quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Recomendação de Leitura do Mês - Política Segundo a Bíblia - Wayne Grudem

 



Por Leonardo Pereira


Profundamente no meio evangélico, é um pouco complexo ainda hoje para algumas pessoas, relacionar as temáticas política e a Bíblia Sagrada com a política. Ao longo dos anos, corajosos escritores evangélicos encontram forças, coragem e ousadia para lidar com este tema que encontra um certo tabu para se falar e estudar, seja em ambientes eclesiásticos, ou seja em seminários teológicos. No entanto, graças ao bom Deus, temos em nosso país excelentes obras que lidam com esta temática de maneira bíblica, jurídica, dinâmica em seu modo de leitura, seja aos mais conhecedores do assunto jurídico e teológico, seja também aos que iniciam em suas pesquisas na dinâmica que encontra-se entre a Política, Vida Cristã e a Bíblia. Por isso, elaboramos hoje para todos uma recomendação de uma obra excepcional, no que tange a vida política de acordo com o que encontramos corretamente na Bíblia Sagrada, e o livro recomendado de hoje é Política Segundo a Bíblia - Princípios que todo cristão deve conhecer, do escritor e teólogo Wayne Grudem.

O Livro

A obra de Wayne Grudem pela Editora Vida Nova tem como objetivo trazer uma reflexão ao leitor sobre a importância de todo cristão conhecer a política, bem como o seu direito de exercer a sua participação de maneira racional, bíblica, visando o bem da nação de acordo com a vontade do Senhor. O livro tem por objetivo as questões básicas do conceito político do que encontramos nas Escrituras Sagradas. A obra remete à forte ênfase de que todo cristão por estar envolvido em uma sociedade, principalmente por professar a fé genuína em Cristo Jesus, tem por objetivo participar de forma ativa na política da sua nação, de modo a escolher bons candidatos para conduzir a nação a um bem maior, visando a contribuição para a humanidade, e também para as próximas gerações que devem obter um futuro melhor que os nossos pais e nós mesmos, tivemos. A obra focaliza-se em pensarmos no futuro da nação, a participar da vida política de maneira bíblica, coerente e compreensiva.

O Autor

Wayne Grudem é um autor agregador de valores e também de conceitos cristãos, e mostra-se disposto a dialogar com o seu leitor tais valores e conceitos em sua obra a participação da vida cristã na sociedade. Os argumentos usados em seu livro são perguntas que comumente fazemos à nós mesmos ou as pessoas em nosso redor: As igrejas devem exercer alguma influência na política? Pastores devem pregar sobre temas políticos: Existe somente um posicionamento cristão em relação às questões políticas: A Bíblica traz algum ensinamento a respeito de como as pessoas devem votar? Grudem busca de maneira bíblia e didática responder a estas perguntas aos seus leitores. Longe de ser prepotente ou arrogante ao dialogar sobre política, o escritor busca levar os leitores à reflexão e por esta obra, alcança tal objetivo de maneira magistral, colocando os leitores à uma reflexão e os instigando que participem deste tema que também nos é pertinente.

Diferenciais desta Obra

Esta obra possui peculiaridades no que tange ao seu tema. O seu autor cumpre exatamente o papel do título e do subtítulo quando se trata em falar de política á luz das Escrituras Sagradas. O autor conforme dito anteriormente, parte da convicção de que Deus pretendia que a Bíblia oferecesse orientação para todas as áreas da vida, inclusive no tocante ao modo como os governos devem atuar. Esta obra de Grudem na língua portuguesa é uma edição parcial de 192 páginas que o autor publicou em inglês, pois muitos capítulos da sua obra original (que são de 600 páginas), tratavam de questões específicas do contexto norte-americano. Sendo assim, a Editora vida Nova resolveu fazer uma seleção de capítulos fundamentais para que os cristãos de língua portuguesa pudessem ter acesso a uma visão política segundo a Bíblia Sagrada.

O Convite à Leitura

O convite à leitura desta obra é para que você, querido leitor, possa ter acesso a uma visão ampla de como a Bíblia Sagrada nos concede também respostas a uma participação mais ativa dos cristãos. Assim como temos inúmeros preceitos bíblicos para o nosso viver cotidiano, familiar, trabalhista, eclesiástico, didático, interpessoal, etc; temos nas Escrituras Sagradas, diversos preceitos bíblicos para possuirmos uma visão política segundo à Bíblia Sagrada, o que faz-nos tornar eleitores melhores, seletivos melhores para escolhermos os nossos candidatos, e pensadores reflexivos de um país melhor, de uma nação melhor, com reflexos para o futuro das próximas gerações. Por isso, o convidamos à ler esta magnífica obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário