sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Epístola de Tiago - O Livro de Provérbios do Novo Testamento

 




Por Leonardo Pereira,



Durante o mês de Janeiro de 2021, estudaremos uma temática que nós é muito oportuna em nosso tempo, que é a Epístola de Tiago, com os estudos comentados pelo pastor e teólogo Mickael Ferreira, pastor titular da MEVAM-São Gonçalo (RJ). Esta carta contém mensagens atualíssimas para o Corpo de Cristo, principalmente aos mais jovens na fé cristã (novos-convertidos). Tratar sobre esta epístola indica-nos aplicar a vida cristã em sua praticidade máxima. Tiago é um epístola que nos exorta à sairmos do campo da teoria e adentrarmos em uma vida com o nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus, vivendo e cumprindo as suas palavras, como constam nos evangelhos. A mensagem da Epístola de Tiago é bem simples e direta, fiel e exortativa, pastoral e discipuladora. Nenhuma epístola do Novo Testamento entre as 27 cartas é tão prática em sua essência e peculiaridade como esta epístola escrita pelo meio-irmão do Senhor Jesus Cristo, a Epístola de Tiago. Sua meditação nos é importante principalmente pelo período pela qual a Igreja Evangélica Brasileira está passando e enfrentando com coragem os seus desafios e os seus problemas. Tal epístola serve-nos de base para um estudo no qual devemos aplicar cotidianamente enquanto servos de Cristo aqui na terra.

Uma Epístola Prática

Dentre todas as 27 epístolas e cartas do Novo Testamento, a Epístola de Tiago contém uma mensagem bastante clara e específica em todo o seu conteúdo: a vida cristã é acompanhada pela prática que a prossegue, demonstrando a fé em Cristo pelas obras por sermos salvos e fiéis ao Senhor. Tiago durante a sua obra literária chama a atenção dos leitores para algumas questões no que tange a vida cristã como o perigo da tentação, a verdadeira fé no Senhor, a promessa da vida eterna, o tema sobre fé e obras em sua perspectiva, o verdadeiro ensino e o verdadeiro mestre, o cuidado quanto á soberba, a vigilância na caminhada cristã, a oração e os seus efeitos, louvores na alegria, e o perdão pelos pecados. Muitos destes temas são tratados por Tiago como prática e não somente como teoria. É fácil percebermos Tiago em sua mensagem com experiência de vida e de conduta, devido ao fato de que o meio-irmão de Jesus Cristo não se prende nos assuntos para desenvolvê-los. O autor da epístola expõe as questões da vida cristã como alvo de praticidade cotidiana. Isto demonstra que o autor tem um forte tom pastoral e a preocupação no que se refere a vida cristã de seus leitores e de seus conhecidos da época. Ao lermos, estamos diante de um autor que anseia que todos vivam as suas vidas em Cristo Jesus em seu nível máximo de experiência e de prática.

Por que esta epístola é tão importante hoje para a Igreja Brasileira?

Tiago trata em sua obra, uma mensagem de uma forma pessoal e direta, deixando claro à todos que leem a sua epístola que a vida cristã não é somente teoria, palavras, letras, versos, poemas e prosas. O autor trabalha a sua carta com o intuito de que todos que a leem conheçam de fato a vida cristã e que a vivam plenamente. A Epístola de Tiago é uma quebra de paradigmas na Igreja Evangélica Brasileira. Em um período da igreja nacional que entra em campo didática e teológico de modo teórico, até mesmo filosófico, tal mensagem desta epístola nos convida á vivermos um cristianismo real, um cristianismo puro e simples, um cristianismo em que nós somos baseados pelas palavras de Cristo Jesus, ratificada pelos seus apóstolos e profetas (Ef 2.20). Mais do que nunca em nossa nação, vivemos um verdadeiro apogeu teológico. Grandes academias, instituições, cursos que nos fazem crescer em conhecimento mas que não nos prepara para vivermos um verdadeiro evangelho, um cristianismo com a mensagem de Cristo em nossas mentes e em nossos corações. Fato este verídico quando o meio-irmão do Senhor mostra-nos sobre a verdadeira religião, algo tão debatido em nosso tempo, mas que Tiago encerrou esta questão à mais de 2.000 atrás em sua epístola: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo" (Tg 1.27). Praticidade cristã acima da teoria: esta é a mensagem de Tiago.

A Aplicação Prática da Epístola de Tiago

Vemos na Epístola de Tiago um desafio aos seguidores fiéis de Jesus Cristo para não apenas "falar a fala", mas "andar a fala". Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a Palavra, Tiago nos exorta a não parar por aí. Muitos cristãos acharão que esta epístola seja bem desafiante porque Tiago apresenta 60 obrigações em apenas 108 versículos. Ele se concentra nas verdades das palavras de Jesus no Sermão da Montanha e motiva-nos a agir de acordo com o que Ele ensinou. A epístola também descarta a ideia de que alguém pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado, não exibindo nenhum fruto da justiça. Tal "fé", declara Tiago, é compartilhada pelos demônios que "creem e tremem" (Tg 2.19). Entretanto, tal "fé" não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Ef 2.10). As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.

Conclusão

Longe de generalizarmos os cursos teológicos, as academias evangélicas e as instituições de estudos bíblicos pelo Brasil afora, é necessário colocarmos tudo o que aprendemos nelas em prática, saindo do campo da teoria, vivendo e cumprindo o que Cristo Jesus nos ensinou em suas palavras. Ao meditarmos nesta epístola, a segunda das Epístolas Gerais, temos nela um preciosa oportunidade de conhecermos mais sim, o verdadeiro cristianismo, o verdadeiro evangelho. O grande perigo e receio aos que somente pregam e ensinam a teoria mas não a praticam, nem mesmo incentivam os estudantes das Escrituras Sagradas à prática da genuína fé cristã, é levá-los a um caminho tortuoso e diluído do autêntico evangelho, fazendo muitos caírem no liberalismo bíblico e teológico, indo em direção á passo largos ao ateísmo. Oremos para que o Senhor leve à nação brasileira à um verdadeiro cristianismo, um cristianismo prático e autêntico, conforme Tiago nos ensina em sua epístola.



Referências:

ANDRADE, Claudionor de. As Novas Fronteiras da Ética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Corrida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.

CAMPOS, Ygor; PEREIRA, Leonardo; SILVA, Oliveira. Comentário Bíblico Evangelho Avivado Volume 2 - Novo Testamento. São Paulo, 2020.

COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Fé e Obras. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

LEWIS, C.S. Cristianismo Puro e Simples. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017.

LOPES, Hernandes Dias. Tiago - Comentários Expositivos Hagnos. São Paulo: Hagnos, 2006.

MOO, Douglas J. Tiago, introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006.

ROGÉRIO, Marcos. Credo & Conduta. São Paulo: Evangelho Avivado, 2020.

SHEDD, Russel; BEZERRA, Edmilson. Uma Exposição de Tiago. São Paulo: Vida Nova, 2010.

SILVA, Oliveira. A Missão dos Discípulos de Cristo. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário