblia, tanto no Antigo quando no Novo Testamento. 

Na Bíblia existem vários termos que são empregados para se referir ao pecado e que possuem diferentes significados. Antes, também é importante entender que tais termos algumas vezes são utilizados para se referir ao mal no seu sentido mais amplo e genérico, e não necessariamente ao pecado, como por exemplo, ao mal físico (doenças, etc.), mesmo que esse mal genérico seja, em última análise, resultado, consequência ou punição pelo pecado. Em outras palavras, é correto afirmar que o pecado é o mal numa categoria específica, que de forma bastante resumida pode ser definido como sendo o “mal moral”. Dentre os termos mais utilizados para se referir ao mal que implica no conceito de pecado, podemos destacar:

Palavras hebraicas: 1) Chatta’th, significa algo como “desviar do caminho”, “errar o alvo”, no sentido de um erro ou desvio deliberado; 2) ‘Avel e ‘Avon, designa um tipo de “falta de integridade”, “desonestidade”, “iniquidade” ao afastar-se intencionalmente do caminho da justiça; 3) Pesha’, transmite a ideia de revolta e rebelião contra uma autoridade legitima, algo como uma “quebra da aliança”; 4) Rasha’, significa “maldade”, implicando sempre no sentido de “culpa moral” ao fugir impiamente das regras estabelecidas; 5) Asham, “culpa”; 6) Ta’a, “andar errado”; etc.

Palavras gregas: 1) Harmatia, essa é a palavra mais abrangente para pecado no Novo Testamento e na Septuaginta, e significa um desvio do caminho da justiça; 2) Adikia, “injustiça”; 3) Anomos, usada para se referir aquele que transgride a Lei; 4) Paraptoma, algo como “uma ofensa ou transgressão deliberada”; 5) Poneros, geralmente refere-se a “iniquidade moral”; etc.

Todos esses termos, quando aplicados à ideia de “mal moral”, geralmente são traduzidos por palavras que revelam o pecado em seus mais diversos aspectos, como: pecado, culpa, maldade, depravação, perversidade, iniquidade, injustiça, desobediência, rebelião, ingratidão, impiedade, prostituição, imoralidade e outras.

O Pecado Adentrando na Terra

É completamente de acordo com todos os leitores da Bíblia Sagrada, que quando o Senhor criou os céus e a terra ao longo dos setes e logo em seguida criando o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.26), o planeta terra era perfeitamente habitável, sem pecado, iniquidade ou maldade na mente e no coração de nosso primeiros pais. Contudo, isso mudou completamente após um único momento na história da ração humana que definiu o que nós chamamos de Queda. A Queda do Homem foi um evento histórico, e não existe espaço na Bíblia para outro tipo de interpretação.  A Bíblia nos diz claramente como ocorreu a Queda do Homem. Satanás utilizou a serpente para se aproximar de Eva. Ao invés de confrontar Adão, a serpente então tentou a mulher. É interessante notar no relato bíblico que Eva havia recebido apenas indiretamente o mandamento de Deus em relação a árvore do conhecimento. O relato bíblico descreve em detalhes o processo do pecado da seguinte forma:

  1. Primeiramente veio a sugestão para duvidar da Palavra de Deus.
  2. Depois aconteceu o famoso “isto não tem problema”, onde a Palavra de Deus foi desacreditada.
  3. Como consequência, a autossuficiência tomou o coração do homem, resultando, por último, na desobediência.


Perceba que a sequencia da tentação foi basicamente a mesma de qualquer pecado que é cometido atualmente. Sob esse aspecto, é fácil perceber que o pecado já havia dominado Eva antes mesmo de ela comer o fruto. Ao estender as mãos em direção ao fruto, com a intenção que havia em seu coração, Eva, naquele momento, já era uma pecadora. Ao comer o fruto, o pecado foi apenas consumado. Eva não resistiu a tentação da serpente. Ela comeu do fruto da árvore do conhecimento. Por fim, Eva também deu do fruto a seu marido. Logo os olhos de Adão e Eva foram abertos e eles se esconderam, pois descobriram que não estavam vestidos.

A partir deste momento, nosso primeiros pais, Adão e Eva, receberiam as duras sentenças dadas por Deus, por desobedecerem a sua Palavra e a desacreditarem, com isso, logo após a Queda, Adão e Eva foram tomados por um sentimento de culpa. Rapidamente eles foram avisados da separação que o pecado causou entre eles e Deus. O próprio ato imediato de o casal ter se escondido, aponta para essa realidade. Ao se encontrarem com Deus, Adão e Eva receberam a seguinte sentença:

  1. A morte seria uma realidade a partir daquele momento.
  2. Haveria dores tanto para o homem quanto para mulher (principalmente no parto).
  3. O suor seria constante na sobrevivência humana
  4. Eles seriam banidos da presença de Deus.


Promessa da Redenção Humana

É importante notar que em meio a terrível Queda do Ser Humano ali no Jardim do Éden e sua consequente condenação, o Senhor não os deixa órfãos, muito menos entrgues a própria sorte. Logo após o nascimento do pecado e a sua entrada no mundo afetando a tudo o que o Senhor criou como efeito, por exemplo o ecossistema, o ser humano em sí, os animais, a natureza e sua relação com o próprio Deus, logo tão prontamente os cobre com pele de um animal e ali faz-lhes uma promessa gloriosa que viria a se cumprir a muitos séculos depois. Em meio a dor e ao seu triste destino, eles são informados por Deus que à frente, haveria de vir um que resgataria a humanidade por intermédio de seu Supremo Sacrifício. Deus lhes promete que da semente da mulher, haveria de esmagar a cabeça da serpente. 

Jardim do Éden - Palco de 3 Grandes Eventos

No Jardim do Éden, acompanhamos o palco de três grandes eventos que envolvem toda a humanidade como um todo. O primeiro evento é a criação da terra e de tudo o que neles há em perfeita harmonia, juntamente com o nascimento do primeiro ser humano que é Adão, criado a partir do pó da terra, tendo o seu fôlego de vida surgido a partir das narinas do Criador, e a criação da mulher, a partir da costela de Adão pelo qual a tomou por sua companheira, Eva. O segundo evento foi o evento da Queda. Ali, de um ambiente muito próspero e com a fragrância da eternidade e exclusivamente da presença de Deus, com a presença do pecado agora entre eles, deu-se a um lugar inacessível ao homem e as suas benesses. 

O homem ao ouvir a voz do Senhor não sentia mais regozijo; com o engodo da serpente sobre o primeiro casal da Bíblia, habita-se agora um medo mui profundo da voz daquele que os criara. O pecado causou uma divisão sobremodo extensa entre Deus e o Criador, cuja condenação era mais do que correta á eles pela forma que desobedeceram ao Senhor. Contudo, entra-se em cena o terceiro evento, o mais importante da humanidade, o momento decisivo da qual a raça humana tanto carece em vida e no provir. 

Aonde tudo parecia perdido e tendo um final muito triste da história da humanidade, Deus faz a promessa ao primeiro casal e diz-lhes que deles, descenderia aquele que haveria de esmagar a cabeça da serpente. Em outras palavras, Ali está o início de uma história incrivelmente nova para todo o mundo. Esta promessa era a chave da continuidade da raça humanidade, a esperança em meio a escuridão, a luz do sol ao fim de uma tarde. Deus é aquele que preparou o palco. Os eventos aconteceram, mas Deus é aquele que é o Autor da Nossa História, e esta história continua no próximo Estudo Bíblico Temático.

Deus vos abençoe!



Referências:

ANDRADE, Claudionor de. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

BARBOSA, Maxwell. Andando como Ele Andou. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

BARROS, Emanuel. Lei & Graça. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

CHAVES, Gilmar Vieira. Temas Centrais da Fé Cristã. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2015.

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

GONÇALVES, Matheus. Conhecendo o Deus da Bíblia. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

HALLEY, Henry Hamptom. Manual Bíblico de Halley. São Paulo: Vida, 2000.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia - Livro por Livro. São Paulo: Vida, 2015.

PEREIRA, Leonardo. Gênesis - O Início de Todas as Coisas. São Paulo: Evangelho Avivado, 2016.

ROGÉRIO, Marcos; PEREIRA, Leonardo. No Mundo Tereis Aflições. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.

ROGÉRIO, Marcos; PEREIRA, Leonardo. Graça Abundante. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário