terça-feira, 3 de novembro de 2020

Recomendação de Leitura do Mês - Pregação Expositiva - Hernandes Dias Lopes

 


Por Leonardo Pereira



Um sermão expositivo não é somente pegar uma passagem da Bíblia e explicar o significado de cada versículo e de cada palavra importante que vamos encontrando no caminho. Quando isso acontece, o pregador deixa de ser um expoente da Palavra para se transformar em uma espécie de comentário bíblico ambulante. Também não é usar o púlpito para dar uma aula seca e pouco fértil de interpretação bíblica que deixa os ouvintes confusos e irritados, tentando discernir qual é a mensagem de Deus para eles. Pregar é proclamar uma mensagem que extraímos das Escrituras por meio de um trabalho árduo e que transmitimos pela pregação, buscando a glória de Deus em Cristo e o proveito espiritual de nossos ouvintes. Dito isto então, podemos elaborar uma pergunta muito importante que se prossegue em nossas mentes: o que é pregação expositiva? 

Dito de maneira simples e concisa, é o tipo de sermão que ajuda os ouvintes a entender o significado do texto bíblico e o que Deus quer que façamos à luz do que esse texto ensina. A pregação cristã é a atividade em que Deus mesmo, através de um porta-voz, traz a uma audiência uma mensagem de instrução e direção acerca de Cristo, tendo impacto em suas vidas, e que está baseada nas Escrituras Sagradas. Um sermão expositivo é aquele que expõe e aplica o verdadeiro significado do texto bíblico, levando em consideração seu contexto imediato, assim como o contexto mais amplo da história da redenção, que gira em torno da pessoa e da obra de Cristo, com o propósito de que o ouvinte ouça a voz de Deus através da exposição e de que seja transformado. É com este objetivo que o escritor e teólogo Hernandes Dias Lopes elaborou o seu livro Pregação Expositiva e a nossa sugestão de leitura do mês de novembro para você, querido (a) leitor (a).

Quem é o autor do livro? 

Hernandes Dias Lopes é casado com Udemilta Pimentel Lopes e pai de Thiago e Mariana. É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP e doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary de Jackson, Mississippi, Estados Unidos. Ele é Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, Espírito Santo, desde 1985. É conferencista, escritor com mais de 130 títulos publicados e direto executivo de Luz para o Caminho. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

O Livro

Hernandes Dias Lopes fez uma analise apaixonada sobre a pregação expositiva, que ao final do livro você desejará pregar somente por meio da exposição das Escrituras. O livro tem uma escrita leve, apaixonada e insistente sobre a exposição da Palavra de Deus. Como também é um livro que fala sobre o crescimento de igreja, durante todo o tempo em que fala sobre exposição da Escritura ele menciona o quão isso fará bem para a igreja e o quão a exposição da Escritura trará um crescimento e saúde à igreja. Como o proposito é falar sobre pregação expositiva e sua correlação com o crescimento da igreja, ele percorre toda a historia do povo de Deus trazendo exemplos de que a pregação expositiva foi usada nos momentos de avivamentos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo e na era da reforma e no período dos puritanos, ou seja ele faz um breve panorama histórico sobre pregação expositiva.

Hernandes Dias Lopes não fica apenas na parte teórica ou prática da pregação expositiva, ele alerta e traz orientações valiosas sobre a vida espiritual do pregador. Assim como o estudo constante da Escritura, da Teologia e do mundo ao redor (suas filosofias, entre outras coisas) é de vital importância o buscar a Deus, encher-se do Espírito Santo para uma vida cheia do poder de Deus na transmissão da mensagem bíblica. De nada valerá sua técnica se Aquele que abençoa os cristãos e convence os pecadores não estiver em você. O livro é necessário a todo cristão que almeja a vida pastoral, aos seminaristas e todos que desejam, ou já pregam, em suas igrejas. Em tempos em que se fala sobre crescimento de igreja através de métodos, falar sobre crescimento da igreja através da pregação expositiva causa estranheza, mas como você verá na leitura do livro, a pregação expositiva cheia da unção, por si só não causará o crescimento da igreja, mas sem ela a igreja não é saudável e o Reino de Cristo não é glorificado

O Objetivo do Autor

Hernandes Dias Lopes, baseado em Atos 6.4 e 2 Timóteo 4.2, mostra que a principal tarefa do pastor, presbítero, reverendo, bispo é o ministério da oração e da Palavra. Focando no ministério da Palavra, Lopes afirma que a pregação é essencial para o crescimento saudável da Igreja e que a pregação deve expor, explicar e aplicar o texto bíblico. Pregação expositiva traz um panorama histórico da pregação expositiva, seu propósito, seu estilo, seus resultados e as características de vida do pregador. Ainda apresenta como corrigir as distorções pós-modernas que levam a igreja ao crescimento explosivo, mas não saudável, redescobrindo a primazia da pregação expositiva. A Palavra de Deus deve ser pregada de forma fiel e integral. O remédio de Deus para a igreja contemporânea é a sua Palavra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário