quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Recomendação de Leitura do Mês: História da Igreja Cristã - Jesse Lyman Hulburt




Por Leonardo Pereira



A História da Igreja é marcada por um poderoso legado de fé, esperança e amor, muito amor por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em toda a sua trajetória, a história foi contada por intermédio de lutas, suor, lágrimas, sangue e muitos martírios. Não fosse os grandes homens e mulheres de Deus, firmados na presença do Senhor Jesus, a Igreja não chegaria tão longe quanto se encontra. Existem muitos livros contando a história da igreja, mas com certeza, um dos livros mais impactantes sobre a igreja que já foram escritos, certamente é o livro História da Igreja Cristo, de Jesse Lyman Hulburt. Remetendo a história desde os seus primórdios até o período em que o autor encontrava-se ainda acompanhando a história eclesiástica, Hulburt magistralmente transforma o complexo em simples, o exaustivo em objetivo e o extenso em resumido de maneira clara e perfeita para os que amam e meditam na Palavra de Deus a na história da instituição cristã santa, pura e agradável.

Jesse Lyman Hurlbut (1843–1930) foi um clérigo americano da Igreja Episcopal Metodista . Ele nasceu na cidade de Nova York , formou-se na Universidade Wesleyan em 1864 e foi pastoreado em Newark, Montclair, Paterson, Plainfield , Hoboken, Morristown, Orange e Bloomfield, todos em Nova Jersey. Depois do ano de 1879, ele foi conectado à escola dominical e ao tratado trabalho de sua denominação. Ele foi secretário da Liga Epworth em 1889-1892 e por algum tempo esteve associado a JH Vincent na direção do Círculo Literário e Científico de Chautauqua. De 1909 até sua aposentadoria em 1914, ele foi superintendente distrital do distrito de Newark. Ele foi autor de mais de 30 obras relacionados á vida cristã e uma de suas queridas obras acerca da igreja de Cristo, a História da Igreja Cristã, é a recomendação de leitura do mês de Agosto no Blog Evangelho Avivado.

Com 312 páginas, a obra do reverendo Hulburt possui peculiaridades no que concerne ao estudo da igreja cristã. O autor não se propõe em estender os temas dos períodos eclesiásticos, mas se concentra no eventos mais importantes do período e os explica detalhadamente. Ele utiliza os capítulos para uma assimilação maior de entendimento sobre os eventos ocorridos desde a ascensão de Cristo, passando pelo período primitivo e os seus precedentes. Contudo, ainda que o autor não se propõe a estender os temas do período da igreja, não significa que o livro seja repleto de lacunas. Ele concentra nas partes principais de modo que o leitor não perca o foco entre um período e o próximo, o que é geralmente comum em livros extensos sobre a História da Igreja. O objetivo do reverendo Hulburt é que a sua obra não seja um exaustivo material de pesquisas, mas sim, um livro didático de cabeceira, para se ler com calma, podendo a mesma ser objeto de pesquisa ou apenas um livro de leitura metódica. Ambos os objetivos são muito bem representados pelo autor nesta obra.

A obra História da Igreja Cristã vem acompanhada também de um pequeno questionário em cada um de seus capítulos. Ao estudar cada parte do livro, o autor preparou uma pequena série de questões de maneira a preparar o leitor para a próxima etapa da História da Igreja. Hulburt anseia que os seus leitores tenham conhecimento sobre a Igreja e que tal conhecimento inspire muitos a passarem isto para a frente. O objetivo do reverendo é ainda mais além de uma pesquisa ou de uma leitura: é o conhecimento à disposição do povo de Deus de modo simples, prático e objetivo.

História da Igreja Cristã de Jesse Lyman Hulburt é um livro com múltiplas formas de utilização. Desde seminários, estudos acadêmicos até leituras metódicas, esta magnífica obra clássica atravessa gerações impactando vidas, transformando educadores cristãos em historiadores de excelência da Igreja. É uma obra curta, porém bastante prática e interativa. O autor almeja transmitir aos leitores tudo o que pesquisou sobre a Igreja do Senhor Jesus Cristo, de modo que jamais venhamos perder a essência de uma história tão bela e tão marcante e que todos nós fazemos parte. Mais do merecida, é a nossa recomendação de leitura para o Povo de Deus neste mês de agosto, aqui no Evangelho Avivado

Que Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário