segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Jesus Cristo pelos Evangelhos - Vida, Obra e Salvação para a Humanidade




Por Leonardo Pereira,



Nenhuma pessoa ou história foi tão contada através dos séculos como a vida e a obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele é a pessoa mais importante do mundo, em todos os aspectos de nossas vidas. Em qualquer momento de nossa trajetória de vida, iremos nos deparar com Ele, seja através de um testemunho pessoal, seja por intermédio de muitos pessoas que o citam com extrema frequência, ou principalmente, por meio das Escrituras Sagradas, pois é nela que nós encontramos um compêndio sublime e maravilhoso sobre a vida e a obra do Rabino da Galiléia, o Rei dos Judeus, o Senhor dos Senhores. Em cada um dos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), encontraremos um mesmo Cristo através de quatro perspectivas diferentes, o que é maravilhoso pois os autores inspirados pelo Espírito Santo registraram como é o Mestre da Glória à nós, não como uma autobiografia ou mesmo como reflexão de uma vida apenas voltada para o período terreno em que vivemos. Durante o decorrer da história humana, vários líderes religiosos tiveram seus feitos registrados por seguidores e admiradores de seu trabalho que se prosseguem até o dia de hoje, é verdade. No entanto, não é este o caso dos Evangelhos. Todas as quatro obras apresentam Jesus Cristo como Ele o é (Hb 13.8). Seus relatos são verídicos, seu ministério se decorre em nossos dias, com poder, glória e majestade. O que lemos através de seus autores que deram suas vidas em prol de Jesus Cristo, nós testificamos que é verdadeiro, e isto, nenhum líder religioso ou mesmo seus seguidores de diversas seitas, grupos ou religiões podem se comparar ou mesmo tentar apagar a história da Igreja fundada pelo próprio Unigênito do Pai. Este é o Cristo que nós conhecemos, o Cristo dos Evangelhos!

O Cristo dos Evangelhos

Os evangelhos foram escritos em determinados momentos do avanço da Igreja com o intuito de registrar a mensagem de Cristo Jesus e a sua obra salvífica na Cruz do Calvário à todos que o amam e o buscam conhecê-lo e prosseguir em conhecê-lo. Cada um dos evangelistas escreveram os evangelhos com uma linguagem diferente, com uma perspectiva diferente, com objetivos diferentes. Cremos firmemente serem estas quatro obras inspiradas pelo Espírito (2 Pe 1.21), pois suas mensagens, ainda que fossem escritas por pessoas diferentes, se complementam de modo à encontramos em cada uma delas, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo como sendo Verdadeiro Homem, Verdadeiro Deus, prometido por Deus no Éden, prenunciado pelos profetas do Antigo Testamento, confirmado por João Batista em sua mensagem no deserto, autenticado pela Trindade no Jordão, ratificado por suas palavras e obras, e sendo fiel até o fim em prol do Pai Celeste ao nos salvar do pecado e da condenação eterna (Jo 3.16,17). O Cristo dos Evangelhos é o Supremo Autor da Vida, a Videira Verdadeira, a Luz do Mundo, o Caminho, a Verdade, o Início, Meio e Fim de Todas as Coisas. Mateus o apresenta como o Rei dos Judeus. Marcos o apresenta como o Servo Sofredor. Lucas o apresenta como o Filho do Homem e João o apresenta como o Filho de Deus. Todos os quatro evangelhos se condensam em um única obra perfeita, exclusiva e completa, para dizer à toda humanidade a mensagem de Jesus Cristo: se arrepender de nossos pecados pois é chegado o Reino de Deus.

Devemos Meditar nos Evangelhos

Nos Evangelhos, possuímos ali uma clareza muito maior acerca da pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Encontramos ali nos evangelhos a sua genealogia, a sua infância, o seu ministério, o discipulado ao povo que se ajuntavam próximo a Ele, a sua reunião com seus discípulos, seus ensinamentos e a sua obra vicária. As quatro obras se complementam em um verdadeiro e profundo compilado ministerial de Cristo Jesus. Porém, é importante ser citado aqui também que nem todas as obras de Jesus Cristo encontram-se nos evangelhos. Conforme dito anteriormente, as quatro obras dos evangelistas foram escritas por pessoas diferentes, em localidades diferentes, com perspectivas diferentes, o que nos garantem uma visão muito maior e mais ampla acerca do ministério de Jesus. O apóstolo João ao finalizar a sua obra reitera os seus objetivos ao escrevê-la e quanto mais o Senhor fizeram durante o seu ministério terreno: "Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém" (Jo 21.24,25).

Oração e Sabedoria na Meditação dos Evangelhos

Ao ler os Evangelhos, rogue ao Senhor que lhe conceda graça e sabedoria para meditar em cada capítulo, cada versículo. Leia-o não somente exegeticamente, mas devocionalmente também. Desfrute da companhia de Cristo ao meditar nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Busque ao Senhor em oração para que lhe sejam abertas as janelas dos Evangelhos, que lhe seja revelado (a) à você, o Cristo da Glória, que morreu, mas ressuscitou e que reina pelos Séculos dos Séculos. Este é verdadeiramente o Cristo dos Evangelhos. O Cristo dos Evangelhos é o Cristo que se apresenta como Rei dos Judeus, descendente de Abraão, de Davi. O Cristo dos Evangelhos é o Cristo que se apresenta como Servo Sofredor diante dos homens e de Deus, que está presente e vivenciando a situação moral e espiritual do seu povo pessoalmente em nossos dias.  O Cristo dos Evangelhos é o Cristo que se apresenta como Filho do Homem, Verdadeiro Homem, Verdadeiro Deus, que sente assim como nós as limitações humanas, mas que sempre busca cumprir a vontade do Pai. O Cristo dos Evangelhos é o Cristo que verdadeiramente é o Filho de Deus, pois "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (Jo 1.2-4).


Referências:

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

CAMPOS, Ygor. Panorama Bíblico Volume 5 - Evangelhos e Atos. São Paulo: Evangelho Avivado, 2017.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio - Séc. XXI. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

GONÇALVES, Matheus. O Evangelho do Médico Amado. São Paulo: Evangelho Avivado, 2019.

MOTYER, Alec. O Antigo Testamento - Entenda sua Mensagem. São Paulo: Shedd Publicações, 2010.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia - Livro por Livro. São Paulo: Editora Vida - 2ª Edição, 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário